TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Células Tronco

Por:   •  24/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.153 Palavras (9 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 9

TRABALHO EM GRUPO – TG[pic 1]

Aluno(s):

Emerson Przybyloviecz – RA.: 1772077

Josnéia Gonçalves Iatczaki – RA.:  1750093

Marilay Jacqueline Zachesky – RA.: 1750916

POLO

PONTA GROSSA

2017

        

Conteúdo

1 Introdução        3

2 Células Tronco        3

2.1 Utilização das células tronco        5

3 Reprogramação Celular        6

4 Tipos de Células tronco        8

5 Células somáticas e células iPs        9

4 Conclusão        12

Referencias Bibliográficas        13

        

1 Introdução

O presente trabalho objetiva a construção de um conceito amplo e geral sobre o processo de reprogramação celular; processo este que insere vários conceitos primordiais para que seja alcançada a finalidade a que se propomos. Por se tratar de um assunto atual e ainda em fase de estudos e aprimoramentos das técnicas, devemos compreender alguns conceitos básicos para então atingirmos nosso objetivo de conceituação.

2 Células Tronco

As células tronco, em uma definição simples, são células capazes de se diferenciar em qualquer outra célula especializado do corpo humano; elas podem se replicar várias vezes, a grosso modo podemos dizer de que de uma célula tronco, podemos produzir milhares.

Uma classificação para as células tronco muito utilizado, é a que segue:

a) Totipotentes: quando conseguem se diferenciar em todos os tecidos do corpo humano;

b) Pluripotentes: capazes de se transformar em quase todos os tecidos, exceto placenta e anexos embrionários;

c) Oligopotentes: em alguns pouco tecidos;

d) Onipotentes: se transformam em um único tipo de tecido;

De acordo com sua origem , temos as células tronco embrionárias , células tronco não embrionárias ( adultas) e as células tronco pluripotentes, que nesse caso vão ser as mais citadas, porque são as responsáveis em ajudar a formar nosso conceito de reprogramação celular, visto que é o produto dessa técnica.

As células tronco embrionárias, são as mais usadas em pesquisas atuais, elas podem promover a formação de mais células troncos as quais podem vir a ser congeladas e divididas em laboratórios. As células tronco embrionárias depois de devidamente induzidas poderão se transformar em diferentes  tipos de células ou tecidos.

As células tronco adultas, são as encontradas no meio dos tecidos e estruturas do nosso corpo juntamente com as outras células; elas tem a função de renovar e reparar tecidos do nosso corpo , mas somente atuam quando necessário; são encontradas em quantidades ínfimas, e não possuem a facilidade de se dividirem como as células tronco embrionárias.

As células tronco pluripotentes induzidas (IPSC) são células adultas que são geneticamente reprogramadas (aqui começa a idéia de reprogramação celular) ,logo que reprogramadas elas passam para o estágio de células tronco embrionárias, que como já vimos podem se diferenciar em diferentes células ou tecidos especializados. Essas IPSC, foram obtidas em laboratório pelo pesquisador Shinya Yamanka , em 2007, a partir de tecido epitelial.

2.1 Utilização das células tronco

O corpo humano possuía aproximadamente 216 tipos de células, e as células tronco embrionárias tem a capacidade de se transformar em qualquer uma delas. As células tronco pluripotentes induzidas obtidas através da reprogramação celular, voltariam ao estagio de uma célula embrionária, adquirindo a capacidade de se diferenciar em qualquer tecido ou célula.

A grande idéia de uso das células troncoé utilizá-las  para trocar células doentes por células novas e saudáveis , assim podemos deduzir que  qualquer doença em que houver degeneração de tecidos do nosso corpo poderia ser tratada com essas células poderosas.

Muitos pesquisadores as têm usado para entender o desenvolvimento de certas doenças, bem como testas o uso de novos medicamentos e novas terapias de tratamento. Mesmo com a descoberta das células troncopluripotentes induzidas  (IPSC), a importância das células tronco embrionárias não foi diminuída, visto que foi através das embrionárias que foi possível desenvolver a técnica de reprogramação celular, além de ressaltarmos que as células tronco embrionárias e as IPSC não são 100% iguais.

A aplicabilidade das células tronco em doenças é muito diversificada, muitas são as que podem ser beneficiadas pela utilização dessas células, podemos exemplificar:                - Câncer (reconstrução de tecidos e entendimento da divisão anormal de células)

- Doenças Cardíacas (renovação do tecido)

- Degeneração macular (reposição de células ou tecido da retina)

- Diabetes (injeção de células produtoras de insulina)

- Doenças auto-imunes (reposição de células do sangue)

- Doença pulmonar (crescimento de novo tecido)

- Esclerose múltipla (reposição de células cerebrais)

- Lesões na medula (reposição de células neurais)

- Mal de Parkinson (reposição de células cerebrais)

- Mal de Alzheimer (reposição das células cerebrais)

- Osteoartrite (reconstrução do tecido)

3 Reprogramação Celular

Como já citado, a primeira reprogramação celular foi realizada em 2007, por Shinya Yanamaka, utilizando células adultas da pele, reprogramando essas células e fazendo as assumirem características de células tronco embrionárias.

Podemos comparar essa técnica de reprogramação celular , como se nossa formação informação genética fosse um software e que esse pudesse ser editado através de ferramentas de biologia molecular. Para isso foi utilizado um vírus específico o qual atua sobre 4 genes também específicos , fazendo com que dessa forma nossas informações genéticas sejam editadas. O grande trunfo da células tronco pluripotentes  induzidas (IPCS) , é nos muitos casos onde não temos doadores histo-compatíveis com as células tronco embrionárias existentes nos bancos de armazenamento celulares, e também porque não temos bancos de armazenamento de células tronco embrionárias em quantidades suficientes ; sendo assim as ICPS têm a grande vantagem de por serem reprogramadas a partir de células do próprio doador, ela carrega consigo as informações genéticas próprias, o que exclui nosso problema de histo-compatibilidade, já que o receptor também passa a ser o doador.  Outra vantagem é que pela reprogramação celular obtemos o que chamamos de células tronco embrionários de uso terapêutico, o que descarta a formação de um embrião clonado, resolvendo vários problemas éticos relacionados a questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (135.4 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com