TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIODIVERSIDADE

Por:   •  20/9/2016  •  Artigo  •  2.278 Palavras (10 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Universidade Federal do Pará

Campus de Altamira/Polo Uruará

Faculdade de Etnodiversidade

Curso de Licenciatura em Educação do Campo

Bruno Antônio Facchi

Denise dos Santos Ferreira

Edenilson Jorge Silva

Elias Soares da Silva

Gelsivan de Deus Pereira

Iraildo Caciano Bonfim

Jaynne da Silva Quanz

Laurilene Matos da Silva

Nadilcy de Alcântara Freitas

Veronice dos Santos Ferreira

DIVERSIDADE DE ESPÉCIE DA FAUNA E FLORA NAS TIPOLOGIAS DE FLORESTAS PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA.

URUARÁ – PA

2016

Bruno Antônio Facchi

Denise dos Santos Ferreira

Edenilson Jorge Silva

Elias Soares da Silva

Gelsivan de Deus Pereira

Iraildo Caciano Bonfim

Jaynne da Silva Quanz

Laurilene Matos da Silva

Nadilcy de Alcântara Freitas

Veronice dos Santos Ferreira

DIVERSIDADE DE ESPÉCIE DA FAUNA E FLORA NAS TIPOLOGIAS DE FLORESTAS PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA.

Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota parcial da disciplina de Biodiversidade do Curso de Licenciatura em Educação do Campo sob a orientação do prof. Dr. Francisco Plácido Magalhães Oliveira.

[pic 2]

URUARÁ – PA

2016

Diversidade de espécie da fauna e flora nas tipologias de florestas primária e secundária.

Laurilene Matos da Silva[1]

Nadilcy de Alcântara Freitas[2]

Bruno Antônio Facchi[3]

Denise dos Santos Ferreira[4]

Jaynne da Silva Quanz[5]

Elias Soares da Silva[6]

Iraildo Caciano Bonfim[7]

Gelsivan de Deus Pereira[8]

 Veronice dos Santos Ferreira[9]

Edenilson Jorge Silva[10]

Resumo: O presente artigo tem como objetivo identificar, analisar e compreender a biodiversidade existente nas áreas de floresta primária e floresta secundária. Este estudo possibilita o entendimento das diferenças e similaridades da flora e fauna das áreas pesquisadas. Neste trabalho pretende-se demostrar os resultados obtidos após a análise do material coletado durante a pesquisa, bem como o método e os recursos utilizados para alcançá-los. Além disso, aborda a importância da preservação e conservação da biodiversidade, fazendo uma reflexão sobre os impactos causados pela ação do homem no meio ambiente.

Palavras chave: Biodiversidade, fauna e flora, impacto ecológico.

Abstract: This article aims to identify, analyze and understand the existing biodiversity in the areas of primary and secondary forest. This study provides an understanding of the differences and similarities of the flora and fauna of the surveyed areas. This paper aims to demonstrate the results obtained after the analysis of the collected during the research material, and the method and the resources used to achieve them. Furthermore, it addresses the importance of preservation and conservation of biodiversity, making a reflection on the impacts caused by human action on the environment.

Keywords: Biodiversity, flora and fauna, ecological impact.

1. Introdução

A biodiversidade é um termo utilizado para conceituar a grande variedade de seres vivos existentes no planeta. Além disso, ela inclui também o papel dos organismos nos ecossistemas. Esse conjunto no qual estão inseridos indivíduos como as plantas, os animais, os micro-organismos e etc., possuí grande importância econômica, médica e ecológica para a humanidade. Conhecer e compreender a biodiversidade em sua totalidade gera condições de preservá-la, e também garante a sobrevivência de todos os envolvidos nesse grande grupo biológico.

Segundo Edward O.Wilson (Diversidade de Vida, Ed.Companhia das Letras, 1994) a terra tem tanta diversidade de espécies, que é preciso um estudo mais aprofundado sobre esses seres, ou seja, ainda existem muitos organismos para serem descobertos cientificamente. Daí a necessidade de se adquirir mais conhecimentos sobre esse assunto.

Apesar de diversas ações em favor da conservação e preservação da biodiversidade, ainda assim, ela vem sofrendo ameaças. O homem através do mau uso dos recursos biológicos tem provocado grandes impactos sobre o meio ambiente. E isso resulta na alteração da cadeia alimentar, extinção de espécies animais e vegetais, erosão do solo, poluição da atmosfera pela prática das queimadas da vegetação, poluição do solo e da água com a utilização de agrotóxicos entre outras agressões aos ecossistemas.

Nesta direção, este texto visa identificar, analisar e compreender a biodiversidade existente em duas tipologias de floresta; a floresta secundária e floresta primária, possibilitando o entendimento das diferenças e similaridades da flora e fauna das áreas pesquisadas. Também aborda a importância da preservação e conservação da biodiversidade fazendo uma reflexão sobre os impactos causados pela ação do homem no meio ambiente.

Além desta introdução o artigo trata na sequência, da metodologia, na qual consta a localização da microrregião da pesquisa, assim como a caracterização das áreas estudada, apresenta e discutem os resultados. Por último, traz as conclusões e as referências bibliográficas.

2. Materiais e métodos

2.1. Área de estudo

Foi escolhida a microrregião da Casa Familiar Rural/ CFR, situada na vicinal do km 185 sul Transiriri, a 5 km da cidade de Uruará-Pa. A escolha da local baseou-se nos conhecimentos prévios pela equipe da pesquisa que considerou a região adequada para a realização do trabalho de campo.

Na área de estudo, foram identificadas dois tipos de tipologias florestais: floresta primária; matas intacta, intocada, que ainda não sofreu nenhum tipo de degradação, ou seja, está em sua condição natural, e floresta secundária: matas resultantes de um processo natural de recuperação da vegetação. Nessa área anteriormente, houve corte raso da floresta primária onde as terras foram temporariamente usadas para agricultura ou pastagem, após o abandono destas atividades a floresta renasceu naturalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (206.7 Kb)   docx (41.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com