TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do projeto Animal Assisted Therapy

Trabalho acadêmico: A importância do projeto Animal Assisted Therapy. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.124 Palavras (13 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Disciplinas norteadoras:

Fundamentos Filosóficos da Educação

Psicologia da Educação

Seu nome RA

Terezinha do Carmo Gracomin

Sumaré

Setembro/2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Disciplinas norteadoras:

Fundamentos Filosóficos da Educação

Psicologia da Educação

Seu nome RA

Sumaré

Setembro/2014

1. Mapeamento do perfil da turma

Nome da escola: Mundo celeste da criança

Ano ou série: 1º serie

A turma do 1º ano de 2014 é composta por 22 alunos e a professora Monica. Onde 7 são meninos e 15 meninas. Nesta turma vivem-se momentos de alegria, descontração, mas também alguns momentos de incertezas, medos, insegurança. Na turma do 1º ano a primeira coisa que aprendem juntos é serem amigos, saber ouvir e respeitar os outros. A professora procura ser amiga e trata todos da mesma maneira, sem distinção. Sim, ela é exigente. Às vezes precisa ser brava e até um pouco chata, pois crianças gostam de colocar à prova os limites que têm.

Como são em poucos colegas, na maioria das vezes brincam todas as meninas em um grupo e todos os meninos em outro. Mas no geral são bem entrosados, tem um bom relacionamento uns com os outros gostam de fazer atividades em grupos e auxiliarem os outros. Alguns alunos apresentam um falar bastante infantilizado com a difícil articulação de algumas palavras e ocorrência de troca de fonemas o que é próprio da idade deles. Ocorreram alguns casos de agressividade (bater, morder, empurrar), mas no decorrer do ano as crianças foram superando o egocentrismo e a adaptação foi tranqüila, apesar de alguns chorarem demonstrando insegurança, Na realização das atividades dirigidas, primeiro alguns colegas observam os outros, para depois fazerem também, outros decidem fazer de imediato.

A maioria deles consegue ler algumas palavras e escrevem outras com certa dificuldade, mas não grafa todas as letras do alfabeto e com os números também acontece à mesma coisa. As meninas adoram cantar e dançar. Também gostam de brincar com as bonecas e as loucinhas da sala. Os meninos por sua vez gostam de brincar com os animais e às vezes de lutinha, mas a professora já explicou que luta machuca e não é legal.

Todos da turma são ativos e bem energéticos, o que é bem comum na idade deles, mas nesta turma existem duas meninas que são irmãs gêmeas e é alvo de preocupação da professora Monica, pois estão sempre conversando, não prestam atenção na aula, e tem grande dificuldade de socializar-se com os demais alunos da turma, distraem-se com muita facilidade. No geral é possível visualizar um grande desenvolvimento afetivo e emocional da turma, demonstrando interesse, criatividade, empenho e iniciativa em muitas atividades proposta e a cada novidade descoberta.

2. Mapeamento dos principais problemas comportamentais individuais

O conceito de indisciplina apresenta uma complexidade que precisa ser considerada, e também precisa integrar diversos aspectos. É preciso, por exemplo, superar a noção arcaica de indisciplina como algo restrito à dimensão comportamental. Ainda, é necessário pensá-la em consonância com o momento histórico desta virada de século. É papel da escola, considerar o quadro concreto das condições e desenvolvimento dos alunos e de suas necessidades, bem como garantir as condições apropriadas ao processo de ensino-aprendizagem. Destacamos em especial problemas comportamentais na Educação Infantil e como o professor está lidando com a falta de limites em sala de aula. Para Rheta De Vries e Betty Zan, “o ambiente sócio-moral é toda a rede de relações interpessoais em uma sala de aula. Essas relações permeiam todos os aspectos das experiências da criança na escola”. (1998, p.11). Dar limites às crianças na Educação Infantil é iniciar o processo de compreensão e apreensão do outro, ninguém pode respeitar seus semelhantes se não aprender quais são os seus limites, e isso inclui compreender que nem sempre se pode fazer tudo que se deseja na vida, começando então a combater a indisciplina. O professor nas aulas de Educação Infantil constrói conhecimentos, firma habilidades, estrutura significações, desperta potencialidades assim também estabelecendo limites. Nos dias atuais o que observamos é que nossas crianças se apresentam hiperativas, com linguagem agressiva, rebeldes, sem educação e indisciplinadas. Os professores de hoje se sentem preocupados com essa realidade, pois estes fatores terminam influenciando no processo ensino-aprendizagem e até mesmo na formação cidadã dos alunos. Diante da problemática discutida até então e por dar ênfase nas reclamações de professores atuantes nesta modalidade de ensino sobre o comportamento de seus alunos, chegou-se ao seguinte problema: De que forma, nós docentes, podemos contribuir para amenizar a indisciplina na Educação Infantil de modo a favorecer um ambiente facilitador no processo ensino-aprendizagem?

Com a questão em mesa para ser discutida, os professores da escola municipal, Mundo Celeste das Crianças, chegaram a uma conclusão: Trabalhar com intervenção pedagógica a partir do projeto Terapia Assistida por Animais. De inicio foram apresentados dois alunos, que no parecer de todos os professores, é um dos alunos que vêm causando mais conflitos na escola. O aluno Nicolas, com sete anos de idade, tem se apresentado todos os dias com seu uniforme sujo, cabelo sem pentear. Ao chegar dentro da sala de aula, joga a mochila no chão e começa a andar por toda a sala, não consegue esperar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com