TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biomassa

Resenha: Biomassa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  Resenha  •  236 Palavras (1 Páginas)  •  378 Visualizações

A biomassa é uma das fontes para produção de energia com maior potencial de crescimento nos próximos anos. Isto se deve ao fato de que em todos os processos de obtenção, se utiliza da co-geração – produção de dois ou mais energéticos a partir de um único processo para geração de energia – o que por exemplo tornou-se um grande incentivo aos investimentos na produção de energia a partir da cana-de-açúcar por parte das usinas de açúcar e álcool.

Para este tipo de fonte retira-se a energia da matéria-prima orgânica através de sua conversão por decomposição rápida (térmica ou bioquímica), em um produto intermediário que será utilizado em uma máquina motriz. Apesar de seu potencial, esta forma de geração de energia continua sendo pouco expressiva na matriz energética mundial, como mostrado na Figura 1.4.

A participação da energia solar ainda é pouco expressiva na matriz energética mundial. Esta forma de energia é proveniente da conversão direta da energia solar em energia elétrica (conversão fotovoltaica) ou do aquecimento de um fluido a ser utilizado em algum processo de troca de calor (conversão térmica – aquecimento solar passivo). Apesar de ainda não ter atingido níveis de geração comparáveis às fontes mais tradicionais de energia, a geração fotovoltaica teve, ainda assim, um aumento de mais de 2.000% entre 1996 e 2006 e em 2007, a potência total instalada atingiu 7,8 mil MW (ATLAS – ANEEL, 2008), como mostrado na Figura. 1.5.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com