TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Biologia

Exam: Atividade de Biologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Exam  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade Biologia

TATHYANNE LEMES BATISTA

CENTRO UNIVERSITARIO STUDIUM THEOLOGICUM

2014

Titulo da atividade

Trabalho apresentado a Disciplina de Conhecimento sobre o corpo I , Docente Especialista Silas C. Teixeira, no curso de Graduação em Educação Física, para obtenção da nota em participação de atividades.

CENTRO UNIVERSITARIO STUDIUM THEOLOGICUM

2014

Atividade de Biologia

1) O que é uma célula e quais são os dois tipos básicos? Caracterize cada uma delas.

- Célula é a unidade estrutural e funcional fundamental dos organismos vivos. Dessa maneira, de acordo com a teoria celular, todos os organismos vivos são compostos por células.

- Os dois tipos de células são as procarióticas(procariontes), e as eucarióticas(eucariontes).

2) Quais são as principais biomoléculas que compõem uma célula eucariótica animal e quais são suas funções?

- A célula eucariótica , para sua sobrevivência, necessita realizar uma série de reações, que chamaremos de reações metabólicas, algumas delas são: respiração celular, digestão, divisão,secreção celular e sínteses de proteínas, de lipídios,entre outras. Para que essas reações ocorram, é necessária a presença de biomoléculas, isto é, moléculas da vida.

Principais Biomoléculas: água, os carboidratos, os lipídios, as proteínas e os ácidos nucléicos, conhecidos por DNA e RNA, estas biomoléculas atuam como unidades construtoras das células animais.

-Funções principais destas biomoléculas:

Água: é o maior constituin¬te do organismo humano, constituindo cerca de 70% da composi¬ção corporal, indispensável para todas as ativida¬des metabólicas. Considerada o principal solvente celular.

- Carboidratos: considerados as maiores fontes de energia para o metabolismo celular, são os açúcares encontrados em abundância na natureza. Podem ser encontrados sobre a forma de monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos (função de reserva energética, como estrutu-ral).

Lipídios: são as gorduras encontradas no corpo humano, insolúveis em água e solúveis somente em solventes orgânicos. Além da função de reserva energética, os lipídios são importantes na manutenção da temperatura corporal e, também, são os principais componentes das membranas celulares.

- Proteínas: consideradas as moléculas mais importantes do corpo humano, necessárias para todas as funções básicas das células, compostas por uni¬dades repetidas de aminoácidos, que podem ser obtidos pela alimentação ou são sintetizados pelo próprio organismo.

3) Como é composta a membrana plasmática? Quais os tipos de transporte entre a membrana plasmática?

A membrana plasmática e formada basicamente, por lipídeos e proteínas.

- Transporte Passivo: uma vez que a substância passa do meio mais concentrado para o menos con¬centrado e pode ser subdividida em três tipos: a difusão simples, onde a substância consegue atravessar a membrana plasmática. A difusão facilitada necessita de um canal protéico para conseguir passar.

- Transporte ativo: para transportar a molécula contra o gradiente de concentração.

4) Como a mitocôndria é composta estruturalmente? Qual a sua principal função?

- As mitocôndrias são delimitadas por duas membranas lipoproteicas semelhantes às demais membranas celulares. Enquanto a membrana externa é lisa, a membrana interna possui inúmeras prega.

- Responsá¬vel pela respiração celular, es¬pecializadas na produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com