TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Laminas Petrográficas

Por:   •  30/9/2019  •  Ensaio  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

Confecção de laminas petrográficas

 Lâminas petrográficas é uma preparação feita com rocha, solo, mineral ou qualquer outro material geológico para estudo em microscópio. É através destas lâminas que são investigadas composições mineralógicas, tamanho e formato dos grãos minerais, presença de precipitados, de inclusão de um mineral em outro, presença de microfósseis, etc. visando compreender a gênese do material estudado.

O principal objetivo do trabalho aqui apresentado é a classificação dos minerais presentes em uma amostra de rocha do grupo Urucuia, Oeste da Bahia Município de Correntina.

 

Palavras-chaves: lâminas petrográficas, minerais.

        

Metodologia

Como metodologia uma pequena amostra da rocha foi triturada e impregnada com resina epóxi cristal. Após 48 horas o material foi lixado e polido em uma das faces com lixas d’água granulométricas variando de 80 a 2000. A face polida foi colada, com a própria resina em uma lamina histológica e procedeu-se o lixamento e polimento até que fosse possível a observação ao microscópio petrográfico.

        Para comparação e controle foram produzidas mais 5 lâminas com diferentes tipos de minerais, como por exemplo: calcita e micas.

Resultados

Após a preparação do material, especialmente nas lâminas de Urucuia foi possível observar que as mesmas apresentaram grãos de quartzo com seleção modal dos grãos bem selecionados que não ultrapassam 0,4 milímetros. Nas lâminas confeccionadas para controle observamos que na lamina de Gongogi existe fragmentos de mica e plagioclásio, calcita encontramos na concessão calcaria do Araripe, Gnaisse intemperizado percebemos que é rica em mica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com