TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuação Da Fisioterapia Em Portadores Da DPOC

Casos: Atuação Da Fisioterapia Em Portadores Da DPOC. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  856 Visualizações

Página 1 de 4

Atuação da Fisioterapia em Portadores da DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica)

Epidemiologia e Bioestatística

Cabo Frio

2014

O que é a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica)?

A DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) é uma doença irreversível e sistêmica, pois acaba afetando todo o corpo, que pode se agravar sem o tratamento, está ligada principalmente ao tabagismo, pois todo fumante que continua a fumar é ou será um DPOC, comprometendo a qualidade de vida. Mas outros fatores de risco são poluição atmosférica, profissões, clima (mas não é determinante), idade, álcool e o tabagismo.

A DPOC refere-se a um bloqueio do fluxo de ar, deixando a respiração difícil. É uma doença lenta, por isso é comum às pessoas acharem que é uma doença de pessoas idosas e não se preocupam com ela. Na verdade, a doença atinge principalmente pessoas com mais de 40 anos, podendo ser sim identificada em pessoas mais jovens.

Geralmente começa com uma discreta falta de ar quando fazem esforços como subir escadas, andar depressa ou praticar exercícios físicos, mas com o passar do tempo, a falta de ar se torna mais frequente e surge depois de esforços menores, como escovar os cabelos e dentes e até em repouso, nas fases mais avançadas.

Os pacientes com DPOC grave são internados no hospital com muita frequência, as complicações são:

HIPERINSUFLAÇÃO PULMONAR (Retém uma quantidade de ar maior nos pulmões, alterando a frequência respiratória)

LIMITAÇÃO DE FLUXO AÉREO (Entra menor quantidade de ar)

INFLAMAÇÕES SISTEMICAS (Processos infecciosos com maior frequência, pelo corpo)

ALTERAÇÕES MUSCULO-ESQUELÉTICA (fraqueza nos músculos e perda de peso)

Sintomas: Dispneia (falta de ar), tosse, sibilância (chiado no peito), produção de secreção, infecção respiratória com repetição, descondicionamento físico, depressão, ansiedade e isolamento.

A DPOC é um grupo de doenças pulmonares e com isso existem duas formas principais de DPOC:

TIPO1: Principal é a Bronquite Crônica, que obstrui mais a passagem, que inflama e produz mais secreção.

TIPO2: Principal é a Enfisema Pulmonar, que acabam destruindo os alvéolos.

Os resultados dos dados epidemiológicos a seguir comprovam as informações obtidas acima, extraída a partir do Projeto PLATINO - Projeto Latino-americano de Investigação em Obstrução Pulmonar (2005-São Paulo). Os dados populacionais são oriundos do censo de 2000 do IBGE.

O Estudo PLATINO avaliou os indivíduos com 40 ou mais anos de idade residente da Grande São Paulo. Ele foi um estudo criado para se avaliar a prevalência da DPOC e analisar o impacto desta doença. O estudo constou de aplicação de questionários e espirometria pré e pós-broncodilatador. Nesse estudo a prevalência total da DPOC foi de 15,8%, sendo 18% nos homens e 14% nas mulheres.

A distribuição de DPOC pela faixa etária foi que indivíduos de 40 a 49 anos, 8,4%; 50 a 59 anos, 16,2%; Mais de 60 anos, 25,7%. Na população total estudada, a prevalência de tabagismo ativo foi de 24%, enquanto 33,1% eram ex-tabagistas e 42,9% foram considerados como nunca tendo fumado, mas já haviam sido expostos à fumaça de lenha, ao carvão como combustível para aquecimento ou cozinhar.

Assim, é possível afirmar que o fator ao estado de fumantes foi 26,2%. Isto quer dizer que o controle do tabagismo preveniria o desenvolvimento da DPOC em pelo menos um em cada quatro fumantes.

TRATAMENTOS FISIOTERÁPICOS

O tratamento da DPOC tem como metas, diminuir a quantidade de secreções e prevenir infecções respiratórias; melhorar o padrão respiratório dos pacientes; minimizar os ataques de dispneia; melhorar a postura e aumentar a capacidade ao exercício físico.

A reabilitação pulmonar normalmente é feito com treinamento físico, aconselhamento nutricional e aconselhamento sobre a doença, medicamento… Você vai trabalhar com uma variedade de especialistas, ela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com