TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Behaviorismo

Tese: Behaviorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Tese  •  2.750 Palavras (11 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 11

BEHAVIORISMO

1) Quem é o fundador do Behaviorismo e quais as diferentes denominações desta tendência teórica?

O termo Behaviorismo foi inaugurado pelo americano John B. Watson.

Suas tendências são: Comportamentalismo, Teoria comportamental, Análise Experimental do Comportamento, Análise do Comportamento.

2) Para os behavioristas, qual é o objetivo da Psicologia e como é caracterizado?

É o comportamento, pela interação do indivíduo – meio e as suas respostas e estímulos do ambiente, ou seja, no cotidiano.

3) Como o homem é estudado pelo Behavioris?

Pela sua interação com o ambiente sendo, tomado como produto e produtor dessas interações.

4)Qual o mais importante teórico do Behaviorismo?

B. F. Skinner (1904-1990).

5)O que é comportamento reflexo ou respondente? Dê exemplos:

É o comportamento que ocorre “eventualmente” e involuntariamente diante de determinadas situações. Ex.: quando estamos dirigindo no transito e o semáforo acende o sinal vermelho nós tendemos a Parar, ou seja, atitude controlada por antecedentes. Quando nós estamos dirigindo e se deparamos numa situação previa de acidente imediatamente freamos o carro numa atitude de reflexo. E quando estamos mexendo com cebola que choramos facilmente.

6)Como o comportamento respondente pode ser condicionado? Dê exemplo:

São condicionados através do feedback e do processo de estímulos-respostas onde o individuo recebe e reagem a estimulo do meio externo. Ex.: quando nós fazemos uma pergunta levamos em consideração o contexto e a pessoa que irá responder também de acordo com as suas relações com o meio externo.

7) O que é comportamento operante? Dê exemplos:

É o comportamento modelado atuante no mundo seja direto ou indiretamente e é controlado pelas consequências. Ex.: quando nós treinamos um cachorro para realizar uma determinada atividade especifica, o cachorro que participa das atividades e maratonas dos policias nas suas ações concretas. Ser ou não engraçado, quando a criança para chamar a sua mãe. O movimento de sucção da criança durante a mama. Quando nós sinalizamos para um transporte, inclinando-se a mão para o mesmo.

8) Como se condiciona o comportamento operante? Dê exemplo:

Pela aprendizagem do comportamento, e pela relação entre estimulo-resposta e da ação do organismo ao efeito resultante desta ação. Ex.: no experimento realizado com o rato pelo Skinner percebemos que o ratinho ao pressionar a barra tomaria um pouco de água e assim satisfazia a sua necessidade e assim o comportamento é aprendido. Se eu faço uma pergunta e estimulo o respondente a responder do modo eu quero a resposta, eu vou estar operado sobre a resposta do respondente.

9) O que é reforço? O que é reforço negativo e positivo? Dê exemplo para cada um:

É o estimulo reforçador, ou seja, na experiência com o rato era a água.

Positivo: é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz. O comportamento é condicionado pela recompensa, ou seja, se eu pegar um cachorro para realizar uma determinada atividade ou maratona e eu dar a ele um biscoito por cada acerto, aumenta a probabilidade da resposta.

Negativo: é todo evento que aumenta a probabilidade da resposta que o remove ou atenua. O comportamento é condicionado pela punição, ou seja, consiste em evitar ou eliminar a resposta. Ex.: no grupo social com o padrão de comportamento estabelecido nós tendemos a evitar o comportamento inadequado para evitar a punição. O jogador de futebol procura evitar o comportamento inadequado para evitar a sua punição ex. à expulsão, para continuar no jogo. Numa discussão ofensiva a pessoa mais equilibrada tende a controlar a discussão para evitar possíveis problemas e as suas punições.

10) Explique os processos de esquiva e fuga com os reforços negativos?

Esquiva: é o processo no qual os estímulos aversivos condicionados e incondicionados estão separados por um espaço de tempo apreciável, permitindo que o individuo execute um comportamento que previna a ocorrência ou reduza a magnitude do segundo estimulo.

Fuga: que é o comportamento reforçado aquele que termina com um estimulo aversivo já em andamento.

11) O que é extinção e punição? Dê exemplo para cada caso:

Extinção: é um procedimento no qual uma resposta deixa abruptamente de ser reforçada. EX.: Quando os rapazes estão paquerado e tentado conquistar uma menina enquanto ela nos mostra interesse eles acreditam e ficam felizes por estar com ela, mas quando ela mostra uma reação de ignorância nós tendemos a se afastar e ficarmos frustrados.

Punição: é outro procedimento importante que envolve a consequenciação de uma resposta quando a apresentação de um estimulo aversivo ou remoto de um reforçador positivo presente. Ex.: Quando os professores tradicionais colocavam ou colocam os alunos para escreverem inúmeras vezes a mesma palavra a punição consiste no castigo para este aluno.

12) O que é generalização e discriminação? Dê exemplos:

Generalização: consiste no controle sobre uma resposta devido a estímulo, mas diferentes. Ex.: suponhamos que no semáforo existissem fosse às cores vermelho e rosa, correríamos o risco de sermos atropelados, pois os motoristas poderiam generalizar os sinais e não acontece com o verde porque além de ser uma cor distinta esta colocada em posição oposta no semáforo. E quando nós nos confundimos com irmãos gêmeos e pensamos que um é o outro estamos generalizan-dos-lhes. Estudando nós aprendemos e podemos aplicar no cotidiano que nós aprendemos e podemos desenvolver até mesmo a nossa comunicação que é uma das mais importantes habilidades que nós temos e temos que valorizá-la e desenvolve-la de maneira satisfatória.

Discriminação: consiste na extinção de uma resposta sobre a outra. Ex.: consiste na adaptação do individuo em diferentes situações e momentos, ou seja, se estamos em uma festa temos se posicionar de acordo com o ambiente assim como qualquer outro lugar onde estivermos. Quando um motorista que esta dirigindo no transito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com