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Barroco Na Arte

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Por:   •  13/3/2014  •  2.276 Palavras (10 Páginas)  •  398 Visualizações

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Índice

Barroco na Arte

• Contextualização Histórica..................................................................................... 02

• Etimologia............................................................................................................... 03

• Barroco na Arte..................................................................................................... 04

• Origem................................................................................................................. 04

• Histórica do Brasil.................................................................................................. 04

• Barroco Brasileiro...................................................................................................... 05

• Características.............................................................................................................. 05

• Pinturas Barrocas.................................................................................................. 05

• Esculturas Barrocas............................................................................................... 06

• Antônio Francisco ( Aleijadinho )............................................................................. 07

• Obras de Aleijadinho............................................................................................. 07

• Principais obras de Antônio Francisco...................................................................... 08

• Manuel da Costa Ataíde......................................................................................... 09

• Musica Barroca..................................................................................................... 10

• O apogeu da música instrumental........................................................................... 10

• A época das orquestras de câmara.......................................................................... 10

• Características da Musica Barroca........................................................................... 11

• Forma Vocal mais Usada: Ópera............................................................................. 11

• Formas instrumentais mais importantes................................................................... 11

• Bibliografia............................................................................................................ 12

Contextualização Histórica

O Barroco começa a partir do ano de 1600 e todas as manifestações entre essa data e 1700 estão inseridas em um contexto assimétrico e rebuscadas das obras barrocas. Segundo alguns autores, a palavra “barroco” deriva da palavra “verruca” do latim, que significa elevação de terreno em superfície lisa. Toda pedra preciosa que não tinha forma arredondada era chamada de barrueca. Logo após, toda e qualquer coisa que possuía forma bizarra, que fugia do normal, era chamada de baroque. O poeta italiano Giosuè Carducci foi quem, em 1860, adjetivou o estilo da época dos Seiscentos, referindo-se às manifestações artísticas ocorridas a partir do ano de 1600, como sendo barroco. Então, apesar de não possuir características unânimes em todas as obras, o barroco passou a ser a denominação dos artistas e escritores da referida época.

O Barroco ou Seiscentismo teve início em Portugal com a unificação da Península Ibérica, fato que acarreta ao período intensa influência espanhola, e também faz surgir outra denominação para o período, Escola Espanhola.

Portugal estava em decadência nos últimos vinte e cinco anos do século XVI, o comércio tornava Lisboa a capital da pimenta, no entanto, a agricultura estava abandonada e as colônias portuguesas, inclusive o Brasil, não deram riquezas imediatas. Pouco tempo depois, com o desaparecimento de D. Sebastião, Filipe II da Espanha consolidou a unificação da Península Ibérica, o que possibilitou e favoreceu o avanço da Companhia de Jesus em nome da Contrarreforma, o que ocasionou a permanência de uma cultura praticamente medieval na península, enquanto o restante da Europa vivia as descobertas científicas de Galileu, Kepler e Newton, por exemplo.

É durante este quadro cultural europeu que o estilo Barroco surgiu, em meio à crise dos valores renascentistas, ocasionada pelas lutas religiosas e dificuldades econômicas. O contexto assimétrico e rebuscado do barroco, citado anteriormente, é reflexo do conflito do homem entre as coisas terrenas e as coisas celestiais, o homem e Deus, antropocentrismo (homem no centro) e o teocentrismo (Deus no centro), pecado e o perdão, enfim, constantes dicotomias.•.

Etimologia

Usualmente, considera-se que termo "barroco" advém da palavra portuguesa homónima que significa "pérola imperfeita". Segundo outras opiniões, porém, o termo tem origem na fórmula mnemotécnica BAROCO, usada pelos escolásticos para designar um dos modos do silogismo, o que daria ao termo um sentido pejorativo de raciocínio estranho, tortuoso, que confunde o falso com o verdadeiro. A palavra foi rapidamente introduzida nas línguas francesa e italiana, mas, nas artes plásticas, só foi usada no fim do período em questão, pelos críticos dos excessos e irregularidades de um estilo já então decadente e visto como uma simples degeneração dos princípios clássicos. A carga pejorativa que se ligou ao conceito de Barroco só começou a ser dissolvida em meados do século XIX, a partir dos estudos de Jacob Burckhardt, mas em especial no livro Renascimento e Barroco (1888), de Heinrich Wölfflin.

O conceito só foi positivamente formulado por Wölfflin no final do século XIX. Críticos e historiadores da arte contemporâneos contestam, no entanto, a existência do "barroco" como um movimento artístico, considerando,

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