TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assistência Ao Puéperio

Trabalho Universitário: Assistência Ao Puéperio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  1.537 Palavras (7 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 7

Centro Universitário Unirg

Saúde Coletiva

Leonardo Pereira de França

GURUPI-TO

2014

Assistência ao puerpério e Aspectos gerais do aleitamento.

Trabalho apresentado para obtenção de nota do curso de Enfermagem, 5° Período, Centro Universitário UNIRG, como requisito para avaliação na disciplina.

Professora: Marília P. Soares

Sumário:

Introdução..............................................................................................4

Assistência ao puerpério.........................................................................5

Aspecto gerais do aleitamento................................................................6

Conclusão.................................................................................................8

Referências................................................................................................9

Introdução: (1)- Assistência ao puerpério. (2)- Aspectos gerais do aleitamento.

• (1)- Segundo Barros (2006), o puerpério é o período do ciclo gravídico puerperal em que as modificações locais e sistêmicas causadas pela gestação no organismo materno, retornam ao estado pré-gravídico. Também denominado período pós-parto ou sobreparto, esses ajustes fisiológicos e psicológicos começam logo após o parto e permanecem por, aproximadamente, seis semanas.

• Para Almeida e Silva (2008), sendo o puerpério um período considerado de riscos, tornam-se essenciais os cuidados de enfermagem qualificados que tenham como base a prevenção de complicações, o conforto físico e emocional e ações educativas que possam dar à mulher ferramentas para cuidar de si e do filho.

• (2)- Amamentar é muito mais que alimentar a criança. Envolve interação complexa, multifatorial, entre duas pessoas, que interfere no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia, no seu desenvolvimento cognitivo e emocional e em sua saúde no longo prazo. Envolve também aspectos relacionados à saúde física e psíquica da mãe.

Assistência ao puerpério:

O que é puerpério?

É chamado de puerpério o período que compreende a fase pós-parto, quando a mulher passa por alterações físicas e psíquicas até que retorne ao estado anterior à sua gravidez. Esse período se inicia no momento em que se dá o descolamento placentário, logo após o nascimento do bebê, embora também possa ocorrer com a placenta ainda inserida na gestante, é o caso de óbitos fetais intrauterino.

É durante o puerpério que o organismo materno retorna às suas condições pré-gravídicas. Este período dura em torno de seis semanas, geralmente ele termina quando a mulher retorna sua função ovulatória, ou seja, reprodutiva. Se a puérpera não estiver amamentando, sua ovulação retornará cerca de seis a oito semanas do parto.

Em puérperas que estejam amamentando, o momento em que a ovulação retornará é praticamente imprevisível e, dependendo da frequência das mamadas, pode demorar cerca de 6 a 8 meses. Diante dessas incertezas é necessário orientar essa puérpera em relação a um método contraceptivo adequado ao momento.

O puerpério é convencionalmente dividido em três fases:

- Puerpério imediato: Inicia logo após a saída da placenta e dura aproximadamente duas horas.

- Puerpério mediato: Desde o puerpério imediato até 10º dia. Neste período ocorre a regressão do útero, a loquiação apresenta-se em quantidade moderada para escassa e amarelada. É um momento oportuno para realização de a visita domiciliar pelo profissional médico ou enfermeiro, pois a mulher está repleta de dúvidas e necessitando de avaliação e cuidados de saúde.

- Puerpério tardio: Do décimo ao quadragésimo quinto dia.

- Puerpério remoto: Além do quadragésimo quinto dia até que a mulher retome sua função reprodutiva.

Durante este período, a mulher apresenta o chamado “lóquios” que consiste de um sangramento sanguinolento liberado pelo útero após o parto. Inicialmente são vermelhos e, por vezes, tão ou mais abundantes que a menstruação e com o passar do tempo tornam-se acastanhados e em pequena quantidade. Passados de 10 a 14 dias tornam-se brancos ou amarelados, até que desapareça.

Na consulta de puerpério, que deve ser realizada entre o 7º e o 10º dia após o parto, juntamente com a primeira consulta da criança pela Unidade de Saúde da Família, têm os seguintes objetivos:

- Identificar patologias frequentes nesse período e avaliar as condições maternas;

- Controlar e acompanhar a evolução das patologias manifestadas durante a gestação, tais como anemias, diabetes gestacional, síndromes hipertensivas, etc.;

- Reforçar orientações bem como esclarecer eventuais dúvidas que possam aparecer;

- Iniciar o acompanhamento do crescimento, desenvolvimento e imunização do recém-nascido, bem como realizar avaliação de seu estado geral;

Como funciona a assistência ao puerpério?

Para realizar uma assistência de qualidade à puérpera é necessário realizar um exame físico minucioso e completo. No exame físico geral é importante a avaliação dos sinais vitais, em especial pulso (deve estar normal no período mediato), temperatura (presença de febre pode indicar infecção puerperal) e pressão arterial (esperado valores pressóricos normais a partir do 5º dia pós-parto). A assistência não deve ser baseada somente nos aspectos físicos, necessita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com