TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BACTÉRIAS

Tese: BACTÉRIAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Tese  •  1.399 Palavras (6 Páginas)  •  672 Visualizações

Página 1 de 6

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

BACTÉRIAS

MICROBIOLOGIA PRÁTICA (SDE 0524)

SÃO JOSÉ

SETEMBRO 2014

INTRUDUÇÃO

As bactérias apresentam uma estrutura celular bastante simples, quanto a morfologia, forma, tamanho e agrupamento

Esta forma de vida unicelular e procarionte pode ser encontrada isolada ou em colônias. Muitas bactérias possuem estruturas extracelulares como flagelos ou cílios, organelas de locomoção presentes nas bactérias móveis.

Muitas delas podem possuir esporos (formações que conferem resistência às bactérias), devido ao meio ambiente inadequado à sua condição de vida, esta é uma forma delas se manterem vivas até encontrarem sua condição ideal de sobrevivência. Há ainda aquelas que não possuem esporos, estas são chamadas de vegetativas.

De forma geral, as bactérias apresentam entre suas organelas: cápsula, membrana plasmática, ribossomos, parede celular, DNA, flagelo e pílus. Elas podem ser classificadas em dois grupos: gram-positivas ou gram-negativas.

MORFOLOGIA

As bactérias podem apresentar-se em formas esféricas, chamadas cocos, bacilos, cocobacilos, vibriões, espirilos e espiroqueta.

Os cocos são redondos, mas podem ser ovais, alongados ou achatados em uma das extremidades. Quando as bactérias dessa forma se dividem, as células podem permanecer unidas umas as outras. Quando surgem aos pares, tem-se os diplococos, em cadeias, tem-se os estreptococos e em cachos, os estafilococos.

Os bacilos, ao contrario dos cocos, só se dividem no plano sobre seu eixo menor de tal forma que são poucos arranjos ou agrupamentos. Os diplobacilos aparecem aos pares e estreptobacilos ocorrem em cadeias. Alguns bacilos assemelham-se a lanças, outros têm extremidades arredondadas ou retas.

Alguns bacilos assemelham-se tanto aos cocos, que por isso são chamados cocobacilos.

Os vidriões, tem o corpo rígido e são como vírgulas.

Os espirilos, são assim chamados, quando apresentam-se em forma de saca-rolhas.

Já a espiroqueta, este grupo de organismos espiralados, apresentam seu corpo mais flexível.

A forma das bactérias é uma característica genética e geralmente estas são monomórficas, mantendo-se em uma mesma forma. Entretanto, algumas condições ambientais e de cultivo, podem fazer com que os organismos apresentem formas ou arranjos diferentes.

ESTRUTURA BACTERIANA

Dentre os componentes da estrutura bacteriana, podemos citar, a membrana citoplasmática, também chamada de membrana plasmática, é uma estrutura de aproximadamente 8 nm de espessura. Estrutura esta, responsável pela separação do meio interno (citoplasma) e externo, sendo vital para a célula.

A membrana plasmática é composta por proteínas imersas em uma dupla camada de lipídeos, sendo os fosfolipídeos os mais importantes. Além das interações hidrofóbicas e pontes de hidrogênio, cátions como Mg++ e Ca++ são responsáveis pela manutenção e integridade da membrana.

Atua como uma barreira altamente seletiva, impedindo a livre passagem de moléculas e íons, possibilitando assim, a concentração de metabólitos específicos dentro da célula. Além disso, a excreção de substâncias inúteis à célula também é feita através da membrana.

Outra estrutura bacteriana é a parece celular, sendo que sua importância de dá, pela diferença de pressão entre o interior das bactérias e o meio externo. Se não fosse a presença da parede celular, as bactérias estourariam. Além disso, a parede desempenha um papel importante na divisão celular, atuando como iniciadora da sua própria biossíntese, dando origem ao septo que separa as duas novas células oriundas da divisão celular.

GRAM-POSITIVAS E GRAM-NEGATIVAS

Nas bactérias Gram-positivas, 70% a 75% da parede bacteriana é composta por peptidoglicano e apresentam de cor roxa quando coradas pelo método de Gram.

A parede das gram-positivas é praticamente formada de uma só camada, enquanto a das gram-negativas é constituída por estruturas de múltiplas camadas bastante complexas, que não retêm o corante quando submetidas a solventes nos quais o corante é solúvel, sendo descoloradas e, quando acrescentado outro corante, adquirem a nova coloração. Entretanto, Os dois tipos de parede apresentam uma camada em comum, situada externamente à membrana citoplasmática que é denominada camada basal, mureína ou peptídeoglicano. A segunda camada, presente somente na células das gram-negativas é denominada membrana externa. Entre a membrana externa e a membrana citoplasmática encontra-se o espaço periplasmático no qual está o peptídeoglicano.

As Gram-negativas apresentam de cor avermelhada quando coradas pelo método de Gram.

PLASMÍDIOS

No citoplasma de muitas bactérias, existem moléculas menores de DNA, também circulares, cujo os genes não codificam características essenciais, porém muitas vezes conferem vantagens seletivas à bactéria que as possui. Estes elementos extra cromossômicos, denominados plasmídeos são autônomos, isto é, são capazes de autoduplicação independente da replicação do cromossomo e podem existir em número variável no citoplasma bacteriano.

CÁPSULA

Muitas bactérias apresentam externamente à parede celular, uma camada viscosa denominada cápsula. As cápsulas são geralmente de natureza polissacarídica, apesar de existirem cápsula constituídas de proteínas.

A cápsula constitui um dos antígenos de superfície das bactérias e está relacionada com a virulência da bactéria, uma vez que a cápsula confere resistência à fagocitose.

Algumas espécies bacterianas que apresentam cápsula são do gênero Streptococcus, Staphylococcus e Bacillus e as da família Enterobacteriaceae.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com