TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biotecnologia E O Uso De Vírus E Bactérias

Monografias: Biotecnologia E O Uso De Vírus E Bactérias. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  1.743 Palavras (7 Páginas)  •  7.812 Visualizações

Página 1 de 7

Biotecnologia e o uso de Vírus e Bactérias

Biotecnologia é uma palavra de origem grega formada por três pequenas palavras, que significa:

• bio significa vida

• tecnos representa o uso prático da ciência

• logos significa conhecimento

De acordo com o dicionário, a palavra biotecnologia tem o seguinte significado: aplicação de processos biológicos à produção de materiais e substâncias para uso industrial, medicinal, farmacêutico, etc. Simplificando, nada mais é do que a ciência que estuda a engenharia genética dos alimentos.

A palavra biotecnologia só começou a ser utilizada no século XX, mas suas técnicas já existiam há muito tempo, mais ou menos desde o ano 1800 a.C.. Naquela época, o homem já fabricava vinho, cerveja, pão, queijo e outros produtos que eram feitos por meio da fermentação. De lá pra cá, muitas técnicas foram desenvolvidas em várias áreas diferentes. Hoje em dia, a biotecnologia já abrange a agricultura, a medicina, as indústrias farmacêutica e têxtil, entre outras áreas.

Foi depois dos anos 70, com cientistas americanos, que a biotecnologia concentrou suas atenções nas pesquisas com o DNA (material genético) e com isso foi possível criar os organismos geneticamente modificados (OGMs), também conhecidos como transgênicos. Depois de conseguir transferir genes de uma espécie para outra, foi possível evoluir as técnicas para a criação de medicamentos, hormônios, plantas modificadas e outros produtos.

Por meio de pesquisas, os cientistas podem usar a biotecnologia e a modificação dos genes para, por exemplo, transformar um alimento convencional em outro que seja mais tolerante aos herbicidas, ou desenvolver variedades de produtos enriquecidos nutricionalmente, ou ainda que ajudem os seres humanos no combate a determinadas doenças.

A medicina utiliza muitos conhecimentos da biotecnologia. Graças a ela, hoje em dia já é possível tratar algumas doenças.

Um grande avanço da medicina foi a produção de insulina humana utilizando bactérias. A insulina é essencial para os doentes de diabetes. Antigamente, ela era produzida apenas em animais e não tinha um efeito tão bom quanto a humana. Com a transferência de genes também é possível produzir hormônios humanos, como o do crescimento.

Há também algumas técnicas para prevenir doenças. É o caso das vacinas, que, tanto para seres humanos como para animais, também contam com a biotecnologia.

Vírus

Vírus são seres que não possuem estrutura celular e que sua atividade vital se manifesta quando eles estão dentro de uma célula hospedeira.

Fora da célula hospedeira, os vírus não manifestam nenhuma atividade vital e se houver alguma célula compatível à sua disposição, um único vírus é capaz de originar, em cerca de 20 minutos, centenas de novos vírus.

Os vírus são tão pequenos que só podem ser visualizados com o auxílio de microscópicos eletrônicos, como mostra a figura abaixo.

Entre os menores vírus conhecidos estão o vírus da febre aftosa (10nm) e o causador da poliomielite (28nm). Um dos maiores vírus é o da varíola, com aproximadamente 300nm em sua dimensão maior.

Vírus e a saúde humana

Por viverem como parasita no interior das células dos outros seres vivos, os vírus provocam numerosas doenças, principalmente em plantas e animais.

Na espécie humana, as doenças causadas por vírus são conhecidas como viroses. Até o momento, poucas drogas se mostraram eficazes em destruir os vírus sem causar sérios efeitos colaterais. A melhor maneira de combater as doenças virais é através de vacinas.

Para muitas doenças humanas causadas por vírus, já existe vacina e essa é uma forma eficiente de prevenção. No entanto, existem viroses que para as quais ainda não foram desenvolvidas vacinas.

A gripe e o resfriado são exemplos de doenças causadas por vírus.

Dentre as viroses humanas, pode-se destacar: AIDS: uma das mais síndromes causadas por vírus, e já responde por numerosas mortes. A característica fundamental do vírus da AIDS é afetar o sistema de defesa do organismo, tornando a pessoa incapaz de se defender até mesmo de doenças que geralmente não apresentam gravidade, como a maioria dos resfriados e gripes.

Febre amarela: é uma doença extremamente grave, uma vez que provoca lesões sérias no organismo, principalmente nas células do fígado, órgão que fica severamente comprometido com a doença. O vírus é transmitido através da picada de mosquitos (pernilongos).

Dengue: é uma doença transmitida pela picada do mesmo mosquito que transmite a febre amarela, Aaedes aegy.

Poliomielite: é uma doença grave que afeta o sistema nervoso, podendo causar paralisia de diversas partes do corpo, é causada por vírus que atinge o corpo geralmente por via digestiva, pela ingestão de alimentos contaminados.

Raiva: é uma doença que pode ser transmitida aos seres humanos por mordidas de animais contaminados, pois os vírus são encontrados em sua saliva.

Hepatite: é uma inflamação decorrente de infecções por vírus, sendo a contaminação feita por via digestiva.

Caxumba: é a inflamação das glândulas salivares , causadas por vírus.

Sarampo: é uma doença muito comum na infância e se caracteriza por erupções vermelhas da pele, que geralmente se iniciam no rosto e se estendem por todo o corpo.

Catapora: é uma doença causada por vírus e transmitida pela saliva. Costuma ter evolução benigna e pode ser evitada pela vacinação e por medidas higiênicas.

Rubéola: é uma doença própria da infância, caracterizada por deixar a pele inteiramente vermelha (rubra), de onde se origina seu nome.

Gripe: pode ser causada por diferentes tipos de vírus, mas, apesar disso, já existe vacina capaz de oferecer uma cobertura ampla, embora de duração relativamente curta.

Vacinação

A vacinação é um dos mais importantes mecanismos utilizados pela medicina preventiva. Consiste na administração de um agente patogênico na forma inativada. O corpo responde a essa infecção “artificial”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com