TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A arte do barroco

Tese: A arte do barroco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/7/2014  •  Tese  •  2.965 Palavras (12 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 12

BARROCO

A arte barroca originou-se na Itália (séc. XVII), mas foi difundida a outros países, inclusive o Brasil. As obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência (predomínio da emoção em contraposição à razão renascentista) É uma época de conflitos espirituais e religiosos. O estilo barroco traduz a tentativa angustiante de conciliar forças antagônicas: bem e mal; Deus e Diabo; céu e terra; pureza e pecado; alegria e tristeza; paganismo e cristianismo; espírito e matéria.

Características: emocional sobre o racional; seu propósito é impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção e não apenas pelo raciocínio. busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas; entrelaçamento entre a arquitetura e escultura; violentos contrastes de luz e sombra; pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida.

Pintura: Composição assimétrica, em diagonal - que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista. Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade. Realista, abrangendo todas as camadas sociais. Escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramática. Temas religiosos e mitológicos Principais artistas: Caravaggio, Velásquez, Rubens, Rembrandt, El Greco, Rubens, dentre outros.

4. Observe as diagonais, Assimetria.

5. Trompe-l'oeil é uma técnica artística que, com truques de perspectiva, cria uma ilusão óptica que mostra objetos ou formas que não existem realmente. Provém de uma expressão em língua francesa que significa engana o olho e é usada principalmente em pintura ou arquitetura.

6. A vocação de São Mateus - Caravaggio

7. A Crucificação de São Pedro (1600-01) Caravaggio

8. Caravaggio: Caravaggio tomava emprestada a imagem de pessoas comuns das ruas de Roma para retratar Maria e os apóstolos. Caravaggio levou este princípio estético às últimas consequências, a ponto de ter sido acusado de usar o corpo de uma prostituta fisgada morta do rio Tibre para pintar a Morte da Virgem. Esta foi uma das duas mais importantes características das suas pinturas: retratar o aspecto mundano dos eventos bíblicos usando o povo comum das ruas de Roma.

Os efeitos de iluminação que Caravaggio criou recebeu um nome específio: tenebrismo.

9. Andrea Pozzo Andrea Pozzo (Trento, 1642 — Viena, 1709) foi um religioso jesuíta italiano. Realizou grandes composições de perspectiva nas pinturas dos tetos das igrejas barrocas, causando a ilusão de que as paredes e colunas da igreja continuam no teto, que se abre para o céu, de onde santos e anjos convidam os homens para a santidade. Sua obra mais destacada é A Glória de Santo Inácio.

10. A lição de anatomia do Dr. Tulp - Rembrandt A Itália foi o centro irradiador do estilo barroco, entretanto, outros países também adoram o estilo. Nos estados protestantes, a pintura barroca assumiu características diferentes. Como nesses países havia condições favoráveis à liberdade de pensamento, a investigação científica iniciada no Renascimento pôde prosseguir, permitindo assim a confecção de quadros como “A aula de anatomia do Dr.Tulp”, de Rembrandt. o que dirige nossa atenção nos quadros deste pintor não é propriamente o contraste entre luz e sombra, mas a gradação da claridade, os meios-tons, as penumbras que envolvem áreas de luminosidade mais intensa.

.

12. O Conde Duque de Olivares Velásquez além de retratar as pessoas da corte espanhola do século XVII procurou registrar em seus quadros também os tipos populares do seu país, documentando o dia-a-dia do povo espanhol num dado momento da história.

14. Papa Inocêncio Diego Velásquez

15. O Massacre dos Inocentes , Peter Paul Rubens A tela em questão retrata o massacre de recém nascidos promovido por Herodes, na tentativa de eliminar o menino nascido em Belém, que diziam ser o Messias .

16. Nicolas Poussin pintor francês, principal autor clássico do período Barroco, trabalhou quase exclusivamente em Roma

Poussin pintou um quadro que ficou famoso em sua época. A pintura retrata um túmulo com uma lápide enorme, onde vemos escrito " Et in Arcadia Ego". Este túmulo, anos após a sua morte, foi encontrado nas redondezas de Rennes-le-chateau, um vilarejo no sudeste da França, habitado pelos visigodos e merovíngios.

17. Moça com brinco de pérola Vermeer, Johannes Vermeer (Delft, 31 de Outubro de 1632 - Delft, 15 de Dezembro de 1675) foi um pintor holandês, que também é conhecido como Vermeer de Delft ou Johannes van der Meer. Os seus quadros são admirados pelas suas cores transparentes, composições inteligentes e brilhante uso da luz

18. ESCULTURA Características: predomínio das linhas curvas, dos drapeados das vestes e do uso do dourado; os gestos e os rostos das personagens revelam emoções violentas e atingem uma dramaticidade desconhecida no Renascimento. principal representante: Bernini Apolo e Dafne Bernini

19. Êxtase de Santa Tereza ( 1645-1652 ) Bernini

20. Detalhe do Êxtase de Santa Tereza Esculpida durante o período de 1645-1652, seguindo as tendências do estilo barroco, hoje ela se encontra em um nicho em mármore e bronze dourado na Capela Cornaro, Igreja de Santa Maria della Vittoria, Roma. A beleza da obra se deve ao uso da iluminação e da fidelidade da escultura, que conferem à obra sensibilidade, pois o escultor aplicava em suas esculturas o uso de corpos alongados, gestos expressivos, expressões mais simples mas mais emocionadas.

Bernini seguia as determinações da Igreja Católica Romana, que diziam que a a arte religiosa deveria ser inteligível e realista, e servir, acima de tudo, como um estímulo emocional à religiosidade. Um outro motivo era bem menos religioso e sim político: as esculturas deveriam servir também como propaganda da doutrina da Igreja Católica Romana.

21. Arquitetura barroca Fachada do Palácio de Dos Aguas Valência Arquitetura

22.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com