TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biotecnologia

Resenha: Biotecnologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2013  •  Resenha  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  951 Visualizações

Página 1 de 3

Biotecnologia

Entende-se por biotecnologia o conjunto de técnicas que envolvem a manipulação de organismos vivos para a obtenção de produtos específicos ou modificação de produtos. A biotecnologia também utiliza o DNA em técnicas de DNA recombinante.

A biotecnologia é utilizada desde a antiguidade, na produção de pães e bebidas fermentadas, porém este era um processo muito artesanal. Hoje a biotecnologia utiliza técnicas e materiais de ultima geração. Com o aparecimento de estudos em microbiologia (fermentação de bebidas) e biologia molecular (cultura de tecidos), o conhecimento em manipulação de microorganismos e genes tornou possível a produção de diversos medicamentos e alimentos industrializados. Insulina produzida por bactérias geneticamente modificadas e produção de medicamentos a partir de anticorpos monoclonais são exemplos de avanços biotecnológicos.

Uma das mais importantes descobertas do final do século passado, especialmente para os milhões de pessoas que sofrem de diabetes, foi a descoberta, em 1982, da possibilidade de transferir o gene produtor de insulina para uma bactéria (nomeadamente Escherichia coli). Estas bactérias eram depois mantidas em tanques de fermentação onde se multiplicavam e cresciam, produzindo assim a insulina que era depois isolada e purificada.

Outros exemplos da aplicação das biotecnologias na cura de doenças são: o interferon-alfa-2b e o interferon-beta, que contêm um factor anti-hemofilico que são usados no tratamento de leucemia, esclerose múltipla e hemofilia A e a hormonal de crescimento humano (somatotrópica).

Hoje contamos com plantas resistentes a doenças, plásticos biodegradáveis, detergentes mais eficientes, bicombustíveis, processos industriais e agrícolas menos poluentes, métodos de biorremediação do meio ambiente e centenas de testes diagnósticos e novos medicamentos.

O melhoramento genético de animais foi baseado na seleção de indivíduos com fenótipo desejável como pais para a próxima geração. Comparando-se as populações mais antigas com as mais modernas constata-se facilmente que a seleção artificial obteve sucesso em alterar fenótipos apesar de não necessitar do conhecimento formal da genética.

Graças ao enorme número de descobertas nas áreas de métodos de análise do DNA, de equipamentos sofisticados de análise de grande quantidade de amostras, de ferramentas estatísticas e de informática (bioinformática) propiciaram o surgimento da Genômica, ciência que trata do genoma completo dos diferentes organismos. O que está ocorrendo é um espantoso acúmulo de dados “genômicos” que está à disposição dos pesquisadores para serem interpretados e utilizados.

Estas novas tecnologias de análise molecular da variabilidade do DNA permitem determinar pontos de referência nos cromossomos, tecnicamente denominados marcadores moleculares. São, portanto, caracteres com mecanismo de herança simples que podem ser empregados para avaliar as diferenças genéticas entre dois ou mais indivíduos. Tais marcadores podem ser utilizados para as mais diversas aplicações, entre elas determinação de paternidade, construção de mapas genéticos, isolamento de genes, seleção assistida por marcadores.

Uma vez detectados os marcadores associados a uma determinada característica de interesse, é possível selecionar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com