TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BACTÉRIAS BENÉFICAS AO HOMEM

Por:   •  10/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.025 Palavras (5 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO

CAMPUS TEIXEIRA DE FREITAS- BAHIA

LAIANE PEREIRA RIOS

RELATÓRIO

TEIXEIRA DE FREITAS-BA

JULHO DE 2013

LAIANE PEREIRA RIOS

RELATÓRIO

Relatório técnico apresentado como requisito de avaliação na disciplina Português, no 2º ano Agropecuária, do Instituto Federal Baiano Campus Teixeira de Freitas.

Professora: Laikui  Lins

TEIXEIRA DE FREITAS-BA

JULHO DE 2013

SUMÁRIO

  1. RESUMO................................................................................................. 4
  2. OBJETIVOS............................................................................................ 5

2.1 Objetivo geral................................................................................... 5

2.2 Objetivos específicos...................................................................... 5

  1. INTRODUÇÃO......................................................................................... 6
  2. DESENVOLVIMENTO............................................................................. 7
  3. CONCLUSÃO.......................................................................................... 9
  4. ANEXOS.................................................................................................10
  5. REFERÊNCIAS......................................................................................13

  1. RESUMO

Este trabalho foi realizado tendo como tema: Bactérias inimigas do homem. O trabalho foi apresentado de forma diferente, o que despertou interesse maior nas pessoas que foram apreciar o desenvolvimento da exposição dessas bactérias feita na sala. Das tantas bactérias “inimigas” do homem, o foco maior foi nas bactérias que causam as doenças: Meningite, Botulismo e Tétano.

Palavras-chave: Bactérias, exposição, doenças.

  1. OBJETIVOS

2.1 Objetivo geral:

Expor e apresentar de forma diferente e criativa o tema “Bactérias inimigas do homem”.

2.2 Objetivos específicos:

  • Desenvolver uma exposição atraente;
  • Buscar fontes seguras sobre o tema;
  • Transmitir segurança no que está sendo passado as pessoas;
  • Separar o assunto entre os componentes do grupo de forma coerente;
  • Despertar interesse nos visitantes;
  • Apresentar de forma concisa;
  • Superar os objetivos esperados pelo professor.

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho teve como tema “Bactérias inimigas do homem”. Muitas são as bactérias que fazem mal ao homem, mas na exposição foi focado apenas três doenças que são causadas por bactérias, conforme a professora orientou. As doenças são: Meningite, Botulismo e Tétano. No decorrer do trabalho, foi apresentado os sintomas, formas de prevenção, tratamento e causas de cada uma dessas doenças citadas a cima. Tudo que o foi apresentado verbalmente foi também demonstrado através de imagens, desenhos animados e cartazes para que os visitantes se sentissem atraídos pelo assunto abordado.

  1. DESENVOLVIMENTO

No dia 25.06.13, terça-feira, pela manhã, foi realizado no 2º ano de Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, uma exposição que tinha como tema “Bactérias, amigas ou inimigas?”. A sala de aula foi dividida em quatro grupos: “Bactérias inimigas da agropecuária”, “Bactérias inimigas do homem”, “Bactérias amigas do homem” e Bactérias amigas da agropecuária”.

O tema abordado nesse relatório é sobre “Bactérias inimigas do homem, no qual foi apresentado pelos componentes: Augusto Guerra, Danielle Rey, Gabriel Samir, Keice Aguilar, Laiane Rios, Sáskia Nascimento e Wallas Moraes. A forma de divisão da apresentação foi uma dupla (Augusto e Keice) com a doença Tétano causada pela bactéria Clostridium tetani, que pode estar presente no solo e que penetram no corpo através de lesões. Essa bactéria libera toxinas que atuam sobre os nervos motores provocando fortes contrações musculares, levando a morte por parada respiratória e cardíaca se não for tratada a tempo. Uma das prevenções dessa doença é a vacinação e se acontecer de ocorrer ferimentos profundos aplica-se um soro antitetânico que é pouco eficaz se a toxina tiver atingido os nervos. Por esse motivo é melhor prevenir através da vacinação pois o tétano é uma doença que leva a morte muito rapidamente.

Outra dupla foi Sáskia e Wallas com a doença Botulismo que é causada pela bactéria Clostridium botulinum presente em alimentos industriais mal processados, se adere essa doença através da ingestão desses alimentos. O Botulismo causa paralisia muscular. Deve ser tratada rapidamente se não será fatal, pois pode paralisar os músculos que são responsáveis pela respiração. A forma de tratamento é feito através do soro antitoxina. E teve um trio (Danielle, Gabriel e Laiane) com a doença Meningite que é causada pelas bactérias Neisseria meningitidis, Hemophilus influenzae ou Streptococcus pneumoniae. Essas bactérias inflamam a meninge causando febre alta, dor de cabeça, rigidez do pescoço, vômito e pode até levar a morte. A contaminação dá-se pelas vias respiratórias, quando se inala partículas contaminadas por saliva ou secreção nasal de um portador da bactéria. Uma forma de prevenir é evitar aglomeração em lugares pouco ventilados e contato com pessoas que estão contaminadas, lembrando que essas pessoas podem não apresentar sintomas da infecção. O tratamento da Meningite é por antibióticos específicos. Esses antibióticos devem ser tomados durante todo período que o médico receitou, mesmo se os sintomas pararem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (449 Kb)   docx (360.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com