TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artes E Recreação

Artigo: Artes E Recreação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2013  •  3.809 Palavras (16 Páginas)  •  1.133 Visualizações

Página 1 de 16

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO.

Tutora EAD: Erivelto Santiago Souza

Tutora Presencial: Gabriela Frangiosi

NOME R.A

Edite Batista dos Santos Silva 6153267517

Francisca Ruiz dos Santos 2065120661

Safira Pereira da Silva Caetano 4187263186

POLO OSASCO

18/09/2012

MEMÓRIAS ESCOLARES RELACIONADAS

AS PRÁTICAS ARTISTICAS

Meu nome é Edite, sou professora e aos meus 36 anos de idade, guardo e vivo na lembrança o aconchego de meu lar...

A Arte contribuiu muito no meu processo de aprendizagem, ao fazer o resgate de memórias, que as brincadeiras de faz-de-conta, regras e jogos de construções fizeram parte de minha infância sinto novamente o prazer de criar.

Meus pais não tiveram condições de pagar pré-escola, iniciei a antiga 1ª série com sete anos, meus desenhos eram riscados com gravetos em areia, ou no quintal de chão de cimento com carvão, quando obtive coordenação motora passava para o papel utilizando lápis de cor, canetinhas, giz de cera e pintura a guache.

Minha mãe desenhava casa de campo, com flores, árvores, chaminés e tanque na lateral da casa. Ao decorrer dos anos, fui memorizando e passei a desenhar uma casa de campo. Vivia sonhando com a tal casa que desenhava e hoje ela faz parte de minha vida. Estou realizada tenho uma família maravilhosa, leciono á 16 anos no magistério. Conquistamos uma casa de campo como e meus desenhos e sonhos.

Com meus alunos procuro registrar todos os momentos e proporcionando liberdade com a Arte, elaboro planos de aula com pintura a guache, dobraduras, pintura livre, apresentação e dramatização de teatro etc..

O faz-de-conta vai além da imaginação de cada um.

MEMÓRIAS ESCOLARES RELACIONADAS

AS PRÁTICAS ARTISTICAS

FRANCISCA RUIZ DOS SANTOS

A arte é de suma importância na vida escolar, há quem não pense da mesma forma, mas no meu caso ela ajudou muito pra que eu desenvolvesse o gosto pelo artesanato.

Tive professoras muito dedicadas, fazíamos diversos tipos de trabalhos artísticos, lembro-me de alguns como pintar gesso com técnica de envelhecimento, fazer quadros com giz pastel, trabalhar artes apenas com cores primárias e secundárias, entre outros. Ao contrário do que algumas pessoas pensam a Educação Artística não é só pintar desenhos na verdade ela é uma forma de desenvolver a criatividade.

Através da arte consegui desenvolver a minha veia artística, hoje me dedico ao artesanato não com fim lucrativo apenas como terapia ocupacional.

MEMÓRIAS ESCOLARES RELACIONADAS

AS PRÁTICAS ARTISTICAS

SAFIRA PEREIRA DA SILVA CAETANO

Apesar do contato com a Arte desde cedo, na infância, ao manusear barro, areia, tecido e outros materiais formando bonecos, miniaturas de móveis e outros objetos, confeccionando roupinhas e sapatinhos para as bonecas, fazendo bolinhos e construindo castelos, foi na escola que tive a oportunidade de ampliar o maravilhoso mundo da Arte.

A infinidade de materiais como diversos tipos de papéis, lápis, lápis de cor, canetinhas, tinta, pincel, tesoura, cola, massinhas de modelar entre muitos outros me permitiram criar uma porção de coisas como:

- desenho livre de uma casinha com janela aberta para o quintal e chaminé, no topo de uma montanha, com árvores ao redor e um caminho que levava para um lago cheio de patinhos e peixinhos;

- um sol brilhante e sorridente no céu, com nuvens branquinhas como algodão e gaivotas voando livremente;

REFLEXAÇÃO SOBRE OS RELATOS DE VIVÊNCIAS DO GRUPO

SEMELHANÇAS E DIFERENÇA

Ao analisarmos, os relatos de cada integrante percebemos que para imaginar o cenário da brincadeira, a criança precisa se reportar as experiências vividas (lembrando-se dos elementos que caracteriza a escola, por exemplo, ou a casa), para assumirmos o papel da mãe, pai, professora ou bombeiro, tivemos que criar as características principais que para nós destacaram na atitude de cada personagem que assumimos.

Atualmente notamos que as crianças exercitam a atenção e a memória. Ao mesmo tempo, ao imitar atitudes e ações do personagem que ela representa, aprende a controlar sua conduta, pois enquanto é o motorista do ônibus, por exemplo, não pode fazer o que quer, mas tem que agir como um motorista. Assim, assimila regras sociais sem que estas lhes sejam impostas, aprende aos poucos a separar o querer do dever.

Essas e outras atividades artísticas nos permitiram explorar as nossas imaginações e se e expressar através das criações o mais profundo dos meus sentimentos, de personalidade, nossos anseios e os maiores sonhos, contribuindo assim para desenvolvermos a criatividade em todos os aspectos nossas vidas.

QUAL O É O PAPEL DA ARTE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com