TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BOVINOCULTURA DE LEITE

Pesquisas Acadêmicas: BOVINOCULTURA DE LEITE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  703 Visualizações

Página 1 de 3

A cadeia produtiva do leite é uma das mais importantes do complexo agroindustrial brasileiro. Movimenta anualmente cerca de US$10 bilhões, emprega 3 milhões de pessoas, das quais acima de 1 milhão são produtores, e produz aproximadamente 20 bilhões de litros de leite por ano, provenientes de um dos maiores rebanhos do mundo, com grande potencial para abastecer o mercado interno e exportar. Entre 1990 e 2000, a produção nacional de leite cresceu 37%, enquanto na Região Centro-Oeste o crescimento foi de 81% e, no Estado de Goiás, 105%. A Região Centro-Oeste abriga 35% do rebanho bovino nacional, com uma das principais concentrações de indústrias de laticínios do País.

Com uma área de 201,7 milhões de hectares, a Região dos Cerrados, que se confunde, na maioria das vezes, com a Região Centro-Oeste, corresponde a 24,4% da superfície do território nacional, dos quais se estima que 50% são adequados à produção de grãos, embora quase toda a região, pelas condições climáticas, topográficas e edáficas, seja propícia à pecuária. Da área total dos Cerrados, 20,8% estão ocupados com pastagens cultivadas e 37,2% com pastagens naturais. Os Estados com as maiores áreas ocupadas com cerrado são: Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Rondônia, Maranhão e Piauí.

Se na produção agrícola a participação do Cerrado é importante, ela é ainda maior na pecuária, abrigando 35% do rebanho bovino nacional. Para a pecuária de leite, além do grande potencial produtivo, as principais indústrias de laticínios do País têm unidades nesta região, garantindo o processamento e escoamento da produção. A maioria das indústrias de laticínios instalada nos Cerrados opera com capacidade ociosa. Isto significa que as indústrias estão apostando na possibilidade de aumentar ainda mais a produção de leite nessa região. Em grande parte, a explicação para o crescimento da produção de leite da Região Centro-Oeste está na sua crescente produção agrícola.

Existe uma preocupação, na comunidade científica, sobre a sustentabilidade dos sistemas de produção nessa região. A atividade leiteira regional tem evoluído de um modelo tradicional de produção para outro mais competitivo, exigindo das instituições de Pesquisa e Desenvolvimento, agências de fomento e de assistência técnica e extensão rural soluções mais ágeis para se obter aumentos da produção e custos decrescentes e em bases sustentáveis.

Foi com esta preocupação e devido à importância da Região dos Cerrados para a bovinocultura leiteira brasileira que a Embrapa Gado de Leite, em parceria institucional com outras 19 entidades, inaugurou em 16 de fevereiro de 2001o Núcleo Centro-Oeste de Apoio à Pesquisa e Transferência de Tecnologia e implantou um sistema físico de produção de leite a pasto em uma área de 34 ha da Embrapa Arroz e Feijão, localizada na Fazenda Capivara no Município de Santo Antônio de Goiás, a aproximadamente 25 km do centro da cidade de Goiânia, GO.

Nas páginas seguintes deste documento o leitor terá oportunidade de conhecer os detalhes do sistema de produção de leite a pasto implantado e em pleno funcionamento, em termos de: descrição física, importância econômica, aspectos agro e zooecológicos, raças, infra-estrutura, plantas de instalações, manejos reprodutivo, sanitário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com