TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIODEGRADAÇÃO/BIODETERIORIZAÇÃO DA MADEIRA

Por:   •  9/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.222 Palavras (5 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 5

BIODEGRADAÇÃO/BIODETERIORAÇÃO DA MADEIRA

A madeira ocupa uma posição destacada em relação a outros materiais, pois apresenta uma ampla gama de aplicações. Suas propriedades físicas, químicas e mecânicas, aliadas à versatilidade deste material como elemento decorativo, são responsáveis pela sua inclusão em boa parte dos projetos arquitetônicos e de engenharia, bem como na industrialização de móveis, instrumentos musicais e vários outros tipos de produtos.

A madeira é um material renovável e importante, mas pode ser deteriorada por agentes biológicos, por reações químicas e outros agentes, que causam prejuízos a ambos, produtores e consumidores, tanto no que se refere ao material como na mão-de-obra para substituí-lo.

A deterioração e/ou degradação de materiais de origem renovável são necessárias e essenciais no balanço natural para a continuidade do reaparecimento destes mesmos materiais em data futura, pois exige a disponibilidade de elementos simples como o carbono, oxigênio e hidrogênio na sua composição: Enquanto o dióxido de carbono retorna para o ar com a deterioração de produtos, a água, sais minerais e outros elementos retornam para o solo e tornam-se novamente disponíveis para o surgimento/ desenvolvimento de novas plantas, animais ou outros produtos.

No decorrer de milhões de anos de evolução a natureza selecionou organismos que obtêm alimento direta ou indiretamente da madeira. Entre eles, se incluem bactérias, fungos, insetos, moluscos e crustáceos, que decompõe a madeira para utilizar parcial ou totalmente os seus constituintes como fonte de energia.

Os agentes físicos e químicos atuam em conjunto com os biológicos na madeira, acelerando o processo de deterioração. Destes agentes, os biológicos são os de maior importância, sendo os fungos os responsáveis pela maior proporção de danos causados à madeira, uma vez que eles ocorrem com maior freqüência neste tipo de material.

PRINCIPAIS AGENTES

Normalmente em cada ambiente, nicho ecológico, que a madeira é utilizada ocorre uma combinação de organismos que podem ataca-la simultaneamente, entretanto para uma melhor analise vamos isola-los.

BACTERIAS

Atacam no estado úmido (quando recém cortada, ainda na forma de tora, úmida na forma de peças ou lâminas após processamento industrial, esta submersa em agua ou por outra razão venha a adquirir umdade)

Ataque lento (primeiro no tecido radial, depois na parede celular no tecido e nos tecidos vizinhos), predominância nas células radias e tecidos vizinhos faz uma perfuração na madeira “perfuração radial”. Tal perfuração embora ajude a madeira a secar mais rápido, mas se ocorrer uma chuva rapidamente se tornara úmida. Na madeira úmida são os primeiros organismos a atacar.

FUNGOS

Tirando as bactérias, os fungos são os agentes biológicos que atacam a madeira em maiores proporções, se desenvolvem com rapidez e ocorre em praticamente todos os nichos ecológicos.

Condições climáticas mais quentes, toras cortadas em floresta tropicais sempre fungo

Condições básicas para o fungo se instalar na madeira: se relacionam à fonte de alimento, teor de umidade da madeira, temperatura, teor de oxigênio livre e ao seu pH, depende do tipo de fungo, cada um atua no nicho em que encontra melhores condições de adaptação.

Fonte de alimento: Os extrativos(látex, sub produtos da madeira) são uma grande fonte de variação, responsáveis pela maior ou menor resistência do fungo.

Temperatura: 24 a 32 ideal.

Ph: normalmente ambientes ácidos, alguns superior a 7. 2 a 9

Oxigenio: Segundo a literatura, teores de oxigênio de aproximadamente 1% já permitem o desenvolvimento de fungos e, quanto maior ele for, até o teor de oxigênio normal na atmosfera, maior será a atividade destes microrganismos deterioradores.

Teor de umidade:

Acima de 20 % U para fungos manchadores e emboloradores (perde muito valor de mercado)

De 20 a 40 % U para fungos de podridão seca

De 40 a 60 % U para fungos de podridão úmida  

De 30 a 80 % U para fungos de podridão mole

Controle: O controle da deterioração de madeiras suscetíveis a fungos é normalmente feito com o uso de produtos químicos, tóxicos aos organismos adaptados a este tipo de substrato. No entanto, a simples manipulação das variáveis necessárias para o desenvolvimento de fungos na madeira é uma das alternativas existentes e poderá ser uma prática economicamente viável.

Há também eliminação da umidade (+ eficiente, depende da empresa) ou oxigênio (cria uma lamina de agua isolando-a do oxigênio livre, submerge-enterra-aguaintermitente), alteração do ph(alto custo).

SUBSTANCIAS TÓXICAS

Há aquelas impregnadas pela própria arvore ou por outro indivíduos, sendo o homem ou susbstancias microbiológicas.

MANCHA QUIMICA

Não tem nada a ver com agente biológicos, se desenvolve pela reação química dos produtos  existentes naturalmente na madeira (extrativos) e o oxigênio da atmosfera. Pode variar de amarela para marrom, coloração acizentada. Isolar o oxigênio atmosféricos por meio de vernizes ou outros material de acabamento é eficaz para prevenção.

INSETOS

Há em torno de 26 ordens da classe Insecta, as mais importantes: a. Coleóptera ( besouros) (deteriora a madeira de maior importância econômica no país, já que causa fortes danos a madeira seca e infesta quantas vezes quiser até reduzir a pó, no brasil o ciclo de vida desse bicho é o ano todos GRAVE – família lyctidae );

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com