TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte Pre Colombiana

Casos: Arte Pre Colombiana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  1.480 Palavras (6 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 6

POVOS PRÉ-COLOMBIANOS

Muitas civilizações pré-colombianas estabeleceram características e marcas que incluíam assentamentos permanentes ou urbanos, agricultura, e arquitetura cívica e monumental e complexas hierarquias sociais. Algumas dessas civilizações já tinham desaparecido antes da primeira chegada permanente dos europeus (c. final do século XV - início do século XVI), e são conhecidas apenas através de pesquisas arqueológicas. Outras foram contemporâneas com este período e também são conhecidos através de relatos históricos da época. Algumas, como os maias, tinham seus próprios registros escritos. No entanto, a maioria dos europeus da época viam esses textos como heréticos e muitos foram destruídos em piras cristãs. Apenas alguns documentos secretos continuam intactos, deixando os historiadores modernos, com lampejos dessas culturas e conhecimentos antigos.

O termo pré-colombiano é frequentemente utilizado especialmente no contexto das grandes civilizações indígenas das Américas, como as da Meso-América (os olmecas, os toltecas, os Teotihuacanos, os Zapotecas, os Mixtecas, os Astecas e os Maias) e dos Andes (os Incas, Moches, Chibchas, Cañaris).

De acordo com contas e documentos dos indígenas americanos e dos europeus, as civilizações americanas no momento da colonização europeia possuíam muitas realizações impressionantes. Por exemplo, os astecas construíram uma das cidades mais impressionantes do mundo, Tenochtitlán, onde hoje está localizada a Cidade do México, com uma população estimada em 200 000 habitantes. Civilizações americanas também exibiam realizações impressionantes em astronomia e matemática.

Onde esses povos persistiram, as sociedades e culturas que são descendentes dessas civilizações agora podem ser substancialmente diferentes na forma original. No entanto, muitos desses povos e seus descendentes ainda mantêm várias tradições e práticas que dizem respeito aos tempos antigos, mesmo que combinados com culturas que foram mais recentemente adotadas.

Com intuito de redução de assunto, objetivando melhorar as pesquisas, há de se relatar sobre os povos mais importantes já estudados: Astecas, Incas e Maias.

Os Maias

As origens dos célebres maias remontam ao redor do ano 1200 a.C. Esta cultura desenvolveu em três períodos distintos: o pré-clássico, o clássico e o pós-clássico (cada um correspondente a diferentes lugares do México e da América Central). Porém seria a partir do ano 250 d.C. que se inicia um período de progresso que vai até o ano 900 d.C., conhecido como período clássico.

Considerada como uma das civilizações mais avançadas do México pré-colombiano, os maias foram grandes artistas e intelectuais que dominaram um complexo sistema matemático, além de serem capazes de realizar difíceis cálculos astronômicos. A sua estrutura social era muito fechada e articulava-se em autonomias, governadas por sacerdotes. Mantiveram estreitas relações com Teotihuacán e Monte Albán, comercializando produtos como o sal, já que naqueles tempos Yucatán era o primeiro produtor deste mineral. Pelo ano 1400 d.C. a cultura Maia tinha já sido disseminada e, quase desaparecida, deixava um incrível número de centros cerimoniais e cidades antigas. Os maias cultuavam os deuses: ITZAMNA, deus dos céus, do dia e da noite; IXCHEL, esposa do primeiro, deusa do parto, gravidez e fertilidade; TOHIL, o deus do fogo e do sacrifício. CHAC, deus da chuva; PAUAHTUN, deus dos céus e sustentador do firmamento; KINICH-AHAU, um dos deuses do Sol, assumia formas diferentes; AH PUCH, deus da morte; VUCUB CAQUIX, um dos deuses-demônio de Xibalba; HUN HUNAHPU, deus humano; HUN BATZ E HUN CHOUEN Eram humanos e se tornaram deuses associados a atividades artísticas; HUNAHPU E XBALANQUE, Os heróis gêmeos têm origem humana e se tornaram deuses depois.

Logo depois dos Maias vieram os Astecas e depois os Incas.

Astecas

Conta a lenda que Huitzilopochtli, o deus da guerra, guiou os nahuais (que procediam de Aztlán, daí o nome dos astecas) até o local em que deveriam instalar-se. O marco do lugar era uma águia sobre um cacto devorando uma cobra. Foi no lago de Hungrh (atual Cidade do México) onde se encontraram com o sinal da multidão, pelo que fundaram a cidade com o nome de Tenochtitlán.

Somente após um século, graças a estratégicas alianças com outros grupos, impuseram-se acima do resto dos grupos indígenas, inaugurando o Império Asteca, que permaneceria até à chegada dos espanhóis (1519). Os astecas impuseram um sistema, onde as forças sociais tinham certa participação, utilizaram uma complexa estrutura impositiva e de vigilância, desenvolveram um sistema educativo exemplar e, segundo as testemunhas, não conheceram a corrupção. Foram além disso, excelentes construtores, seguindo as tendências de culturas anteriores (olmecas, toltecas, maias). Porém, o que mais surpreende desta cultura é a sua particular cosmo visão da existência, articulada em uma profunda filosofia, que tinha sua base na própria imagem do mundo que construíram.

Os Astecas ou Aztecas foram um povo que habitou o centro-sul do México atual. Provinham de Aztlan. Sua mitologia era rica em deuses e criaturas sobrenaturais. Assim como os romanos, os astecas incorporavam à sua religião divindades dos povos que conquistavam. O povo asteca era politeísta, isto é, acreditavam em mais de um deus, e algumas divindades eram elementos naturais com a água, a terra, o fogo, o vento e a lua. As divindades também eram atribuídas a coisas que lhes causavam medo. Os astecas acreditavam que, antes do presente, existiam outros mundos formados por quatro sóis, cada um com um tipo.

AS PIRÂMIDES ASTECAS

As pirâmides astecas estão localizadas em Teotihuacán, localizada a uns 50 quilômetros ao nordeste da Cidade do México, e é um dos sítios arqueológicos de pirâmides mais importantes no México. Teotihuacán ainda é um mistério para antropólogos e arqueólogos. Essa antiga metrópole foi abandonada por seus construtores mais de 500 anos antes do surgimento da cultura asteca. O nome Teotihuacán, da língua náuatle, significa “cidade dos deuses” ou “onde os homens se tornaram deuses”. Considera-se que os astecas tenham dado o nome à cidade quando eles a visitaram. Como as do Egito, as pirâmides mexicanas são centenárias e estão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com