TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Células-Tronco

Por:   •  14/8/2019  •  Resenha  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 3

Células-Tronco

São células com capacidade de multiplicação e de diferenciação celular no corpo e nos anexos embrionários.

Células-tronco embrionárias totipotentes (capacidade de se transformar em qualquer tipo celular), presentes na mórula; ou multipotentes (que só não podem se transformar em córion e placenta), presentes na blástula.

Células-tronco adultas: encontradas na medula vermelha dos ossos, sangue e fígado de um adulto, no sangue do cordão umbilical e na placenta, sendo consideradas oligopotentes (transformam-se apenas nos tipos dos tecidos ao qual fazem parte).

Células-tronco induzidas: são produzidas a partir de células diferenciadas (como as da pele), que recebem, por técnicas de biotecnologia, genes responsáveis pela sua regressão ao estágio embrionário, com características multipotentes.

Clonagem terapêutica: utilização de células-tronco adultas na produção de células-tronco induzidas para a produção de tecidos, órgãos ou regeneração dos mesmos em pacientes necessitados. A vantagem é a de produzir tecidos que não serão rejeitadas, já que as células são obtidas do próprio paciente.

A partir do desenvolvimento embrionário, começa o processo de diferenciação celular, em que as células passam a expressar de forma diferenciada os seus genes. Essa expressão diferenciada do seu material genético faz com que cada uma delas adote uma característica específica, sendo assim, especializada para determinado tipo de tecido.

O que determina a diferenciação celular é a coleção de genes ativos e inativos.

Tecido Conjuntivo

Formado por uma grande diversidade de células não justapostas, com grande quantidade de matriz extracelular (formada principalmente por colágeno) e líquido intercelular, muito vascularizado e inervado.

Principais células constituintes:

fibroblastos: são responsáveis pela cicatriz (formada pela sintetização de colágeno) após uma lesão.

mastócitos: são as células envolvidas na defesa do organismo e nos processos alérgicos, devido à sua produção de heparina (anticoagulante) e histamina (vasodilatador).

plasmócitos: são células de defesa que produzem imunoglobulina (anticorpos).

macrófagos: células de defesa que fagocitam agentes estranhos (antígenos) nos tecidos.

adipócitos: são células que acumulam lipídios (gorduras – triglicerídios), e produzem hormônios inflamatórios e o hormônio leptina (promove a saciedade alimentar).

células mesenquimatosas: são as células-tronco do tecido conjuntivo, ou seja, são capazes de se diferenciarem na maior parte das células desses tecidos.

OBS: quanto maior a quantidde de melanina na pele, maior deverá ser a exposição à luz solar para a produção da vitamina D.

OBS: a fagocitose consiste na emissão de projeções citoplasmáticas (pseudópodes) que envolvem e englobam uma partícula sólida, microorganismos ou vírus, que serão destruídos no interior da célula.

TECIDO CONJUNTIVO PROPRIAMENTE DITO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (33 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com