TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia Celular

Pesquisas Acadêmicas: Biologia Celular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

intracelular.

2- Todas as membranas plasmáticas celulares são constituídas predominantemente por fosfolipídios e proteínas em proporções variáveis e uma pequena função de açúcares, na forma de oligossacarídios. Os lipídios presentes nas membranas celulares pertencem predominantemente ao grupo dos fosfolipídios. Estas moléculas se formam pela união de 3 grupos de moléculas menores: um álcool, geralmente o glicerol, duas moléculas de ácidos graxos e um grupo fosfato, que pode conter ounão uma segunda molécula de ácool. As proteínas são as principais fontes de energia e os principais componentes funcionais das membranas celulares.

3- Os fosfolipídios são lipídios que contêm ácido fosfórico como mono ou diéster. São constituídas por uma molécula de gricerol, duas cadeias de ácidos graxos, um grupo fosfato e uma molécula polar ligada a ele.

4- Fala-se de solução hipertônica quando a concentração de soluto de uma é solução é maior que a concentração de uma outra solução, lembrando que as soluções encontram-se separadas por uma membrana semipermeável. Quando o meio hipertônico e uma célula for mergulhada nele, a água, por meio da osmose , irá do meio menos concentrado para o meio mais concetrado, neste caso de dentro para fora da célula. Meio isotônico é quando a célula e o meio que estão em isotonia, ou seja, a velocidade das substâncias que entram é igual à das substâncias que saem. Meio hipotônico é a solução que apresenta maior concentração de soluto do que outra solução que se encontra separada da primeira por uma membrana impermeável.

5-a) Fagocitose é o englobamento e digestão de partículas sólidas e microorganismos por fagócitos ou células ameboides. Consiste também no processo de alimentação de muitos protozoários unicelulares, onde a partícula englonada pela célula , através da expansão da membrana plasmática é envolvida num vacúolo digestivo, a partirdo qual a matéria digerida passa depois para o citoplasma.

b) a pinocitose é um processo de endocitose em que a célula ingere líquidos ou pequenas partículas inespecíficas em solução aquosa, sem ser por difusão, mas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com