TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia Molecular e cultivo celular

Por:   •  17/5/2018  •  Artigo  •  1.556 Palavras (7 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 7

Roteiro de estudos de Biologia Molecular e Cultivo celular

  1. Indique os componentes básicos celulares.

R. Citoplasma, membrana celular e material genético.

  1. Quanto ao nível de organização, diferencie células procarióticas e eucarióticas.

R. Célula eucariótica: possui núcleo organizado com membrana nuclear e nucléolo, material genético complexo com a presença de histonas, e divisão das células ocorre em núcleo e citoplasma. Presença de grande variedade de organelas membranosas sendo que o ribossomo não é a única organela, possuem citoesqueleto e sistema de endomembranas, a fotossíntese ocorre nos cloroplastos e a respiração celular ocorre nas mitocôndrias. As células procarióticas não apresentam membrana nuclear e organelas membranosas, a fotossíntese e a respiração celular ocorre em membranas invaginadas da membrana celular.

  1. Compare células animais e vegetais.

R. Células animais não possuem parede celular, possuem vácuolos pequenos, os centríolos participam da divisão celular, não apresentam cloroplastos e possuem lisossomos. As células vegetais possuem parede celular, vacúolo grande (reserva hídrica) os centríolos não participam da divisão celular, apresentam cloroplastos e não possuem lisossomos.

  1. Como denominam-se os tipos celulares quanto ao tempo de vida?

R. Lábeis: com pouco tempo de vida, ex. espermatozoide, hemácias, óvulos. Permanentes: com tempo de vida longo, ex. neurônios, musculares estriadas. Estáveis: com tempo de vida mediado, ex. epiteliais, conjuntivas, ósseas.

  1. O que são células tronco?

R. São células que possuem a capacidade de diferenciar-se em diversos tipos celulares.

  1. Com relação a capacidade de diferenciação celular, como classificam-se as células?

R. Totipotentes ou embrionárias: conseguem se diferenciar em todos dos 216 tipos de tecidos. Puripotentes ou multipotentes: se diferenciam em todos os tecidos humanos menos placenta e anexos embrionários. Medula óssea vermelha e cordão umbilical. Oligopotentes: capacidade reduzida de diferenciação, poucos tecidos. Unipotentes: em um único tecido.

  1. Relacione o estágio do desenvolvimento embrionário ao tipo de célula tronco e sua potencialidade.

R. A célula ovo embrião até três dias apresenta característica embrionária totipotente. As células embrionárias com até sete dias apresentam a característica de pluripontentes. Embriões com 6 semanas também apresentam característica e pluripotencialidade em suas células, embora que as células nesta fase apresentem capacidade de diferenciação em oligopotente e unipotente. Tecidos adultos apresentam em  sua maioria capacidade em suas células tronco de oligopotencia e unipotencia.

  1. Quanto a especialização celular, classifique os tipos de acordo com a sua capacidade de diferenciação, forma e função. Cite exemplos.

R. Indiferenciadas: Células pouco especializadas, não possuem forma e nem função definida. Ex: Zigoto. - Diferenciadas: Células especializadas que assumem forma e função definida. Ex: Epiteliais. - Desdiferenciadas: Células Diferenciadas que voltam a ser indiferenciadas, que perdem a sua especialização e reassumem o padrão de célula indiferenciada. Ex: Cancerígenas.

  1. As células possuem formato único? Justifique.

r. Não, formatos variados de acordo com a localização e função desempenhada. Exemplo as células hemácias são discoides pois propicia sua função de circulação através dos vasos sanguíneos, já as células neuronais apresentam formato estrelado devido aos prolongamentos células como axônios e dendritos que possibilitam a propagação do impulso nervoso.

  1. Para que um organismo cresça, seja ele unicelular ou multicelular, a sua massa celular deve aumentar, deve haver uma duplicação do material genético e deve ocorrer um processo de multiplicação o que assegura que cada célula filha receba da célula mãe um complemento igual de material genético para garantir a sua perpetuação.  A sucessão de eventos que ocorre durante a vida da célula é denominada r. ciclo celular.

  1. Esquematize o ciclo celular com suas fases e descreva o metabolismo em cada uma delas.

R. O ciclo celular compreende os processos que ocorrem desde a formação de uma célula até sua própria divisão em duas células filhas. A principal característica é sua natureza cíclica. O estudo clássico da divisão celular estabelece 2 etapas no ciclo celular; de um lado aquela em que a célula se divide originando 2células descendentes e que é caracterizada pela divisão do núcleo (mitose) e a divisão do citoplasma (citocinese). A etapa seguinte, em que a célula não apresenta mudanças morfológicas, é compreendida no espaço entre 2 divisões celulares sucessivas e foi denominada de intérfase. A interfase é uma fase de atividade biossintética intensa, durante a qual a célula duplica seu DNA e dobra de tamanho. A duplicação do DNA ocorre em determinado período da interfase o divide a interfase em 3 estágios sucessivos: G1, S e G2, o que compreende em geral cerca de 90% do tempo do ciclo celular, onde:

G1: compreende o tempo decorrido entre o final da mitose e inicio da síntese.

S: corresponde ao período de duplicação do DNA

G2: o período entre o final da síntese e o inicio da mitose.[pic 1]

  1. A capacidade de uma célula para se reproduzir é talvez a propriedade mais fundamental

da vida. A multiplicação celular através da mitose, que ocorre em todas as células eucarióticas, é o processo pelo qual uma célula reproduz a si mesma e os organismos multicelulares crescem. Qual é a principal característica da mitose em relação as células filhas?

R. A principal característica da mitose é que as células filhas são idênticas entre si e à célula mãe. A célula parental e as células filhas são diploides (2n) ou seja, possuem duas cópias de cada tipo de cromossomo.

  1. Compare mitose e meiose com relação aos seguintes aspectos: número de cromossomos e número de células filhas ao final de cada divisão.

R. A multiplicação celular através da mitose, que ocorre em todas as células eucarióticas, é o processo pelo qual uma célula reproduz a si mesma e os organismos multicelulares crescem, resultando da divisão de uma única células duas novas células filhas. A principal característica da mitose é que as células filhas são idênticas entre si e à célula mãe. A célula parental e as células filhas são diploides (2n) ou seja, possuem duas cópias de cada tipo de cromossomo.

A meiose é um processo no qual o número cromossômico diploide (2n) é reduzido à metade no estado haploide (n) durante a formação dos gametas. Nas células diploides, cada cromossomo tem um homólogo e em cada par de homólogos um cromossomo é contribuição do espermatozoide (origem paterna) e o outro é contribuição do ovócito (origem materna). Ao final da meiose, cada célula tem um membro de um par de homólogos e é, portanto, haploide. A meiose garante um número cromossômico constante de geração a geração. A meiose apresenta duas divisões sucessivas. A primeira (meiose I), chamada de divisão reducional reduz o número de cromossomos pela metade e a segunda (meiose II) denominada de divisão equacional separa cromátides irmãs que irão para quatro núcleos diferentes. Sendo assim, quatro núcleos haploides resultam da divisão meiótica de um núcleo diploide.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (193.1 Kb)   docx (191.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com