TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As arteríolas como os principais Reguladores do fluxo sanguíneo

Artigo: As arteríolas como os principais Reguladores do fluxo sanguíneo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  Artigo  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  1.522 Visualizações

Página 1 de 2

ARTERIOLAS

As arteríolas apresentam se como ramificações vasculares de maior calibre, possuindo nas suas paredes forte camada de musculo liso. Nesses vasos a circulação é muito ativa, as hemácias ocupando o grande eixo da corrente sanguínea e os leucócitos caminhando mais lentamente encostados nas paredes do vaso.

REGULAÇÃO DO FLUXO SANGUINEO PELOS TECIDOS

As arteríolas como os principais Reguladores do fluxo sanguíneo

A intensidade do fluxo sanguíneo por um determinado tecido é controlado, em sua maior parte, por suas arteríolas. Existem três razões distintas para isso.

Primeiro aproximadamente, cerca da metade de toda a resistência ao fluxo sanguíneo na circulação sistêmica fica situado nas arteríolas. Por conseguinte, qualquer variação do diâmetro arteriolar, por menor que seja, pode alterar a resistência total ao fluxo por determinado tecido com muito mais intensidade do que variação semelhante em outro tipo de vaso.

Segundo, as arteríolas possuem uma parede muscular muito forte, constituída de modo tal que seu diâmetro pode variar de 3 a 5 vezes. Lembrando que a resistência é inversamente proporcional à quarta potencia do diâmetro vaso, imediatamente fica obvio que a resistência do fluxo sanguíneo pelas arteríolas pode variar em centenas de vezes e até em milhares de vezes pelo simples relaxamento ou contração do musculo liso de suas paredes.

Terceiro as paredes com músculos liso das arteríolas respondem a dois tipos diferentes de estímulos que regulam o fluxo sanguíneo. Em primeiro lugar, respondem as necessidades locais dos tecidos para aumentar o fluxo sanguíneo quando o suprimento de nutrientes para este tecido cai a valores muito baixos é de modo inverso, a diminuir esse fluxo quando o suprimento desses nutrientes for excessivo.

Esse mecanismo é chamado de auto- regulação. Em segundo lugar, os sinais nervosos autonômicos, em particular, os sinais simpáticos, tem efeito profundo sobre o grau de contração das arteríolas.

Veias

A maioria das veias é de pequenos centímetros, às vezes podem possuir uma camada subendotelial fina ou ate mesmo ausente.

Aveia média contem pequenos vasos células muscular e lisa com fibras reticulares ou uma rede elástica. Há veias de veias de grandes calibres nos troncos venosos, também existem aquelas que com uma túnica desenvolvida mais de porte mede e fina com menores números de camadas de células e de tecido conjuntivo.

Nas veias a maioria possuem válvulas no seu interior, e as válvulas consiste túnica íntima em forma de meia-lua. Elas são compostas por tecido conjuntivo em fibras elásticas e são revestidas em ambos os lados endotélio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com