TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artrologia Anatomia Animas Domesticos I

Artigos Científicos: Artrologia Anatomia Animas Domesticos I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  3.657 Visualizações

Página 1 de 4

Exercícios

1-Pesquise as seguintes articulações:

A-Temporo mandibular

R: É a articulação da mandíbula com o crânio, responsável pelo movimento de abrir e fechar da boca. É biaxial - flexão e extensão; abdução e adução, é do tipo condilar - que se encaixa em superfícies côncavas.

B-Occipitua Atlântica

R: Fica entre o crânio e a primeira vértebra. É biaxial (flexão-extensão), é do tipo condilar.

C-Atlanto-axial

R: O anel faz rotação entorno da cavilha. É monoaxial, é do tipo trocóide – cavilha encaixada em um anel (entre C1 e C2).

2- Faça a classificação das articulações pela sua natureza.

R: 1- Art. Fibrosas: Possuem grau de movimento limitado, sem cavidade articular, sofre sinostose (processo de ossificação) e a maioria das articulações fibrosas localiza-se no crânio. Podem ser do tipo:

*Suturas: Aplicam-se as articulações da cabeça na qual os ossos adjacentes são intimamente unidos por tecido fibroso. Podem ser: Planas – Art. interincisiva e internasal, Serreada – Art. Interfrontal, Escamosa – Art. Temporo Mandibular, Esquindelese – Art. Vômer – Etmóide, Folhada - Crânio suíno, entre os ossos frontal e nasal.

*Sindesmose: Ocorrem fora do crânio. Ex.: Art. Rádio-Ulna nos equinos, Art. Tíbio-Fibular nos equinos, Art. Intermetatárfica nos ruminantes e Art. Intermetacarpica nos ruminantes.

*Gonfose: Articulação entre os dentes e seus alvéolos na arcada superior (incisivo, maxilar, palatino) e arcada inferior (mandíbula). A raiz do dente está em contato com o tecido ósseo, região chamada periodôncio.

2-Art. Cartilaginosas: Interligante são as cartilagens. Existem dois tipos de cartilagens: fibrosa e hialina.

*Sínfise (art. Fibrocartilaginosa): Pode acontecer um processo de ossificação chamado sinostose. Ex.: Art. Intervertebrais (a primeira Atlas e a segunda vértebra Axis não são articuladas por cartilagens) e as Art. Pélvicas (entre os ísquios e pubes).

*Sincondrose (art. de Cartilagem Hialina): A cartilagem converte-se em osso antes da idade adulta. Ex.: Art. Intermandibular, Art. Ociptoesfenoide, Art. Interesfenoidal, Art. Interesternebral e entre as epífises e diáfises de um osso longo de um animal jovem.

3-Art. Sinsarcose (Muscular): Articulação entre a raiz do membro torácico (escápula) e o esqueleto axial (tórax), na qual o meio interligante entre os ossos são os músculos.

4-Art. Sinoviais: Articulações que permitem aos ossos mobilidade e o líquido sinovial é o elemento articulador que banha tais articulações. As articulações sinoviais são as mais numerosas e estão localizadas no esqueleto apendicular. Ex.: Art. ombro, Art. cotovelo, Art. quadril, Art. joelho, etc.

3- Quais as diferenças entre Sindesmose e Gonfose.

R: A Sindesmose ocorre fora do crânio, ocorre na Art. rádio-ulna e tíbio-fibular dos equinos, Art. intermetatársica e intermetacárpica dos ruminantes e a Gonfose ocorrem na articulação dos dentes em seus alvéolos na arcada superior e na arcada inferior.

4-Com relação às articulações cartilaginosas diferencie Sínfise de Sincondrose.

R: A Sínfise é uma art. fibrocartilaginosa, onde pode acontecer um processo de ossificação chamado sinostose (Ex.: art. intervertebrais e as art. pélvicas). A Sincondrose é uma art. de cartilagem hialina, é um tipo temporário, isto é, a cartilagem converte-se em osso antes da idade adulta (Ex.: art. intermandibular, art. occiptoesfenóide, art. interesfenoidal, art. interestenebral no esterno e entre as epífises e diáfises de um osso longo de um animal jovem).

5-Cite todos os músculos que deveram ser incididos para retirada do membro torácico.

R: Músculo cutâneo do tronco, branquiocefálico, omotranversal, grande dorsal, peitoral – superficial, trapézio, serrátil ventral, profundo.

6-Descreva todas as estruturas que participam da Articulação Sinovial.

R: 1-Superfície articular: É o ponto de contato entre dois ou mais ossos para haver articulação.

2-Cartilagem articular ou hialina: Reveste a superfície articular dos ossos, é avascular e não recebe inervação.

3-Liquido sinovial: É secretado pela membrana sinovial e serve para lubrificar a superfície articular e reduzir o desgaste entre as áreas articulares, além de transportar material nutritivo para a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com