TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DSTS – DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

Por:   •  28/3/2016  •  Resenha  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  2.118 Visualizações

Página 1 de 2

DSTS – DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

JOÃO PESSOA – PB

2015.1

A DST, ou doença sexualmente transmissível, como pelo próprio nome diz, é uma doença que é transmitida através de relações sexuais entre parceiros, onde um dos parceiros necessariamente porta a doença. Porém está não é a única forma de ser contaminado por alguma DST, exemplos disso é o uso de roupas íntimas, ou o uso de seringa, cortador de unha, (todos mal higienizadas) etc.

Outra forma de ser transmitida é através da mãe para com o seu próprio filho, enquanto o filho ainda esteja em gestação, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2010, aproximadamente 340 milhões de pessoas são portadores de alguma DST.

 As doenças sexualmente transmissíveis, é um grande problema de saúde enfrentado provavelmente pela maioria dos países, inclusive o Brasil, pois se trata de uma doença de alto risco e muitas vezes sem cura e ou tratamento.

Uma doença bem conhecida é a sífilis, ela é causada pela transmissão de uma bactéria chamada de Treponema pallidum, essa doença tem um início “simples”, para muitos até banal, porém ela cresce em gravidade de uma forma tão grande que pode causar cegueira, doença cerebral, paralisia e até a morte.

A sífilis apesar de tão grave, tem cura, se tratada de forma correta pode se obter a cura em até 2 semanas, o seu tratamento é feito através da aplicação de um antibiótico chamado penicilina, a dose vai variar de paciente. O uso de preservativos na relação sexual, diagnóstico precoce em mulheres em idade reprodutiva e parceiros, e realização do teste diagnóstico por mulheres com intenção de engravidar, são algumas formas de prevenir a sífilis.

Quando falamos de DST, vem em nossa cabeça, uma das mais conhecidas pela população, talvez a mais divulgada, a mais prevenida: a AIDS, ou HIV ou síndrome da imunodeficiência humana, e assim como a sífilis, ela é transmitida por um vírus, muito perigo que destrói as células de defesa do organismo.

Como as células de defesa “não funcionam” os sintomas começam a aparecer, entre elas: a fadiga, febre, inchaço, distúrbios, etc.

Como todos sabem a transmissão da aids muitas vezes acontece através da relação sexual, ou o uso de seringas e agulhas contaminadas pelo vírus, através da mãe enquanto ainda está em gestação, ou durante a amamentação.

Ainda hoje não foi encontrado a cura para a aids, porém ela tem tratamento, existem drogas como a AZT e os Inibidores de Protease (conhecido como Coquetel), que dão uma nova chance de vida aos portadores da aids. O coquetel é uma combinação de 3 drogas que impede o vírus de multiplicar no organismo. Apesar de ser tão caro, aqui no brasil os medicamentos em prevenção à aids é distribuído gratuitamente.

Fonte de Consulta:

www.tuasaude.com/sifilis-tem-cura

www.adeva.org.br/jornalconviva/artigo_detalhe.php?jornal=8®istro=675

www.sobiologia.com.br/conteudos/Anticoncepcionais_doencas/doencas_sexualmente_1.php

www.brasilescola.com/doencas/doenca-sexualmente-transmissivel.htm

www.planetabio.com/dst.pdf

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (110.8 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com