TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bobath

Ensaios: Bobath. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  836 Visualizações

Página 1 de 2

CONCEITO BOBATH – TRATAMENTO NEUROEVOLUTIVO

É uma técnica de reabilitação neuromuscular que utiliza os reflexos e os estímulos sensitivos para inibir ou provocar uma resposta motora, sempre respeitando os princípios da normalização de tônus e da experimentação de movimento ou de um controle estático normal.

Constituído principalmente pelo trabalho do Neuropediatra Dr Karel Bobath e de sua esposa a Fisioterapeuta Berta Bobath, através de 25 anos de pesquisa. Na atualidade o tratamento por eles desenvolvido é bem conhecido e aceito em vários países.

Berta Bobath descobriu a técnica há 30 anos. Como só obteve resultados por breves períodos, ela continuou suas pesquisas e observou que podia conseguir um aumento do tônus muscular combinando a técnica de inibição com a técnica de facilitação. Assim, o trabalho muscular passou a permitir ao paciente, uma melhor sustentação da cabeça, da rotação da cabeça e do tronco e consequentemente, uma melhor reação de equilíbrio. A partir daí, o paciente conseguiria então, desenvolver uma maior capacidade sensorial e motora dos seus movimentos.

No Método Bobath, o paciente aprende a sensação do movimento, e não o movimento em si. O objetivo dessa técnica é diminuir a espasticidade muscular e introduzir os movimentos automáticos e voluntários, a fim de preparar o paciente para os movimentos funcionais, onde o tônus anormal pode ser inibido e os movimentos mais normais, facilitados. Os movimentos normais não podem ser obtidos, se o indivíduo permanecer em algumas posturas e movimentos de forma desordenada. Este método é extremamente importante para o desenvolvimento motor da criança, podendo ser aplicado precocemente em bebês, antes que se estabeleçam as desordens de postura e de movimentos, que podem ser evitados em muitos casos.

Os principais enfoques são: Perturbações de SNC de crianças e adultos, pacientes flácidos ou espásticos (AVE, TCE, TRM, EM), pacientes incoordenados (cerebelopatas) e lesões extrapiramidais (Doença de Parkinson e outros).

Indicações do método:

 Melhorar controle postural e simetria corporal;

 Alongar músculos;

 Dar maior propriocepção articular;

 Adequar o tônus muscular;

 Estimular reações de proteção e equilíbrio;

 Realizar dissociações de cinturas;

 Aprimorar a deambulação.

Princípios de Bobath:

 Padrão muscular mais próximo do normal;

 Abordagem de posturas de inibição reflexa;

 Suprimi padrões anormais antes que possam ser introduzidos;

 Paciente recebe o máximo de informações proprioceptivas e esteroceptivas, seja no nível automático ou no nível voluntário;

 Tratamento individualizado;

 Paciente deve ser visto sob um aspecto global.

Materiais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com