TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biodiversidade Do Ar

Casos: Biodiversidade Do Ar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  854 Visualizações

Página 1 de 4

Biodiversidade do Ar

Professora: Edite

Turma: CAM 272

Alunos: Mariana Scotellaro

Thayná Nunes

Vanessa Menezes

Waldyr Ramos

Data de entrega: 29 de Julho de 2013.

Introdução

A composição da atmosfera é composta por 79% de Nitrogênio, 21% de Oxigênio, 0,032% de CO2 e outros gases (neônio, argônio e hélio), partículas de pó e água (sob forma de vapor líquido ou cristais de gelo). A superfície da Terra representa a principal fonte de microrganismos.

Os microrganismos são capazes de se adaptar a vários ambientes, inclusive ao ar. A diversidade e população microbiana do ar são transitórias e variáveis. O ar não é um meio pelo qual possam crescer microrganismos, mas é portador de poeira e partículas que podem estar carregadas desses agentes.

Eles podem ser transportados nas partículas de pó, em grandes gotas que se sedimentam rapidamente e em núcleos de gotas líquidas. Os organismos introduzidos no ar podem ser conduzidos ao longo de poucos centímetros ou mais quilômetros. (PELCZAR, 1996).

Os microrganismos que são transmitidos no ar podem morrer imediatamente, mas há microrganismos muito resistentes ao ambiente que podem sobreviver de semanas a meses. Alguns deles podem produzir toxinas que podem causar várias doenças por envenenamento bacteriano.

O destino final dos microrganismos transportados no ar é governado por um conjunto complexo de circunstâncias que inclui umidade, temperatura, quantidade de luz solar, tamanho de partículas portadoras de microrganismos e também a densidade populacional. A natureza dos microrganismos também é importante.

Um método simples, porém menos quantitativo, para análise microbiológica do ar é a exposição de uma placa de Petri contendo meio nutritivo solidificado ao ar por um determinado período de tempo. Os microrganismos se sedimentam na superfície do meio, crescem e formam colônias. Existem dois tipos de aparelhos de laboratório que podem fornecer dados mais quantitativos, o aparelho de impacto sólido e o aparelho de impacto líquido.

As espécies predominantes presentes na atmosfera são as bactérias esporulantes e esporos de fungos (p. ex. Cladosporium, Aspergillus). Também podem ser encontrados protozoários, leveduras, bolores, etc.

Cladosporium

As partículas carregadas pelo ar são as principais causas de problemas respiratórios, entre eles alergias, asma, doenças infecciosas do trato respiratório, esporos de fungos além de ser o principal meio de disseminação de fungos saprofíticos.

Sistema respiratório dos seres humanos e as regiões onde os microrganismos patogênicos selecionados geralmente iniciam as infecções.

Materiais

• Placa de Petri contendo AN

• Placa de Petri contendo EMB

• Swab

• Pinça

• Bico de Bunsen

• Alça de Inoculação

Procedimentos

Cada grupo escolheu um local para fazer o experimento.

Local escolhido: Banheiro Feminino e Masculino do IFRJ

• Procedimento 1

Antes de começar a pratica de biodiversidade e microbiologia do ar, cada um dos componentes do grupo escolheu um dos três métodos de isolamento aprendidos anteriormente e efetuou-os cada componente em uma placa de ágar nutriente. Em seguida a placa foi colocada na estufa de 36°C

• Procedimento 2

Ao chegar no local previamente escolhido pelo grupo, uma placa de AN e EMB respectivamente foram apertas e postas em cima da pia do banheiro e assim permaneceram por vinte (20) minutos. Ambas as placas foram postas na estufa de 26° C

• Procedimento 3

Foi dada descarga no vaso sanitário e logo em seguida as placas foram abertas acima do vaso, ficando abertas por vinte minutos. Ambas as placas foram para estufa de 36° C

• Procedimento 4

Uma moeda de 10 centavos foi posta dentro da placa de petri contendo Agar Nutriente. Em seguida a placa foi colocada na estufa de 36°C

• Procedimento 5

Para a coleta de saliva, utilizou-se SWAB. Esfregou-se o SWAB por todo interior bucal. Em seguida, inoculou-se a amostra presente nos SWAB para uma placa de ágar nutriente, trabalhando-se atrás da chama, para evitar uma possível contaminação. Em seguida a placa foi colocada na estufa de 36°C

• Procedimento 6

Para a coleta de amostra do fio de cabelo, esterilizou-se uma pinça, e com o auxílio da mesma, retirou-se um fio de cabelo de um dos componentes do grupo, inoculando em uma placa ágar nutriente, fazendo as manobras assépticas recomendadas. Em seguida a placa foi colocada na estufa de 36°C

Resultados

Biodiversidade do ar Banheiro Feminino:

Fig. 1: Placa exposta por 20’ à área da pia (meio de cultura da esquerda para direita: eosina azul de metileno [EMB] e Agar)

Fig. 2: Placa exposta por 20’ ao vaso sanitário após a “tampa” aberta (meio de cultura da esquerda para direita: eosina azul de metileno [EMB] e Agar)

Biodiversidade do ar Banheiro Masculino:

Fig. 3: Placa exposta por 20’ à área da pia (meio de cultura da esquerda para direita: eosina azul de metileno [EMB] e Agar)

Fig. 4: Placa exposta por 20’ ao vaso sanitário após a “tampa” aberta (meio de cultura da esquerda para direita: eosina azul de metileno [EMB] e Agar)

Biodiversidade nos objetos (Meio de cultura: Agar):

Fig. 5: Meio inoculado por saliva com swab. Fig. 6: À esquerda: meio inoculado por um dedo; à direita: meio inoculado por um fio de cabelo.

Fig. 7: Meio inoculado por uma moeda

Técnica de inoculação por esgotamento (Cepa: Serratia):

Acima se encontram as fotos após 48h de após a inoculação, após 72h não ocorreram grandes alterações nas placas. Os locais onde não cresceram UFC permaneceram assim e os locais onde cresceram aumentaram-se a quantidade de bactérias.

Referências Bibliográficas

• http://www.dms.ufsc.br/mip7013/arquivos/8463_Microbiologia%20do%20Ar20091.pdf

• http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/15544/microbiologia-do-ar-e-a-transmissao-de-doencas

• http://www.ccta.ufcg.edu.br/admin.files.action.php?action=download&id=1633

...

Baixar como  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »