TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Governo Lula

Pesquisas Acadêmicas: Governo Lula. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2013  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 3

Luiz Inácio Lula da Silva nasceu em 1945 no agreste de Pernambuco, na cidade de Caetés. Teve papel importantíssimo para a fundação e consolidação do Partido dos Trabalhadores, o PT, do qual é Presidente de Honra.

Antecedentes:

Lula participou de várias eleições antes de conseguir sua vitória para o cargo de Presidente da República. Candidatou-se em 1989, quando foi derrotado pelo ex-presidente Fernando Collor de Melo. Em 1994 foi derrotado pelo Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que repetiu sua vitória nas eleições de 1998. Apenas em 2002 saiu vitorioso na corrida eleitoral contra José Serra, candidato pelo PSDB. E em 2006 foi reeleito em cima do candidato Geraldo Alckmin, também do PSDB.

O Governo:

Na eleição de 2002, Lula conseguiu mais de 58 milhões de votos, atingindo um índice de aprovação não alcançado em nenhuma de suas três tentativas anteriores.

Lula discursando em seu governoSeu mandato se caracterizou pela não interrupção da estabilidade econômica conseguida no governo do seu antecessor Fernando Henrique. A economia foi ficando cada vez mais estável o que favorecia o investimento e o crescimento do País.

Obteve êxito com a diminuição de cerca de 168 bilhões de reais da divida externa. Porém a divida interna aumentou e muito, pulando de 731 bilhões de reais no ano de 2002 para cerca de um trilhão de reais em 2006.

No campo fiscal e monetário o governo se mostrou relutante em fazer grandes transformações, optando pela manutenção do estado tradicional. Deu a responsabilidade e autonomia política para o Banco Central no que diz respeito a manter a taxa de inflação sob controle. E conseguiu.

Seu governo foi marcado também por algumas políticas de caráter social que empregava uma boa fatia do seu orçamento.

O Bolsa Família é um exemplo. Foi instituído no ano de 2004 e tem como objetivo auxiliar famílias que se encontram em estado de pobreza e também as que estão em nível baixíssimo de pobreza. Para seguir no programa as famílias tem de seguir certas regras: as crianças com até 15 anos de idade, obrigatoriamente, precisam estar freqüentando a escola e ter em dia as carteiras de vacinação. É o programa mais importante do Governo Lula.

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil também é muito importante. Foi implantado em 1996 durante o governo de Fernando Henrique Cardoso e tem como principal meta retirar as crianças e adolescentes de faixa etária entre 7 a 15 anos do trabalho infantil. O projeto cede bolsas mensais, cerca de 40 reais por pessoa, com a intenção de manter essas crianças na escola.

Luz para todos é outro programa. Foi criado em 2003 com o objetivo de proporcionar energia elétrica a 10 milhões de moradores de áreas rurais.

Brasil Alfabetizado e Educação de Jovens e Adultos, conhecido também como EJA, Educação de Jovens e Adultos e tem como finalidade levar a Educação a pessoas que estiveram distante dela.

ProUni tem como objetivo possibilitar a admissão de jovens com baixa renda no ensino superior por meio de bolsas de estudo integrais ou parciais.

Escândalos:

Porém, em meio a tantas conquistas, o governo Petista passou por várias crises em decorrência a denúncias de corrupção, como o Mensalão, o escândalo dos Correios e vários outros. A partir disso, tais denúncias, derrubaram vários homens de confiança de Lula, dentre eles José Dirceu, Antonio Palocci, Benedita da Silva e José Genuíno.

Por: Pedro Augusto Rezende Rodrigues

Veja também:

Programa de aceleração de crescimento (PAC)

Programa Fome Zero

Fome no Brasil

O Carma da terra no Brasil

Luís Inácio Lula da Silva

...

Baixar como  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »