TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biomedicina Análise das Informações

Por:   •  1/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.346 Palavras (14 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 14

Capítulo 3- Análise das informações

A profissão de biomédico esta amparada pela lei desde 1979, comprovando sua legalidade e o preparo do profissional biomédico habilitado para atuar em varias áreas da saúde, assim a biomedicina conquistou lugar no mercado de trabalho, podendo explorar muito bem o assunto saúde e colocar todo seu aprendizado a serviço do diagnóstico por imagem e terapias. Segundo Silva (et al., 2014) as competências do profissional Biomédico vão além das  técnicas científicas e laboratoriais, podendo ser  capaz de pensar criticamente e analisar os problemas da sociedade, visando soluções que consideram o contexto social, econômico, cultural, político, biológico, ecológico e ambiental da população.

Considerando o amplo conceito de saúde, afora da existência de doenças, a educação em saúde torna-se uma ferramenta importante para o bem estar da população. Logo, converte-senecessário que estas equipes estejam capacitadas para realizar orientações e práticas de educação em saúde (RODRIGUES; SANTOS, 2010). Deste modo, a contribuição prática do Biomédico pode abranger a educação sanitária, coleta e armazenamento de material biológico de análise laboratorial, igualmente a pesquisa de prováveis agente etiológicos mais habituais na comunidade. Haja vista que esse profissional pode colaborar para a melhoria da saúde no Brasil, atuando efetivamente na prevenção, monitoramento das doenças, bem como na promoção de saúde e na qualidade de vida (COSTA; TRINDADE; PEREIRA, 2010).

Enfatizando a importância do Biomédico a CRBM listou a área de atuação do profissional de biomedicina. A lista conta com 37 áreas de Habilitações[1]que estão assim listadas no Manual do Biomédico[2]

01

 Análises Clínicas

02

 Acupuntura

03

 Análise Ambiental

04

 Análise Bromatológica

05

 Anatomia Patológica

06

 Auditoria Biomédica

07

 Banco de Sangue

08

 Biofísica

09

 Biologia Molecular

11

 Bioquímica

12

 Biossegurança

13

 Citologia Oncótica

14

 Coleta de Material

15

 Docência e Pesquisa

16

 Estética

17

 Embriologia

18

 Farmacologia

19

 Fisiologia (Geral e Humana)

20

 Genética

21

 Hematologia

22

 Histologia Humana

23

 Imaginologia

24

 Imunologia

25

 Indústria e Comércio

26

 Informática de Saúde

27

 Microbiologia de Alimentos

28

 Microbiologia e Virologia

29

 Parasitologia

30

 Patologia

31

 Perfusão Extracorpórea

32

 Psicobiologia

33

 Radiologia

34

 Reprodução Humana

35

 Sanitarista

36

 Saúde Pública

37

 Toxicologia

Fonte: Tabela retirada do site: https://crbm1.gov.br/site/wp-content/uploads/2016/04/Livro-Manual-do-Biomedico.pdf

Percebemos que o campo de atuação é vasto, podendo o graduado em biomedicina optar por uma ou mais especialidades apresentadas.  

É notório que o avanço tecnológico tem contribuído de modo significativo para a expansão da atuação do profissional biomédico, segundo o IBGE[3] e o ABBM[4]existem em todo o país cerca de 5.000 (cinco mil) laboratórios de análises clínicas e citologia, sob a responsabilidade técnica de biomédicos. Há no Brasil, hoje, mais de 30.000 (trinta mil) biomédicos em atividade.Mesmo que seja vasta a área de atuação do Biomédico, a área de Análises Clínicas ainda é a habilitação mais pretendida pelos profissionais biomédicos. No Brasil, cerca de 80% dos Biomédicos trabalham no segmento.

Por ser uma área de amplo interesse dos futuros profissionais biomédicos a área de Análises Clínicas permite o conhecimento cientifico e a capacitação técnica. ParaPICCOLI, WERMELINGER eFILHO (2012) o trabalho dever pautados na qualidade e na responsabilidade, uma vez que a“atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim com a resolução do problema de saúde, na compreensão da realidade social, cultural e econômica".

Neste sentido foi fundada pelos Ministérios da Educação, da Saúde e do Trabalho juntamente com a Câmara de Educação Superior as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação emBiomedicina que inicialmente eram direcionadas para a formação de docentes para as disciplinas básicas dos cursos de medicina. Com um currículo sólido, as Universidades e Faculdades precursoras na implantação dos cursos motivaram seus alunos a atuar especialmente em análises clínicas e citologia oncótica. Na sua regulamentação não existiam cursos em vários estados brasileiros, existia uma preeminência no estado de São Paulo onde até hoje se concentra o maior número de universidades que oferecem formação biomédica. Os cursos de Biomedicina foram ampliados nos últimos anos,atualmente, todos os Estados da Federação, com exceção de Roraima, oferecem o curso de Biomedicina expandindo o quadro de profissionais no país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (204.2 Kb)   docx (57.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com