TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte gótica

Trabalho Universitário: Arte gótica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/1/2014  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 3

A arte gótica

A arte gótica foi muito importante na Idade Média, tendo iniciado na França e rapidamente se espalhado pela Europa, entre os seculos XVII e XV. Esta arte também ficou conhecida como Arte das Catedrais, já que o estilo gótico foi visto pela primeira vez na construção da catedral de Saint- Denis.

Inicialmente a arte gótica foi bastante influenciada pelo teocentrismo, mas foi sofrendo mudanças de acordo com o que aconteceu na sociedade, como por exemplo, o movimento renascentista, que tirou o homem do segundo plano e trouxe para o primeiro.

''Gótico'' é uma derivação da palavra ''godos'', e foi utilizado para denominar essa arte já que consideravam a idade média como a idade das trevas, dos bárbaros. O sentido não permaneceu o mesmo, perdendo o carácter depreciativo que tinha no passado.

Logo no início desse período os homens viam Deus como centro de tudo e quase toda a produção no campo artístico era religiosa, representando cenas bíblicas e anjos.

As mudanças da época foram refletidas na arte. As igrejas ficaram mais altas, os arcos foram mais utilizados e a verticalidade foi mais valorizada e a ter vitrais colorido, outra inovação na arquitetura foi o uso de pilares e fachada com três portais. O uso de uma rosa sobre o portal central se tornou o grande simbolo da arte gótica.

Com as mudanças ideológicas, a nova visão do homem em relação a sua posição no universo e o surgimento do sentimento individualista, é fácil observar carateristas realistas na arte gótica.

Na pintura, a arte gótica se caracterizava por telas que buscavam o realismo, retratando pessoas, normalmente com temas religiosos. Os personagens costumavam ter corpo volto volumoso e olhar voltado para cima, para o celestial.

Os principais artistas da pintura gótica são Giotto e Jan Van Eyck. Giotto tem como característica forte a identificação de santos com a aparência de seres humanos, esses santos com ar de homens ocupam posições de destaque em suas pinturas, ou seja, ele trazia uma visão humanista. Jan Van buscava mostrar em suas pinturas a vida urbana e cotidiana da sua época, tendo cuidado especial com a paisagem, a perspectiva e os detalhes.

Principais artistas do renascimento

O Renascimento mudou a forma de produzir arte. Antes dele, a religião era o centro de tudo, nela se baseavam os quadros, as esculturas e etc, ou seja, predominava o etnocentrismo, já com o renascimento o homem ganhou outro lugar no mundo, com mais destaque, sendo mais responsabilizado pelos seus atos, se tornando ''dono do seu próprio nariz''. As obras renascentistas retratavam o mundo em que viviam e não o espiritual, abordava temas racionais, como a harmonia e o equilíbrio, temas da natureza. Alguns artistas tiveram mais destaques do que outros, como Leonardo da Vinci e Michelangelo Buonarroti.

Leonardo da Vinci era pintor e escultor, mas também estudou música, arquitetura, engenharia e era filosofo. As obras dele se baseavam em fatos e conhecimentos científicos, das observações que ele fazia da natureza.

Michelangelo se diferenciava da maioria dos pintores renascentista, já que ele se pautava em temas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com