TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO - ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA SOBRE BIOMASSA

Dissertações: INTRODUÇÃO - ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA SOBRE BIOMASSA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  1.547 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O aumento exponencial da população mundial, problemas de ordem econômica e social, o vertiginoso crescimento da degradação ambiental e a realidade de que combustíveis fosseis são fontes de energias não renováveis são os principais fatores que motivam a ampliação de pesquisa sobre fontes de energias alternativas.

A ONU (Organização das Nações Unidas), estima que em 1950 a população mundial era de 2,6 bilhões de pessoas <Disponível em: http://www.onu.org.br/a-onu-em-acao/a-onu-em-acao/a-onu-e-a-populacao-mundial. Acesso em: 19/05/13>. Em 1999,a população alcançou a marca de 6 bilhões de pessoas. Atualmente, ela é estimada em mais de 7 bilhões de pessoas < Disponível em: http://www.onu.org.br/a-onu-em-acao/a-onu-em-acao/a-onu-e-a-populacao-mundial. Acesso em: 19/05/13>. Esta expansão rápida traz consigo diversos impactos na vida no planeta, aumentando a demanda por alimentação, produtos e serviços – o que naturalmente traz impactos severos no consumo energético.

Sobre o impacto na saúde da população, estudo recente da OMS (Organização Mundial da Saúde), aponta que a poluição do ar mata mais que a AIDS e a malária juntas <Disponível em: http://www.biodieselbr.com/noticias/meioambiente.htm. Acesso em: 16/05/13>. Conforme dados apresentados pela OMS, estima-se que a poluição atmosférica vitimiza mais de 6,8 milhões de pessoas todos os anos.A poluição também prejudica os ecossistemas, degradando o meio ambiente, a exemplo da chuva ácida, que mata plantas e animais.

Devido à queima de derivados do petróleo, segundo Lorenzi (2009), são lançados na atmosfera 75% do dióxido de carbono (CO2) e 85% dos óxidos de enxofre (SO2), que formam uma camada que bloqueia a dissipação do calor do planeta, agravando o efeito estufa. Este, por sua vez,acarreta o aquecimento global e as mudanças climáticas. Estudos apontam que, num futuro próximo, o aumento da temperatura do planeta, provocado pelo efeito estufa, poderá ocasionar o derretimento das calotas polares e o aumento do nível dos mares <Disponível em: http://www.biodieselbr.com/noticias/meioambiente.htm. Acesso em: 16/05/13>. Como conseqüência, várias cidades litorâneas poderão desaparecer do mapa. Fenômenos da natureza como tufões, furacões e maremotos poderão se tornar mais freqüentes, influenciando negativamente na produção agrícola, criação de animais para abate e na pesca, reduzindo a quantidade alimento no planeta.

Os combustíveis fosseis, derivados do petróleo, constituem a principal fonte primária predominante na matriz energética mundial. Atualmente são responsáveis por mais de 70% do consumo mundial e aproximadamente 60% do consumo brasileiro (GERALDO, 2013). É sabido que esta fonte energética é limitada e não renovável. Já é consenso no mundo científico que a grande pergunta a ser respondida não é “e se” o petróleo acabar, mas “quando” irá acabar.

A energia hidroelétrica constitui hoje a principal matriz energética brasileira, correspondendo a cerca de 70% da capacidade instalada de produção (BRASIL, 2012, p. 68). Porém, períodos de grande estiagem acarretam uma grande queda na produção de energia das usinas hidroelétricas, e as usinas termelétricas (sistema de backup), têm de despachar com maior intensidade. Além disto, a criação de reservas e barragens traz danos ambientais e os investimentos no setor hidroelétrico são insuficientes para acompanhar o aumento da demanda (GERALDO, 2013).

Por estes fatos expostos, faz-se mister a busca por alternativas energéticas renováveis e não poluentes.

Por sua extensão geográfica, condição climática, diversidade do ecossistema e presença de recursos naturais, o Brasil deve apontar como país de grande participação na busca de soluções para diversificação da matriz energética.

Neste sentido, direciona-se o presente estudo para a utilização dos co-produtos do milho como alternativa viável para complemento da produção de energia e substituição dos combustíveis fosseis.

Os co-produtos do milho que foram utilizados como matériaprima para este estudo foram: o pé, a casca e o caule do milho. Foi feita a caracterização físico-química e energética da referida, buscando conhecer melhor as suas propriedades: o poder calorífico, o teor de umidade, a composição química das fibras, a composição imediata, a composição elementar e o teor de cinzas. Estes testes são importantes, pois apenas com seus resultados se pode avaliar o aproveitamento dos coprodutos em ciclos termodêmicos mais avançados.

2. Revisão da bibliografia (12-15 páginas)

Biomassa e energia (2 páginas)

- O que é biomassa?

- Tipos de biomassa existentes

Participação da biomassa na matriz energética (2 páginas)

- Projeções (atual e futura)

Conclusão mais ou menos parecida com essa:

As usinas hidrelétricas são responsáveis por 70% da capacidade instalada de produção na matriz elétrica atual do Brasil. Entretanto, se, no passado, quando havia sobra de capacidade no país, as represas armazenavam água suficiente para que as turbinas permanecessem ativas por todo o ano, mesmo sob a remota hipótese de não chover durante os 12 meses, atualmente o sistema trabalha a plena carga. Um período de estiagem prolongada faz os reservatórios caírem a níveis críticos, o que pode ocasionar blecautes e racionamentos (DALTRO, 2012). Portanto, é preciso que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com