TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIO FISICA

Artigo: BIO FISICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  837 Palavras (4 Páginas)  •  1.001 Visualizações

Página 1 de 4

3

Notas: 1 Já quando falamos de pressão nos pulmões e seu papel na respiração, falamos de ventilação pulmonar, que é o processo físico de entrada e saída de ar nos pulmões. Assim, quando o ar atmosférico entra nos alvéolos pulmonares, após ocorrer a ventilação pulmonar, o oxigênio contido no ar alveolar se difunde para os capilares pulmonares, vai para o coração e é bombeado para os tecidos, a fim de suprir suas necessidades metabólicas.

Olhando para as figuras abaixo, relate o nome das cavidades e membranas que aparecem na ilustração da pressão pulmonar e sua função na respiração.

FONTE: MOURÂO JÚNIOR, C. A.; ABRAMOV, D. M. Fisiologia Essencial. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011, p. 147.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Escolher uma resposta. a. A = cavidade pleural (delimitada pela membrana chamada pleura). B = atmosfera. C = músculo diafragma. D = alvéolos pulmonares.

b. A = músculo diafragma. B = alvéolos pulmonares. C = cavidade pleural (delimitada pela membrana chamada pleura). D = atmosfera.

c. A = atmosfera. B = cavidade pleural (delimitada pela membrana chamada pleura). C = alvéolos pulmonares. D = músculo diafragma.

d. A = alvéolos pulmonares. B = músculo diafragma. C = atmosfera. D = cavidade pleural (delimitada pela membrana chamada pleura).

e. Nenhuma das demais alternativas está correta.

..Question 4

Notas: 1 O pulmão é um órgão______________ com malha de ______________. Ele pode ser comparado a um balão, cuja abertura corresponderia ao ______________. O pulmão está encerrado dentro de uma caixa rígida que é a ______________. A caixa torácica tem um volume bem maior do que o ______________.

Assinale a alternativa que preencha respectivamente as lacunas do texto acima:

Escolher uma resposta. a. muscular; fibras elásticas; centro do pulmão; caixa pulmonar; pulmão vazio.

b. elástico; fibras elásticas; hilo pulmonar, caixa torácica; pulmão cheio.

c. oco; fibras elásticas; minipulmão; caixa torácica; pulmão cheio.

d. muscular; fibras conjuntivas; centro do pulmão, caixa pulmonar; pulmão vazio.

e. elástico; fibras conjuntivas; hilo pulmonar, caixa torácica; pulmão vazio.

..Question 5

Notas: 1 Quando o pulmão se enche de ar, ele ocupa toda a extensão da caixa torácica, sendo que podemos considerar que neste momento (“sob tensão”), a sua pressão intra-alveolar, é igual à pressão atmosférica. Assim:

I) Vale salientar que não é uma pressão interna positiva que “empurra” as paredes do pulmão promovendo a distensão dos órgãos, mas sim uma pressão negativa, que rodeia o exterior do pulmão, puxando-o para fora e estirando-o.

II) Na inspiração, a caixa torácica, ao se expandir, mostra a pressão intrapleural que é negativa (pressão de sucção). Desta forma, essa pressão “aspira” o pulmão em direção à parede torácica; daí, o pulmão se estende mais, causando o aumento do volume dos alvéolos.

III) Na expiração, os músculos intercostais e o diafragma relaxam, e a própria elasticidade do pulmão “traciona” as pleuras e a cavidade torácica até a posição original, criando uma pressão intra-alveolar positiva; isso faz com que o ar saia dos pulmões.

Com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com