TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Embriologia

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE PROGRAMADA III

Prof. Márcio F. Dutra

Aluno(a): Mahoany Machado Madalena   Data: 07/04/2014

  1. Escolha uma imagem (desenho esquemático ou fotomicrografia óptica) representativa de cada um dos 4 tipos principais de ovos (oligolécito, mesolécito, telolécito e centrolécito). Para cada imagem, faça uma legenda explicando qual a quantidade e a distribuição de vitelo presente em cada tipo de ovo. Também, para cada exemplo cite pelo menos 2 animais.

[pic 1]

Ovos Oligolécitos – são aqueles que possuem pequena quantidade de vitelo, e este se encontra bem distribuído pelo citoplasma. Podem ser chamados também de Isolécitos.

Encontra-se este tipo de ovo em mamíferos placentários e echinodermos.

[pic 2]

Ovos mesolécitos – também chamados de heterolécitos, são aqueles cuja quantidade de vitelo é moderada e distribuída de maneira heterogênea no citoplasma. À parte em que se encontra maior quantidade de substância nutritiva dá-se o nome de polo vegetativo, enquanto à outra que se encontra o núcleo, chama-se de polo animal.

Ovos de moluscos e anfíbios são deste tipo – os últimos com uma pigmentação característica.

[pic 3]

Ovos telolécitos – apresentam grande quantidade de vitelo. Devido a esta quantidade e densidade, este se concentra mais em uma parte do ovo, formando o polo vegetativo e deslocando o núcleo e mateias citoplasmáticos (que são menos densos) para o polo animal.

Ovos de aves, répteis e mamíferos monotremados são exemplos de telolécitos.

[pic 4]

Ovos centrolécitos – possuem também grande quantidade de vitelo, porém o disco citoplasmático (com o núcleo) encontra-se no centro da célula-ovo. Desta forma, o vitelo se encontra distribuído ao redor da parte central da célula.

Ovos típicos de arthropodes, como insetos e aranhas.

  1. Escolha uma imagem (desenho esquemático) representativa de cada um dos seguintes tipos de clivagem: A) Clivagem holoblástica ou total: 1) Radial; 2) Espiral e 3) Bilateral. Após, faça uma legenda para cada uma das imagens fazendo a definição de cada tipo de clivagem e cite pelo menos 2 animais como exemplo.

Chama-se de clivagem ou segmentação o processo de “celularização” do zigoto. Sucessivas divisões mitóticas darão origem aos blastômeros.

Há, basicamente, dois tipos de segmentação, a holoblástica ou total, que atinge o ovo em sua totalidade, e a meroblástica ou parcial, que ocorre em apenas uma parte do ovo.

A) podemos classificar as clivagens holoblásticas em:

RADIAL – ocorre neste tipo de segmentação uma alternância dos planos de clivagem meridionais e latitudinais regular. Os fusos mitóticos são alternadamente verticais e horizontais. Os dois primeiros planos de clivagem passam pelo eixo polo animal-polo vegetativo, sendo perpendiculares entre si e gerando 4 células iguais. Enquanto o terceiro plano é perpendicular aos anteriores e dá origem a 8 células. Isto ocorre em echinodermos, como o ouriço-do-mar, que possuem ovos oligolécitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (182.9 Kb)   docx (121.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com