TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte Na Educação

Artigos Científicos: Arte Na Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2013  •  1.473 Palavras (6 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 6

Tipos de arte que podem ser trabalhados no ensino fundamental

O Ensino Fundamental configura-se como um momento escolar especial na vida dos alunos, porque é nesse momento de seu desenvolvimento que eles tendem a se aproximar mais das questões do universo do adulto e tentam compreende-las dentro de suas possibilidades. Ficam curiosos sobre temas como a dinâmica das relações sociais, as relações de trabalho, como e por quem as coisas são produzidas

Os conteúdos de Arte estão descritos separadamente para garantir presença e profundidade das formas artísticas nos projetos educacionais.

A critério das escolas e respectivos professores, é preciso variar as formas artísticas propostas ao longo da escolaridade, quando serão trabalhadas Artes Visuais, Dança, Música ou Teatro.

2.1 - ARTES VISUAIS

As formas das artes visuais são: pintura, escultura, desenho, gravuras, arquitetura, artefato, desenho industrial.

Com o avanço da tecnologia e as transformações atingimos: fotografia, artes gráficas, cinema, televisão, vídeo, computação.

Essas visualidades são utilizadas particularmente, com várias possibilidades de combinações entre imagens, por meio das quais o aluno se expressa, se comunica entre si de diversas maneiras. Cria um universo de exposição, assimila, conhece e atualiza seus trabalhos conforme a necessidade de seus projetos e a sua capacidade de realização, passa a perceber e distinguir sentimentos, sensações.

Por isso, o estudo de artes deve fazer parte dos projetos educacionais, pois favorece a compreensão do aluno e desenvolve suas sensibilidades e afetividades.

Também é necessário considerar as técnicas, procedimentos, informações históricas, as relações culturais e sociais, tudo o que envolve as experiências que darão suportes às representações (conceitos ou teorias) sobre a arte.

A escola deve colaborar para que os alunos passem por essas experiências de aprender, criar, fazer relação entre os elementos como: ponto, linha, plano, cor, luz, movimentos e rítmo, relacionado os materiais às técnicas e às formas visuais dos diversos momentos da história, inclusive os contemporâneos.

As representações transformam-se conforme o desenvolvimento e a dimensão da aprendizagem.

Prática dos alunos nas artes visuais:

- expressão e comunicação (vídeo, fotografia, histórias em quadrinhos etc).

- criação e construção de formas plásticas em diversos espaços.

- observação e análise nos trabalhos dos colegas.

- materiais e técnicas (pincéis, lápis, giz de cera, papéis, tintas, argila).

- outros meios à (máquina fotográfica, vídeos, aparelho de computação).

- objeto de apreciação (identificação dos significados expressivos e comunicativos.

- reconhecimento e experimentação de leitura, apresentações nas diferentes culturas e em diversos meios de comunicação da imagem.

- reconhecer e valorizar os sistemas para documentação, preservar e divulgar os bens culturais.

<!--[if !supportLists]-->- <!--[endif]-->utilizar as fontes de informações (museu, galerias, oficinas).

“Não tem havido até aqui nenhuma arte. Arte é apenas ato de começas.” (Brancusi, 1927)

Artes visuais são meios de atração dos quais os alunos observam, analisam, criam, expressam e se comunicam com a natureza, com diferentes tipos de imagens, compreende o próprio corpo, os sentimentos afetivos e espirituais, estabelece uma integração harmônica entre o saber e o agir, entre o sentir e o pensar, distingue idéias e qualidades, usa da imaginação para construir o seu mundo.

Através das artes visuais os alunos desenvolvem sua percepção, suas emoções e sua conscientização social.

2.2 - DANÇA

A arte da dança faz parte das culturas humanas e sempre integrou o trabalho, as religiões e as atividades de lazer.

A estrutura e o funcionamento do corpo e os elementos que compõem o seu movimento pretendem demonstrar segurança ao movimentar-se, empenham-se na pesquisa do uso do corpo no espaço, nas variantes de peso e velocidade e se articulam com esses conhecimentos. A dança não é linguagem: ela não comunica significados, mas exprime sentidos.

Interessar-se pela dança como atividade coletiva e empenham-se na criação em grupo de forma solidária, é ser capaz de improvisar e criar seqüência de movimentos em grupo, interagir com os colegas, respeitando as qualidades individuais de movimento, cooperando com aqueles que têm dificuldade, aceitando as diferenças, valorizando o trabalho em grupo e empenhando-se na obtenção de resultados de movimentação harmônica, dentro dos parâmetros estabelecidos pelo professor.

Compreendendo e apreciando as diversas danças como manifestações culturais, o aluno será capaz de observar e avaliar as diversas danças presentes tanto na sua região como em outras culturas, em diferentes épocas.

“A cabeça é uma parte importante do corpo humano, mas só se está em relação orgânica como coração, com o sentimento. Sem esta relação, a cabeça é a fonte de todos os perigos e de todas as corrupções, em todos os terrenos e, portanto, também no da arte.” (Kandinsky)

Sendo assim, são vários os profissionais da dança.

A dança é sempre a criação de uma forma dinâmica (o corpo descreve formas no espaço), as formas de desenvolvem no tempo. Professores de dança permitem ao aluno uma maior sensibilidade para com o mundo em volta de cada um.

2.3 - MÚSICA

Música vem do grego “mousiké” e significa a arte de combinar sons de maneira agradável ao ouvido. A música está presente na vida do homem desde seu aparecimento sobre a face da terra. Sempre esteve associada às tradições e às culturas de cada época.

O ensino da música na formação básica recupera lentamente seu espaço graças à articulação de pedagogos e do desenvolvimento de projetos interdisciplinares.

A LDB 9.394/96, os PCNS e Referenciais Curriculares posteriores a ela instituíram o Ensino das artes e desenvolveram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com