TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS EFEITOS DO MÉTODO BOBATH NA MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA E INDEPENDÊNCIA DE CRIANÇAS COM ENCEFALOPATIA CRÔNICA NÃO PROGRESSIVA

Por:   •  16/1/2016  •  Artigo  •  3.184 Palavras (13 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE DO PIAUÍ – FAPI

CURSO: BACHARELADO EM FISIOTERAPIA

FABIANA DA SILVA ANDRADE

OS EFEITOS DO MÉTODO BOBATH NA MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA E INDEPENDÊNCIA DE CRIANÇAS COM ENCEFALOPATIA CRÔNICA NÃO PROGRESSIVA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

TERESINA – PI

2014

FABIANA DA SILVA ANDRADE

OS EFEITOS DO MÉTODO BOBATH NA MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA E INDEPENDÊNCIA DE CRIANÇAS COM ENCEFALOPATIA CRÔNICA NÃO PROGRESSIVA

Projeto de pesquisa apresentado à faculdade do Piauí – FAPI como um dos requisitos para obtenção do titulo de graduação em Fisioterapia.Orientador (a):Especialista Alexandre Nunes Nolleto.

TERESINA – PI

2014

RESUMO

A Paralisia Cerebral (PC) é resultado de uma lesão resultante de uma lesão ou um mau desenvolvimento do cérebro, não progressivo, que acontece nos períodos pré,peri e pós natal. A PC tem como principais sequelas, os padrões anormais da postura e do movimento resultantes do tônus postural anormal, levando ao atraso ou à interrupção de alguns ou de todos os aspectos do desenvolvimento, assim interferindo no desempenho das atividades da rotina diária da criança.O objetivo deste estudo  foi demonstrar a importância do método Bobath como tratamento fisioterapêutico na melhora da qualidade de vida e independência em crianças com Paralisia Cerebral.Foi realizada uma revisão bibliográfica nas bases de dados PubMed, ScieELO, Bireme ,no período de agosto a novembro de 2014,com os seus respectivos critérios de inclusão e exclusão.De acordo com os resultados obtidos nos artigos pesquisados   foram encontrados 46 artigos que utilizavam o termo Bobath no seu título ou em seu resumo.Sendo assim dos 46 artigos encontrados , apenas 8 estavam relacionados de alguma forma o método Bobath com a Paralisia Cerebral.Conclui-se que o método Bobath, através de técnicas especializadas de manuseios, consegue uma facilitação motora,inibindo  a atividade reflexa e os padrões de movimentos e posturas anormais, sendo capaz de desenvolvendo uma melhor  independência e  qualidade de vida.

Palavras - Chave: Encefalopatia Crônica. Paralisia Cerebral. Reabilitação. Qualidade de Vida

ABSTRACT

Cerebral palsy (CP) is the result of an injury resulting from an injury or a bad brain development, not progressive, what happens in the pre-, peri- and postnatal. The PC's main sequelae, abnormal  patterns of posture and movement resulting from abnormal postural tone, leading to delay or discontinuation of some or all aspects of development, thus interfering with the performance of activities of daily routine of the child. One of the methods for treating children with CP is the Bobath method, which through specialized techniques of handling, can inhibit reflex activity and abnormal movement patterns, improving postural alignment and muscle tone, so it is important in improving quality of life and independence of the child. This study aims to provide information on the importance of the Bobath method, physical therapy treatment of patients with Cerebral Palsy (CP), in order to improve the quality of life and independence of these patients.

Keywords: Chronic Encephalopathy. Cerebral Palsy. Rehabilitation. Quality of Life

ABREVIATURAS

SUMÁRIO

1  Introdução------------------------------------------------------------------------------------------ 4

2 Métodos-----------------------------------------------------------------------------------------------6

3 Resultado e Discussão--------------------------------------------------------------------------7

4 Conclusão------------------------------------------------------------------------------------------ 11

BIBLIOGRAFIA--------------------------------------------------------------------------------------1


1  INTRODUÇÃO

A Encefalopatia Crônica não Progressiva (ECNP) também denominada Paralisia Cerebral (PC) é o resultado de uma lesão ou mau desenvolvimento do cérebro, de caráter não progressivo, e existindo desde a infância, caracterizada por um insistente transtorno não mutável do tônus, movimento e da postura, que não só é intermediária a esta lesão não evolutiva do encéfalo, se não por causa da ação que tal lesão realiza no amadurecimento neurológico. Além da lesão encefálica ser imutável, a ECNP ocasiona debilidade inconstante na coordenação da ação dos músculos,comprometendo o processo de aquisição dos movimentos normais1.

Normalmente a classificação topográfica da ECNP é baseada no tipo de movimento constantemente afetado, podendo  ser dividia em : monoplegia somente uma extremidade do corpo é afetada, diplegia  há um comprometimento dos membros inferiores ,hemiplegia um hemicorpo é afetado, triplegia os dois membros inferiores e um membro superior é afetado e a tetraplegia onde todas as extremidades superiores e inferiores são envolvidas uniformemente 2. No Brasil a incidência de Encefalopatia Crônica  é de aproximadamente 30.000 a 40.000 casos por ano e referente ao mundo estima-se que  de casos moderados e graves é de 1,5 a 2,5 que nascem vivos3.

A outra classificação é de acordo com os  aspectos clínicos ou tipo fisiológico  são as : espásticas,discinéticas, hipotônicas e as síndromes atáxicas e mistas. Sendo a do tipo espástica a mais frequente, responde por 58% dos casos. A criança espástica estará com sistema piramidal comprometido, apresenta o tônus muscular aumentado, déficit de  força muscular ou paresia,os reflexos posturais primitivos são exacerbados modificando o padrão de movimento 4.

As alterações motoras presente na ECNP geralmente acarreta distúrbios de sensação, percepção, cognição, comunicação, comportamento, epilepsia e dificuldade no sistema musculoesquelético 2.É qualificada após o diagnostico de acordo com o tipo e localização do envolvimento musculoesquelético,com o nível de acometimento e o grau de autonomia para realizar as atividades de vida diária (AVDS),podendo haver quadros clínicos diversos distintos 5.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (387.8 Kb)   docx (924.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com