TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aterramento

Resenha: Aterramento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  Resenha  •  225 Palavras (1 Páginas)  •  544 Visualizações

Tomar um choque nunca é agradável e, além disso, pode até matar uma pessoa. Isso acontece porque quando a corrente elétrica passa pelos fios dos aparelhos, sempre há uma "fuga" de elétrons. Como o corpo humano é um bom condutor de eletricidade, acaba atraindo e conduzindo essa "sobra" de energia.

Para proteger as pessoas contra choques e evitar danos aos equipamentos elétricos é preciso "desviar" esses elétrons por meio de um sistema de aterramento, feito com fios e haste de cobre enterrada no solo. O cobre é muito melhor condutor de eletricidade que o corpo humano. Assim, os elétrons soltos acabam "preferindo" o melhor caminho para sua circulação, no caso, o fio terra, que os leva para a haste de cobre enterrada que absorve a corrente elétrica.

É muito importante que as casas e edifícios contem com um sistema de aterramento. A norma brasileira de instalações elétricas (NBR 5410) exige que todos os circuitos de tomadas de uso geral e também os que servem a aparelhos específicos (como chuveiros, ar-condicionado, micro-ondas, lava roupas etc.) tenham o fio terra.

O aterramento residencial geralmente é composto por barras cobreadas (eletrodos verticais) e cabos (condutores horizontais). Para as instalações residenciais mais simples, não existe uma planta de aterramento ou, quando existe, sua simbologia não é padronizada. Por isso, o profissional deve ler atentamente o projeto e tirar dúvidas com o projetista.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com