TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte gótica

Trabalho Escolar: Arte gótica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 4

1. Arte Gótica

A arte gótica desenvolve-se na Idade Média, dos séculos XII ao XIV. A princípio era conhecida sob o nome de opus francigenum – “obra francesa” - devido à sua principal origem. A arte gótica ficou conhecida também como a “Arte das Catedrais”.

Há controvérsias quanto à denominação “gótica”: alguns autores ligam tal denominação com os Godos, os bárbaros mais conhecidos na Idade Média, também conhecidos pela habilidade como arquitetos. Porém, outros autores crêem que os humanistas do Renascimento tenham adotado o termo “gótico” como sinônimo de bárbaro, no sentido de origem da região de além-Alpes, por oposição a românico.

A arte gótica surgiu num contexto histórico muito importante: final do sistema feudal e início da criação das cidades, ascensão de novas categorias sociais dedicadas ao artesanato e ao comércio, consolidação do absolutismo (como na França e na Inglaterra) e forte influência do clero na vida social e política . É possível dizer que a arte gótica nasceu com as cidades, produto de uma sociedade dinâmica, em evolução. Os habitantes da cidade tiveram grande participação nas construções góticas e eram incentivados por dois motivos: religioso e orgulho cívico, pois a rivalidade entre as cidades era intensa, elas disputavam entre si.

Da França (mais especificamente da Île-de-France, região a Norte de Paris), o estilo gótico espalhou-se por toda Europa. Na Inglaterra, a primeira construção gótica foi a Catedral de Cantuária de 1174, logo depois seguiram outras obras como a Catedral de Lincoln e a abadia de Westminster. O gótico alemão abrange todo o território lingüístico das populações germânicas além de estender sua influência à Europa oriental e à Escandinávia, alguns exemplos são: a Catedral de Colonia (Alemanha) e a Catedral de Santo Estevão (Viena- Áustria). Na Espanha e na Itália o gótico é menos puro, surge “latinizado”, perdendo as suas características mais puras.

Acreditava-se chegar a Deus não apenas pela fé, mas também pela razão, por um esforço do pensamento. Tal conceito pode ser aplicado na arquitetura e explica a grandiosidade das construções complexas e requintadas, ricas em pormenores.

1. 1. Arquitetura - Catedrais:

As principais características da arquitetura gótica são:

• Verticalismo:

O verticalismo das edificações góticas enfatiza as transformações dos ideais estéticos, do gosto e do pensamento filosófico da época traduzidos no plano arquitetônico. Os mestres góticos desenvolveram técnicas, com o conhecimento das leis mecânicas e da resistência dos materiais, que permitiam cada vez mais a verticalização das construções (as flechas da Catedral de Estrasburgo chegam a 142 metros). Tais construções foram possíveis devido à utilização de abóbadas sustentadas por cruzarias ogivais e do arco quebrado em vez do arco de volta perfeita, além do emprego do arcobotante e dos contrafortes.

• Arco de Ogiva:

Também conhecido como “arco quebrado”, é formado por dois arcos de círculo que se cortam em ângulo agudo. É o principal elemento da arquitetura gótica.

• Abóbada de arcos cruzados:

A abóbada de arcos cruzados é constituída pelo cruzamento de duas abóbadas de berço. As estruturas que suportam o peso da abóbada e que se intersectam em forma de X, tomam o nome de arestas e convergem no ponto mais alto da abóbada, chamado chave da abóbada.

É um sistema racional e dinâmico de distribuição e equilíbrio de forças.

• Contrafortes e os Arcobotantes:

Os arcobotantes (arcos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com