TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biomassa vantagens deficiências

Tese: Biomassa vantagens deficiências. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  Tese  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 2

BIOMASSA

A biomassa (massa biológica) é a quantidade de matéria orgânica produzida numa determinada área de um terreno. Este termo tem sito muito utilizado nos últimos anos, em função das preocupações relacionadas às fontes de energia. A biomassa é capaz de gerar gases que são transformados, em usinas específicas, em energia. Esta energia é resultado da decomposição de materiais orgânicos como, por exemplo, esterco, madeira, resíduos agrícolas, restos de alimentos entre outros.

Uma das mais promissoras fontes alternativas de energia é a que utiliza a biomassa, que consiste no material de origem orgânica, animal ou vegetal, presente num dado momento numa determinada área. Na biomassa, é grande a contribuição dos vegetais, razão pela qual ela está em constante renovação, pois as plantas, utilizando a energia solar e o gás carbônico no processo de fotossíntese, têm a capacidade de produzir novas substâncias, de crescer e de se multiplicar. Avalia-se que, em todo o planeta, no período de um ano, a massa vegetal cresce cerca de 80 bilhões de toneladas. Se o ser humano pudesse aproveitar todo esse potencial da biomassa para produzir energia, o problema energético mundial estaria plenamente resolvido.

Os resíduos orgânicos, que também são biomassa, podem originar gás combustível, o chamado biogás. Para tal acontecer, esses resíduos devem passar por um processo de digestão anaeróbica, isto é, uma degradação por microrganismos, em atmosfera rarefeita de oxigênio, feita em aparelhos chamados biodigestores. Essa digestão, além do gás, permite obter um lodo ou borra, utilizado como fertilizante, o adubo orgânico.

Vantagens

A biomassa pode ser uma boa opção energética, pois é renovável e gera baixas quantidades de poluentes. Numa usina de álcool, por exemplo, os resíduos de cana-de-açúcar (bagaço) podem ser utilizados para produzir biomassa e energia. A geração de energia através da biomassa pode contribuir para a diminuição do efeito estufa e do aquecimento global.

Desvantagens

Há alguns inconvenientes que devem ser considerados em relação ao biogás, entre eles: a possibilidade de explosões no biodigestor; a contaminação do solo e de lençóis de água nas regiões de instalação dos biodigestores, em virtude do descarte da água residual; vazamentos de gases tóxicos, como o gás sulfídrico. Entretanto, esses inconvenientes são, na maioria, passíveis de controle. Talvez o problema maior esteja na queima do biogás, quando ocorre a liberação de gases-estufa, principalmente do CO2.

Conclusão

O fato é que, apesar das questões levantadas, o aperfeiçoamento desse processo de obtenção de energia da biomassa é fundamental para o futuro, pois, além de suprir as necessidades energéticas, resolve o grave problema do lixo urbano. Nas grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, a quantidade de lixo produzida é de várias dezenas de tonela­das. O destino desse lixo normalmente é o aterro sanitário, que apresenta uma série de inconvenientes, causando um impacto ambiental de grandes proporções. Por isso são muito importantes as iniciativas no sentido de produzir o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com