TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O barroco frances a serviço do poder

Seminário: O barroco frances a serviço do poder. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2013  •  Seminário  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 2

O barroco frances a serviço do poder.

Essa éi a epoca da troca de favores. Sob o nome de lealdade ou heroismo, a submissao servil, dos artistas, da nobreza e dos aspirantes a nobreza, trata dos interesses centralizadores politicos do monarca. A boa educaçao e benevolencia para com o rei serve de pretezto para esquecerem que se tornaram verdadeiros “pedintes “. Da forma como afirma Norbert Elias,

Os ultimos quarenta anos do seculo dezesses testemunharam quase a ruina de tudo que havia sido construido por Francisco I e seu filho Henrique II. Os motivos dessas guerras sao confusos mas eram basicamente o conflito entre Calvinistas e Católicos. Os dois lado queriam constituir um clero tao forte que pudesse governar a França.

Em 1585 Henrique de navarra vendeu a ultima das guerras e assumiu o trono Frances e trouxe uma serie de reformas significativas para o pais, o maior exemplo é o fato de ter sido constituido o Supremo tribunal, ou Parlamento e recuperar o prestigio da Coroa, perdido durante as guerras.

Em Roma o que acontecia era semelhante a Paris, e Henrique IV fez por Paris o que Sixtus V fez por Roma.

Surge entao espaços com comerio no terreo e habitaçoes nos demais pavimentos, como Place des Vesges que apresentavam caracteristicas do estilo gotico, com linhas verticais bem marcadas, as chaminés e os telhados pontudos – em ardosia – reforçam esta sensaçao.

A primeira implantaçao urbanistica no estilo autentico Barroco, embora inconclusa será a Place de France, com oito avenidas que convergem a um ponto, cada avenida com o nome de uma provincia francesa.

No ministerio de richelieu e Mazarino houve a pacificaçao entre as religioes, e o crescimento do poder economico da classe media.

Mesmo que contemporaneo ao barroco italiano, a arquitetura francesa trouxe da italia justamente as caracteristicas que la nao vigorava mais.

Luis XVI conseguiu o apoio de um exercito fiel, “domesticando-os” com riquezas, benesses e cargos.

Colbert incansavel trabalhador restabeleceu as finanças, criou novos impostos, revigorou o comércio fechou as fronteiras para os produtos estrangeiros, desenvolveu a marinha e renovou a arte das fortificaçoes com um novo sistema defensivo.

Houve então a implantaçao da planta em U onde as duas pontas voltadas para a cidade, envolvem um patio que procura estabelecer a hierarquia da construçao e a visual perspectiva no eixo vertical do centro da fachada interna, onde eram palcos de festividades e saloes de arte.

Vale ressaltar a implantaçao do modelo das cidades barrocas. Era necessario um plano que previsse longas avenidas. O traçado deveria ser retilineo. Até frisar aquela “ideia de infinito” tao comentada. Os cruzamentos teriam que acontecer de forma ortogonal ou perimetral, uma vez que a centrabilidade era , sempre uma condiçao.

Por ultimo, mas nao por menos, quanto ao projeto urbanistico, a avenida recebia um tratamento importantissimo, tanto para proporcionar a maxima aparencia de ordem e poder, quanto para permitir mais mobilidade para os batalhoes militares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com