TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Biologia

Artigos Científicos: Atividade Biologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  3.193 Palavras (13 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 13

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

BOA VISTA – RR, 01 DE JULHO DE 2012.

RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO

RAIMUNDO MERUOCA LIMA FILHO

Boa Vista – RR, julho de 2012.

Sumário

1 – Introdução....................................................................................................04

2 – Justificativa..................................................................................................05

3 – Objetivo Geral ............................................................................................06

4 - Fundamentação Teórica..............................................................................06

5 - Diagnóstico escolar. ...................................................................................09

6 - Perfil da área de estágio (Diagnóstico junto aos gestores – resultado do questionário. .....................................................................................................09

7 - Coleta de dados..........................................................................................10

8 - Metodologia................................................................................................12

9 – Análise........................................................................................................12

10 – Considerações finais.................................................................................15

11- Bibliografia..................................................................................................17

Anexos

1 – Introdução

Aprender e ensinar geografia nos tempos atuais “globalizados” significa exercer uma profissão repleta de novas desafios e constituição de conhecimentos de naturezas diversas, ao tempo um grande desafio com ricas possibilidades de uma abordagem mais crítica de diversos temas, conteúdos e conceitos fundamentais para o entendimento dos fatos, fenômenos e suas características no âmbito desse mundo de relações dinâmicas.

No dia 26 de março de 2012, iniciei o que poderíamos chamar de momento mais marcante na formação do professor, e do componente curricular do estágio supervisionado em geografia, me posicionando assim na "linha de frente", interligando minhas teorias apreendidas no campus e com as prática de fato, passando a assumir de forma efetiva as etapas de observações e regências em sala de aula do Ensino Fundamental II, na Escola Estadual Sônia de Brito, localizada na zona leste do município de Boa Vista – RR.

A princípio nesta etapa inicial de estágio uma das atitudes adotada foi a de observar as instalações físicas do espaço e os recursos pedagógicos disponíveis na unidade escolar, em seguida observei os métodos e ensino prático pelo professores regentes e ritmos de aprendizagem das turmas dos 6º, 7º, 8º e 9º anos, e a partir de minha análise, preparar o plano de trabalho a ser executado nas aulas.

Caracterizo essa etapa de estágio como uma experiência enriquecedora, e um momento de muitas angustias e dúvidas, preocupações e inquietações, é verdade, mas enriquecedora. Tais angustias, podem ser deduzidas mediante o medo que o ser humano preconceitualiza frente ao desconhecido ou as novas experiências não vivenciadas, pautadas dentro de novas posturas das relações sociais que o próprio homem vem adotando.

Esta ação foi acompanhada pela professora Elizabeth, que me auxiliou na análise dos documentos norteadores para a prática escolar, e com o apoio incondicional do professor regente, com orientações oriundas de suas experiências, bem como na avaliação e dinâmicas das aulas planejadas.

2 - Justificativa

Estágio Supervisionado é um instrumento imprescindível, que proporciona aos alunos dos cursos de Licenciaturas e Bacharéis um contato com a realidade na qual o mesmo atuará. Caracteriza-se como um momento de análise de entendimento e apreensão do contexto real vivenciado na pratica, e até como uma maneira de auto-identificação na futura profissão, constituindo-se como um elemento indispensável para a formação profissional.

Como diz: Valda Marcelino Tolkimitt,

Uma vez que na escola o aluno é referencial de todas as disciplinas, que este aluno é um corpo e um corpo em movimento, ele é passível de ser conhecido, conhecer-se e dominar suas estruturas corporais. Ele não poderá se localizar em um espaço geográfico, como é solicitado a ele pela Geografia; não poderá se situar na contemporaneidade e dialogar com o passado, como pede a História; não poderá exercer a sua necessária participação sociointeracionista na Ciência, na Matemática, na Língua Portuguesa, se ele é um corpo fragmentado, reprimido, oprimido historicamente. (TOLKIMITT, p, 145.1999).

O Estágio é entendido como momento de incorporar as duas realidades entre o professor e aluno, ou seja, é lugar ímpar de contato física pró-têmpore com as suas bases do passado e futuro dentro de uma perspectiva no contexto do âmbito de trabalho. Pode ser, também configurada como parte integrante do processo de formação inicial e constitui-se como o espaço, por excelência das relações dialéticas entre a teoria e a prática.

Segundo o entendimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBEN/9394/96). No Art. 82 – Os sistemas de ensino estabelecerão as normas para a realização dos estágios dos alunos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com