TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Biologia

Artigo: Atividade De Biologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  1.585 Palavras (7 Páginas)  •  1.216 Visualizações

Página 1 de 7

1) Como tais atividades, atualmente, influenciam a prática de atividades O que é uma célula e quais são os dois tipos básicos? Caracterize cada uma delas.

A célula é menor porção de matéria viva capaz de realizar as diversas funções que mantém vivo um organismo. Dois tipos básicos são unicelulares e pluricelulares, Existem seres que são formados por uma única célula capaz de e realizar todas as funções básicas (digestão, respiração): são seres unicelulares, como as bactérias e certas algas. Os pluricelulares, como árvores e os seres humanos, são formados por inúmeras células Nesses seres, as células com funções comuns agrupam-se de maneira organizada para formar tecidos, os quais, por sua vez, formam os órgãos.

Bibliografia.

CARLOS BARROS & WILSON PAULINO, Ciências “Os Seres Vivos”, Editora Ática, São Paulo, 2012. 4° edição. Cap. 1.

2) Quais são as principais biomoléculas que compõem uma célula eucariótica animal e quais são suas funções?

O núcleo das células eucarióticas contém os cromossomos, constituídos de DNA associado a proteínas histônicas. O citoplasma é bem complexo, delimitado pela membrana plasmática e divido em compartimentos, nos quais são encontradas as organelas. Dentre as organelas, estão as mitocôndrias, o retículo endoplasmático liso e rugoso, o lisossomo, o complexo de Golgi e os ribossomos, responsáveis pelas atividades metabólicas das células como digestão, respiração, secreção e síntese proteica. Outra característica distinta do seu citoplasma é a presença de filamentos e túbulos do citoesqueleto, que têm como funções: estabilização da forma celular, organização do citoplasma, locomoção e suporte mecânico.

Bibliografia.

JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Histologia básica. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.

LUNDY-EKMAN, L. Neurociência: fundamentos para reabilitação. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

MORISCOT, A. S. Histologia para fisioterapia e outras áreas da reabilitação. Rio de

Janeiro:Guanabara Koogan, 2004.

SOBOTTA. Atlas de Anatomia Humana. 20. ed. Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 1995.

3) Como é composta a membrana plasmática? Quais os tipos de transporte entre a membrana plasmática?

Ela é composta por açucares, lipídios e proteínas. Transporte passivo – quando não envolve o consumo de energia do sistema, sendo utilizada apenas a energia cinética das moléculas; a movimentação dá-se a favor do gradiente de concentração. Transporte ativo – quando o transporte das moléculas envolve a utilização de energia pelo sistema; no caso da célula viva, a energia utilizada é na forma de Adenosina tri-fosfato (ATP); a movimentação das substâncias dá-se contra o gradiente de concentração.

Bibliografia.

JUNQUEIRA, Luis C. & CARNEIRO, J. "Biologia Celular e Molecular". Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 1991. 5ª Edição. Cap. 1.

OLIVEIRA, Óscar; RIBEIRO, Elsa & SILVA, João Carlos "Desafios Biologia". Editora ASA, Porto, 2007. 2ª Edição. Cap.1.

4) Como a mitocôndria é composta estruturalmente? Qual a sua principal função?

A mitocôndria contém as membranas exteriores e interiores compostas de bicamadas de fosfolípidos e proteínas. As duas membranas, no entanto, têm propriedades distintas. Devido a esta organização de dupla membrana, existem cinco compartimentos distintos dentro da mitocôndria. São eles:

1. Membrana exterior mitocondrial,

2. Espaço intermembranar (o espaço entre as membranas exteriores e interiores),

3. A membrana mitocondrial interna,

4. O espaço de cristas (formado por invaginações da membrana interna), e

5. A matriz (espaço dentro da membrana interna).

Elas são responsáveis pela respiração celular e especializadas na produção de energia celular, a sua função é vital para a célula sem ela ocorrerá morte celular.

Bibliografia.

Alberts, Bruce; Johnson, Alexander; Lewis, Julian; Raff, Martin; Roberts, Keith; Walter, Peter. Biologia Molecular da Célula. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. 813-827.

5) Como é constituído o tecido epitelial? Quais são os tipos de epitélios e as funções de cada um?

O tecido epitelial é constituído por células justapostas, isto é, intimamente aderidas umas às outras, formando uma camada celular contínua com pouquíssimo material extracelular. Distinguem-se basicamente dois tipos de tecidos epiteliais, segundo sua estrutura e função, sendo eles o epitélio de revestimento e o epitélio glandular.

Epitélio de revestimento, revestem as superfícies externas e as cavidades do corpo, como pele, cavidade bucal, tubo digestório, mucosas das fossas nasais, árvore respiratória etc.

epitélios glandulares são formados por células com capacidade de secreção, como, por exemplo, glândulas salivares e sudoríparas.

Bibliografia.

JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Histologia básica. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.

LUNDY-EKMAN, L. Neurociência: fundamentos para reabilitação. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

MORISCOT, A. S. Histologia para fisioterapia e outras áreas da reabilitação. Rio de

Janeiro:Guanabara Koogan, 2004.

SOBOTTA. Atlas de Anatomia Humana. 20. ed. Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 1995.

6) Como é constituído o tecido conjuntivo e quais são as suas funções? Como o tecido conjuntivo pode ser classificado?

O tecido conjuntivo caracteriza-se pela presença de diversos tipos celulares separados por abundante material extracelular ou matriz extracelular. O tecido conjuntivo proporciona a sustentação estrutural e metabólica para os tecidos e órgãos do corpo humano, estabelece a integração entre os diferentes tecidos corporais, bem como regula a troca de nutrientes, gases e metabólitos entre os tecidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com