TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As DST (Doenças Sexualmente Transmissiveis)

Por:   •  10/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.037 Palavras (13 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução

A Saúde Pública vem dispensando uma atenção especial à População jovem, pois esta se apresenta bastante vulnerável aos riscos relativos à saúde, em vários aspectos. Investigações epidemiológicas nacionais indicam que aproximadamente 25% das DST são diagnosticadas em jovens com menos de 25 anos, principalmente o VIH, que vem crescendo de forma significativa entre os adolescentes.

Neste trabalho abordamos sobre as DTS quanto aos seus sintomas, tratamentos, cuidados a ter e prevenção.

DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis)

O contacto sexual pode transmitir algumas doenças infecçiosas provocadas por vírus , bactérias e outros microrganismos: São as doenças venéreas, ou doenças sexualmente transmissíveis, que se manifestam por uma serie de sintomas e que podem propagar-se rapidamente se não houver prevenção.

A OMS estimou que mais de um milhão de pessoas são infectadas diariamente, e cerca de 60% dessas infeções são em jovens menores de 25 anos de idade, e cerca desses jovens menores 30% deles são menores de 20 anos entre idades de 14 à 19 anos. As DST ocorrem mais nas mulheres em uma proporção quase dobrada, e a Sida tem sido a maior delas

As DST podem representar um sério problema na saúde reprodutiva dos adolescentes, porque são capazes de causar esterilidade, doenças inflamatórias pélvicas, câncer de colo uterino, gravidez ectópica, infecções puerperais e recém-nascidos com baixo peso, além de interferir negativamente sobre a autoestima

Alguns fatores são apontados como responsáveis pelos índices de contaminação descritos, entre eles a desinformação sobre o assunto e a falta de preparo familiar para orientar seus jovens sobre sexualidade. Os motivos para esse relativo despreparo podem será atribuídos: ao constrangimento de pais e filhos, à falta de conhecimentos sobre DST e à pouca liberdade de diálogo com os adolescentes resultados de uma cultura em que o sexo ainda é assunto envolto em diversos preconceitos.

Alguns grupos, principalmente os religiosos afirmam que a castidade, a abstinência sexual e a fidelidade baixar para evitar a disseminação das tais doenças.

Pesquisas afirmam que a contaminação de pessoas monogâmicas e não-fieis portadores de DST tem aumentado, em resultado da contaminação ocasional do companheiro que pode contrair a doença em relação exta-conjugais. Todavia, as campanhas pelo uso de preservativo nem sempre conseguem reduzir a incidência de doenças sexualmente transmissíveis.

DST (contagio, sintomas, tratamento e prevenção)

Entre as infecçoes sexualmente transmitidas encontram-se a gonorreia, a sida, a hepatite B, a sífilis, a candidíase, a herpes genital, a vaginite, o cancro mole ou bubão, tricomoniase, o condiloma acuminado ou crista de galo, a clamídia, linfogranuloma venéreo etc…

A Gonorreia

Uma infecção das vias genitais provocada por bactérias designada genericamente por gonococos. Pode afectar o colo do útero da mulher e também a uretra do homem podendo expandir-se para região anal. A gonorreia não tratada pode conduzir a esterilidade em ambos os sexos.

Sintomas: No homem pode notar-se por dor ao urinar, gotas de pus no pénis, dificuldade de urinar, as vezes os testículos ficam inchados e doloridos . Depois de semanas ou meses nota-se um inchaço duro, dolorido em um ou ambos os joelhos, tornozelos ou punhos, erupção ou feridas por todo corpo.

Sintomas: Na mulher geralmente no começo não há sinal nenhum (ela pode sentir um pouco de dor ao urinar, ou ter um pequeno corrimento vaginal). A mulher pode estar com gonorreia e não saber.

Se a mulher grávida, com gonorreia não e tratada antes de dar a luz, a infecção pode passar par os olhos do bebe e ele fica cego. Depois de meses ou ano pode notar-se dor no baixo-ventre (inflamação pélvica), problemas menstruais e urinários.

No homem os primeiros sinais de gonorreias começam 2 a 5 dias (ou mesmo 3 semanas ou mais) depois do contacto sexual com uma pessoa infectada. Na mulher, podem passar semanas ou meses antes que a pareça algum sinal.

Tratamento:

Uma injecção de penicilina procaína em uma única dose. Injete a metade da dose em cada nádega. É importante usar penicilina procaína e não penicilina benzatina. Se você tiver probenecid, de 1g, meia hora antes da injecção de penicilina. Se você não tem penicilina procaína (ou se ela não der resultado), use 3,5g de ampicilina juntamente com 0,1g de probenecib ingeridos de uma só vez.

Se a pessoa for alérgica a penicilina, de 2,5g de tianfenicol de uma só vez. Se a pessoa não consegue urinar normalmente, ela deve tentar urinar sentada em uma bacia com água quente, se ainda assim ela não conseguir urinar a bexiga tem de ser esvaziada por meio de uma sonda, para um bom tratamento procura ajuda medica.

Prevenção

E muito eficaz o uso do preservativo e a lavagem da vagina com desinfectantes adequados ao corpo humano.

A Sida

A sida (síndrome de imunodeficiência adquirida) e uma doença provocada pelo vírus VIH (vírus da imunodeficiência humana). Estes vírus introduz-se no organismo humano, podendo permanecer INACTIVO, (as pessoas chamam-se seropositivos), ou ACTIVO, distribuindo o sistema imunitário da pessoa. Um individuo infectado com este vírus pode contrair e desenvolver infencções muito variadas ou mesmo certo tipo de cancro. A sida ainda não tem cura, sendo o mesmo mortal.

Em Angola, a evolução do número de casos de Sida tem sido constante. Os números tornam-se preocupantes, prevendo-se um crescimento em cada ano que passa.

Os primeiros casos de Sida em Angola apareceram em 1985, tendo sido diagnosticado em Luanda 4 casos. Ate 30 de Junho de 1999, o Ministério da Saúde já tinha diagnosticado 5112 casos de Sida no país inteiro. As províncias mais afetadas são:

• Cabinda com 45%

• Luanda com 25%

• Benguela com 8%

Características do vírus da Sida

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com