TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As células e as suas funções

Pesquisas Acadêmicas: As células e as suas funções. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.725 Palavras (7 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 7

BIOLOGIA

As células e as suas funções

Lisossomo Têm como função a degradação de materiais provenientes do meio extracelular por fagocitose ou pinocitose e a digestão de partes da célula (autofagia) que posteriormente serão substituídas por outras mais novas. Daí serem tão importantes nas células dos glóbulos brancos.

Complexo de Golgi

• Tem uma função secretora de glicídios e proteínas e é muito ativo na formação das membranas e das paredes celulares. Intervêm, desta forma, no processamento das proteínas ribossomáticas e na sua distribuição pelos dictiossomas.

Vacúolos

• O vacúolo constitui um reservatório de substâncias metabolicamente ativas, como açúcares, aminoácidos e outras moléculas, ou de subprodutos do metabolismo. Algumas destas substâncias desempenham, pela sua elevada toxicidade, um papel importante na defesa contra animais herbívoros. Entre os produtos acumulados no vacúolo, encontram-se alguns de utilização metabólica imediata. Tal é o caso das plantas que fixam o dióxido de carbono durante a noite e o convertem em malato, que é acumulado no vacúolo até ser mobilizado para a síntese de açúcares, em presença da luz. Outros, como os aminoácidos, constituem formas de armazenamento do excesso de nitrogênio, obtido por fixação do nitrogênio atmosférico.

Centríolos

• É responsável pela formação do fuso acromático durante a divisão celular, uma vez que durante a mitose e meiose os feixes de microtúbulos e microfibrilas são sintetizadas no citoplasma e uma das suas extremidades fica ligada ao centríolo e a outra a uma estrutura celular. Nesta fase o centríolo é duplicado e cada um, com os microtúbulos associados, migra para uma extremidade da célula ajudando na organização das estruturas celulares formadas durante a reprodução celular.

Núcleo

• Tem como principais funções: armazenar as informações genéticas, sintetizar os ácidos nucleicos necessários para o funcionamento e para a respiração celular e sintetizar ribossomas.

Ribossoma

Os ribossomas livres sintetizam as proteínas dos peroxissomas ou a cromatina do n

Membrana plasmática

A membrana plasmática ou membrana celular ou plasma lema é uma estrutura fina que envolve todas as células vivas, tanto as procarióticas como as eucarióticas. Ela estabelece a fronteira entre o meio intracelular (interior da célula) e o ambiente extracelular (exterior). A membrana celular não é apenas uma barreira, mas também uma “porta” seletiva, permitindo que a célula capture, para seu interior, apenas os elementos do meio exterior que lhe são necessários. Além disso, permite que a célula libere algumas substâncias do seu interior para o exterior, conforme sua necessidade. Essa capacidade da membrana

Retículo endoplasmático liso

Como uma de suas principais funções, a desintoxicação do organismo, atuando na degradação do etanol ingerido em bebidas alcoólicas, assim como a degradação de medicamentos ingeridos pelo organismo como antibióticos e barbitúricos (substâncias anestésicas)

Retículo endoplasmático rugoso

Participa da síntese de proteínas, que serão enviadas para o exterior das células.

Ela é a usina da célula, responsável pela respiração celular, produção de energia-ATP (adenosina-trifosfato),

Mitocôndria?

Isso é fundamental para os transportes ativos q acontecem na célula.

Parede celular:

Tem função de proteção e controle das trocas de substâncias com o meio externo à célula.

O que é

A célula vegetal é muito parecida com a célula animal, ela só se difere da segunda pelo fato de possuir algumas organelas a mais como, por exemplo, a parede celular e os cloroplastos.

Componentes e funções

A célula vegetal é formada por componentes protoplasmáticos (núcleo, retículo endoplasmático, citoplasma, ribossomos, complexo de golgi, mitocôndrias, lisossomos e plastos.) e por componentes não protoplasmáticos (vacúolos, parede celular e substâncias ergástricas).

A parede celular é uma característica exclusiva de células vegetais, ela tem por função proteger e da forma às células adultas. É formada principalmente por celulose.

Os cloroplastos são plastos de clorofila, são eles que são os responsáveis pela fotossíntese. Eles estão presentes somente em células expostas à luz.

Assim como na célula animal, a célula vegetal realiza vários tipos de funções com o propósito de manter seu equilíbrio e vida.

Célula e Energia (Respiração Celular)

O que é a respiração celular? A respiração celular é a obtenção de energia pela oxidação de moléculas orgânicas, principalmente glicose. Confira a equação geral da respiração:

C6H12O6 + 6O2 -> 6CO2 + 6H2O + energia

Glicose + oxigênio -> gás carbônico + água + energia

NUMERO 1

SEMELHANÇAS:

- produzem proteínas;

- possuem genoma próprio;

- genoma parecido com o código genetico dos modernos procariontes;

- muitas das proteínas desses organóides são sintetizadas pelos ribossomos das células hospedeiras, demonstrando que, com o tempo, mitocôndrias e cloroplastos podem ter deixado certas atividades por conta das células dentro das quais passaram a viver;

- são capazes de se autoduplicar.

DIFERENÇAS:

a-) As mitocôndrias são organelas presentes em todas as células eucarióticas podendo ter formas e tamanhos variados, possuem grande mobilidade, localizando-se em sítios intracelulares onde há maior urgência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com