TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÉCNICAS DE BOBATH

Exames: TÉCNICAS DE BOBATH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  1.796 Palavras (8 Páginas)  •  1.175 Visualizações

Página 1 de 8

TECNICA DE BOBATH

Abordagem de Bobath

É classificada dentro da teoria do neurodesenvolvimento onde o controle axial, a reações automáticas e a dissociação dos membros são aspectos relevantes para o tratamento.

Tais aspectos passaram a serem vistos com mais atenção por Karl e Bertha Bobath, os quais diante de seus estudos mostraram que os ajustes posturais do pescoço e tronco criam uma importante base para todos os movimentos; foram eles quem explicaram a importância das Zill. Revisão sistêmica dos procedimentos da terapia ocupacional na paralisia cerebral reações automáticas para o tratamento, as quais incluem as reações de endireitamento e deequilíbrio.

Foi na Inglaterra por volta da década de 40 que o casal Bobath, começou a desenvolver sua abordagem devido a observação de seus pacientes adultos e hemiplégicos, os quais apresentavam rigidez muscular anormal, posturas corporais assimétricas e padrões estereotipados não funcionais do movimento. Bertha Bobath acreditava que eram os padrões anormais de tônus e o controle motor as principais deficiências que interferiam no controle motor normal.

Para que fosse possível diminuir os reflexos motores e o tônus muscular anormal, e consequentemente aumentar o controle dos padrões normais de movimento Bertha Bobath desenvolveu uma técnica através de tentativa e erro, utilizando seus conhecimentos de cinesiologia e não no desenvolvimento.

Graças aos estudos de Bertha Bobath realizados inicialmente com pacientes com lesões decorrentes ao Acidente Vascular Cerebral, tal técnica pode ser utilizada com pacientes com Paralisia Cerebral, já que ela descobriu que tal técnica possibilita a movimentação com menos compensação, devido a diminuição do tônus anormal. A mesma ainda possibilita a diminuição da espasticidade, o que gera um melhor controle da postura e do movimento, permitindo a utilização de novos padrões de movimentos para eliminar o a realização de funções.

Basicamente, sua abordagem compreende o uso de técnicas manuais a fim de eliminar o tônus e movimentos anormais, retreinando padrões de coordenação do tronco e membros afetados. A comprovação da abordagem foi feita pelo seu marido Karl Bobath, o qual utilizou de achados neurológicos e neurofisiológicos para comprovar os meios de intervenção.

Conceito Bobath Tratamento Neuroevolutivo

História

O Conceito Bobath, é um método especializado, constituído principalmente pelo trabalho do Neuropediatra Alemão Dr Karel Bobath e de sua esposa a Fisioterapeuta Berta Bobath, através de 25 anos de pesquisa. Na atualidade o tratamento por eles desenvolvido é bem conhecido e aceito em vários países (Bobath, 1990). O Conceito Bobath foi criado e desenvolvido no início dos anos de 1940 pelo Dr. Karel Bobath (médico) e senhora Berta Bobath (Fisioterapeuta) que vieram para Grã-Bretanha como refugiados judeus da Alemanha na década de 1930. Juntos, eles desenvolveram o conceito Bobath para o tratamento de crianças e adultos com problemas neurológicos. Durante sua vida, viajaram extensivamente, ensinando e treinando profissionais em todo o mundo. Ambos receberam muitas honras por seu trabalho pioneiro e inovador. Faleceram em 1991.

O Conceito Bobath

O princípio do Conceito Bobath é a inibição dos padrões reflexos anormais e a facilitação dos movimentos normais. No Conceito Bobath, o paciente aprende a sensação do movimento, e não o movimento em si. O objetivo é facilitar o movimento motor e inibir movimentos e posturas anormais, sendo uma abordagem para a avaliação e tratamento do indivíduo com distúrbios de movimento, função e controle postural, devido a uma lesão do sistema nervoso central.

O objetivo principal do tratamento é estimular e aumentar a capacidade do individuo para realizar o movimento funcional o mais próximo da normalidade possível. Os Movimentos normais não podem ser obtidos, se o individuo permanecer em algumas posturas e movimentos de forma desordenada. O objetivo do tratamento é ajudar o individuo a mudar suas posturas e seus movimentos anormais para que ele seja capaz através de uma maneira confortável a se adaptar ao ambiente e desenvolver uma melhor qualidade de realizar suas atividades funcionais.

O tratamento

O Conceito Bobath utiliza-se dos seguintes equipamentos: bolas bobath, rolos, andadores, prancha de equilíbriopropriocepção, talas extensoras de membros superiores e inferiores, órteses suropodálicas, stand in tables, espelho, etc.

O Tratamento inclui técnicas de inibição, facilitação e estimulação. Essas técnicas são ajustadas frequentemente de acordo com as necessidades de cada um dos pacientes atendidos. Os objetivos dessas técnicas são diminuir a espasticidade muscular e introduzir os movimentos automáticos e voluntários, a fim de preparar o paciente para os movimentos funcionais, onde o tônus anormal pode ser inibido e os movimentos mais normais, facilitados.

A indicação de cada equipamento e de cada técnica que envolve o conceito bobath depende do diagnóstico, do comprometimento neuropsicomotor e da inabilidade dos movimentos de cada paciente que são atendidos pela Fisioterapeuta.

Eficácia do tratamento

Promover mudanças nos padrões anormais de movimento o mais próximo da normalidade.

O trabalho do terapeuta e a participação da família responsável são essenciais.

Transportar para o dia-dia o tratamento requer, também, que o paciente possa usar as novas habilidades em um contexto apropriado; isso requer habilidades cognitivas e perceptivas necessárias. E também requer uma capacidade do sistema nervoso central em adaptar-se às novas experiências.

TECNICA DE BOBATH

O Conceito Bobath, que é uma abordagem terapêutica de solução de problemas, baseado na avaliação e tratamento dos indivíduos com distúrbio de função do movimento e do tônus muscular causados por lesão do SNC.

Introduzido pelo casal Bobath (Karel e Berta Bobath), em meados de 1940, é praticamente uma abordagem única para tratar deficiências funcionais resultantes de Neuropatologias. Foi criado a partir da primeira clínica da Sra. Bobath, sendo então explicado pelo Dr. Bobath Teoricamente, utilizando o modelo organização hierárquica do SNC, que foi coerente com conhecimento sobre neurociência naquela época.

Berta Bobath nasceu em 1907 e cresceu em Berlim. De 1924 a 1926 ela estudou na Escola Anna Hermann

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com