TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Barroco Na Italia

Trabalho Universitário: Barroco Na Italia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/1/2014  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  2.193 Visualizações

Página 1 de 4

SEGUNDA-FEIRA, 7 DE MAIO DE 2007

Arquitetura Barroca

A arquitetura do século XVII realizou-se principalmente nos palácios e nas igrejas. A igreja católica queria proclamar o triunfo de sua fé por isso, realizou obras que impressonam pelo seu explendor.Na Italia,por exemplo a praça de São Pedro (1657-1666),projetada por Bernini,a igreja Sant'Agnes (1656-1657),por Pietro Cortona,ilustram de modo significativo essa vitória da igreja católica

Quanto ao estilo da construção,os arquitetos deixam de lado os valores de simplicidade e racionalidade típicos da Capela Pazzi,de Brusnellechi,por exemplo,e insistem nos efeitos decorativos,pois '''no Barroco todo muro se ondula e dobra para criar um novo espaço''

Outro fato importante que merece ser assinalado é o reconhecimento,nesse século,deque as ceramicas imediatas da obra arquitetônica eram importantes para a beleza da construção.Disso resultou a preocupação paisagista com os grandes jardins do palácio, em Versalhes, e com a praça das igrejas, como a da basílica de São Pedro, no Vaticano.

O trabalho realizado por Bernini para essa praça é um dos exemplos mais significativos da arquitetura e do urbanismo do século XVII, na Itália. Trata-se de uma praça elíptica cercada por duas grandes colutanas cobertas. Elas se estendem em linha curva tanto para a esquerda como a direita, mas estão ligadas em linha reta ás duas extremidades da fachada da igreja. É uma obra de grande porte.

Postado por Bibiana & Lisyane às 17:10 Um comentário:

SEGUNDA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2007

O Barroca na Itália

A arte barroca desenvolveu-se no século XVII, num período muito importante da história da civilização ocidental, pois nele ocorreram mudanças que deram nova feição à Europa da idade moderna.

Embora tenha sido um movimento de carácter religioso, a reforma teve consequências que ultrapassaram as questões de fé, pois provocaram alterações em outros setores da cultura européia. No entanto a igreja católica logo se organizou contra a reforma protestante.

Outra vez, então a arte é vista como meio de propagar o catolicismo e ampliar a influência. Dentre as obras que melhor expressam a preocupação da igreja de revigorar seus principios doutrinários está o juízo final, que Michelangelo pintou na Capela Sistina entre os anos de 1536 e 1541. A intensidade expressiva e o vigor das figuras dessa obra fazem de Michelangelo, inegavelmente, o precursor de um estilo - conhecido por barroca - que desabrochará plenamente no século XVII.

A arte barroca: origens e características gerais

A arte barroca originou-se na itália, mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa, e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis.

Houve grandes diferenças entre os artistas e entre as obras produzidas nos diferentes países. As obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência, que os artistas renascentistas procuraram realizar de forma muito consciênte; na arte barroca, predomina as emoções e não o racionalismo da arte renascentista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com