TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Abelhas Nativas Sem Ferrão - ANSF

Por:   •  2/6/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 4

Abelha - Jataí

Nome Popular: jataí-amarela, abelha-ouro, jati, abelha-mirim, mosquitinha-verdadeira, sete-portas, três-portas, abelha de botas, alemãozinho e minguinho.

Uma espécie que têm sido utilizada comumente para a criação racional é a (Tetragonisca angustula). Essa espécie é conhecida popularmente no Brasil como jataí. É caracterizada por possuir um corpo pequeno e delgado de 4 a 5 mm e uma corbícula extremamente pequena que não ocupa toda a largura da tíbia (MICHENER, 2007). Possui comportamento altamente eussocial e está distribuída desde o sul do México até o sul do Brasil (CAMARGO e PEDRO, 2012). Seu nicho ecológico é muito peculiar, pois se trata de uma espécie que sobrevive muito bem em locais onde há grande números de colônias de outras abelhas. É generalista quanto aos hábitos de nidificação, utilizando desde cavidades de troncos vivos ou mortos até paredes de alvenaria e tubulações, ocorrendo com frequência em áreas antropizadas (FREITAS e SOARES, 2004).

A colônia pode chegar a conter 10.000 indivíduos (GRUTER et al., 2011). É constituída por uma rainha, que realiza postura de até 50 ovos por dia em época de boa florada, por zangões, cuja função é de fecundar uma rainha virgem, e por operárias, que realizam todo o trabalho da colônia (NOGUEIRA-NETO, 1997). A arquitetura e organização do ninho são marcantes. Sua entrada é caracterizada por um tubo de cerume marrom-amarelado com a extremidade apresentando bordas mais estreitas de uma cera mais clara (FREITAS e SOARES, 2004), sua parede é fina e apresenta pequenos furos. Internamente o ninho é constituído por favos horizontais envoltos por um invólucro de cerume disposto em várias lamelas cuja função é de termorregulação, é comum encontrar depósitos de própolis dentro da colônia, que juntamente com a cera, são utilizados para fechar buracos e construir as paredes do ninho (CAMPOS, 1980; KERR, 1996).    

Ordem: Hymenoptera.

Família: Apidae.

Subfamília: Meliponinae.

Gênero: Tetragonisca.

Espécie: Tetragonisca angustula.

Distribuição: Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Ocorrendo ainda na América do Sul, América Central, Ilhas do Pacífico, Austrália, Nova Guiné e África.

Habitat: Se adaptam em vários ambientes, vivendo em buracos de muros, de pedras, troncos ocos de árvores, caixa de luz, entre outros. 

Tamanho: 5 mm de comprimento.

Cultura agrícola que poliniza: morango.

Plantas atrativas: alecrim-do-campo (Bidens segetum), Angelim do campo (Andira humilis), copaíba (Copaifera langsdorffii), fedegoso (Senna rugosa), unha-d’anta (Acosmium dasycarpum), picão (Bidens gardneri), sicupira (Bowdichia virgilioides), aroeira (Schinus terebinthifolius).

Abelha - Mandaçaia

Nome Popular: Mandaçaia, mandassaia, mandasái, manassaia, amanassaia

Ordem: Hymenoptera

Família: Apidae

Subfamília: Meliponinae

Gênero: Melipona

Espécie: Melipona quadrifasciata quadrifasciata

Distribuição: São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, habita regiões mais altas e mais frias.

Habitat: Esta espécie apresenta uma variedade considerável em locais de nidificação e foi registrada aninhando em troncos de árvores de 1 a 3 metros acima da superfície do solo.  Os ninhos são comumente encontrados nos buracos das árvores e incorporam argila. A abertura dos ninhos permite que apenas uma abelha passe por vez.

A mandaçaia constrói seus ninhos em ocos de árvores vivas ou morta, numa altura média, a entrado do ninho e construída com geoprópolis uma mistura de barro coletado na beiras de rios ou riachos e a resina coletada das plantas, na parte externa no buraco de entrada elas constroem o raiado, sendo que nesse buraco passa uma abelha de cada vez.

Tamanho: 10 a 11 mm.

Culturas agrícolas que poliniza: Laranja, limão.

Plantas atrativas: Assa-peixe, cambará-branco (Vernonia polyanthes), Estoraque (Styrax ferrugineum), Murici (Byrsonima intermedia), Picão (Bidens segetum), Picão (Bidens gardneri),

Vassoura-de-bruxa (Ouratea hexasperma).

Abelha – Uruçu

Nome Popular: Tujuba, Bugia, Tiúba, Tujuva, Tiúva, Uruçu – Amarela.  

Segundo Tavares et al. (2008) o grau de conservação dessa espécie não é homogêneo ao longo de sua região original de ocorrência e hoje a sua presença está limitada a fragmentos remanescentes. A fragmentação que vem acontecendo com o bioma Mata Atlântica constitui uma ameaça à biodiversidade pelo isolamento dos remanescentes e consequente perda da variabilidade genética de suas populações (MORELLATO; LEITÃO FILHO, 1995). De acordo com Souza (2012, p. 33), “é uma espécie importante pelo seu papel polinizador e prestador de serviços ambientais prioritários, além de boa produtora de mel e pólen. Sendo que a sua criação racional pode trazer vantagens econômicas e ambientais.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (102.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com