TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Botânica: Bryophyta, Hepatophyta e Antocerophyta

Por:   •  18/2/2016  •  Exam  •  1.354 Palavras (6 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 6

Questão 1) Resposta

Briófitas- são plantas que não possuem vasos condutores, nem raízes e é de pequeno porte. Devido a isso o transporte de substâncias ocorre por difusão e acontece lentamente.

São predominantes de ambientes onde há umidade, mas também podem ocorrer em locais secos ou até mesmo nos pólos. Este grupo está dividido em três filos: Bryophyta, Hepatophyta e Antocerophyta.

As briófitas são extremamente dependentes da água para a reprodução sexuada, pois os gametas masculinos precisam se deslocar por ela até chegar aos gametas femininos da planta. O desenvolvimento embrionário ocorre de mitoses e dando origem ao esporófito. Em condições propícias, os esporos se desenvolvem e dão origem á protonemas. Quando crescem originam os musgos adultos, que por fim continuava o ciclo. Elas também podem ser reproduzir por fragmentação.

As Pteridófitas- Diferentes das briófitas elas possuem  vasos condutores de seiva por essa causa são conhecidas como traqueófitas, porém não produzem sementes.

Podem viver e nos troncos das árvores e em arbustos e também em ambientes aquáticos. Integram a esse grupo as samambaias e avencas. Possuem tecido de sustentação que permitiu que alcançassem maior porte e que se mantenham eretas. Possuem rizoma que é um caule parecido com uma raiz, possuem folhas divididas sendo que as mais recentes chamadas de báculos são enroladas.

No substrato úmido se desenvolvem os esporos e a partir daí se chamam protalos, onde há uma região masculina e feminina e com a ajuda da água os gametângios masculinos se locomovem á oosfera que é o gametângio feminino. Logo o zigoto da origem a um esporófito, completando assim o ciclo.

Gminospermas- São plantas vasculares porém suas sementes não estão contidas em frutos.Essa é uma característica fundamental desde grupo durante a evolução, mostrando estruturas de reprodução de gametas visíveis o que permitiu que se adaptassem  definitivamente do ambiente terrestre, ou seja, não há a necessidade da água na participação desse processo.

Depois da fecundação o zigoto se forma, se divide por mitose e finalmente da a origem ao embrião que se tornará um novo esporófito iniciando primeiramente as estruturas primárias uma radícula,um caulículo as gêmulas.

São divididos em quatro grupos: Coniferophyta, Ginkgophyta, Cycadophyta e Gnetophyta.

Angiospermas- São plantas onde apresentam espécies de diversos formas e tamanho e estão adaptadas em diversos ambientes. São as que maior ocorrência no mundo, apresentam flores e frutos.

As cores das flores, o cheiro e o néctar permitem que insetos, aves e até morcegos, na qual eles proporcionam a polinização, quando os polens chegam até o estigma. Depois disso, o óvulo fecundado da a origem a semente e logo em seguida as paredes do ovário  dão origem ao fruto.

Os frutos protegem as sementes e elas são alimentos de vários animais dispersando suas sementes por isso são bem mais sucedidas que aos dos demais grupos. Essa característica vantajosa contribuiu para que hoje esse grupo possua mais de 235 mil espécies.

Questão 2) Resposta

    Mastigomycotina

       Zygomycotina

   Ascomycotinas

     Deuteromycotinas

Possuem esporos endógenos.

Não utilizam quitina mas celulose na parede celular.

Possuem diplóide, talo micelial e com hifas asseptadas.

A reprodução assexual apresenta formação de zoósporo.

 A reprodução sexuada apresenta oósporo, esporo de repouso  diplóide, que foi originado pela fecundação do oogônio pelo anterídeo.

Possuem esposos endógenos.

Apresentam hifas septadas e alguns cenocíticas.

Sua reprodução é sexuada.

São os únicos fungos multicelulares.  Além disso são heterótrofos e eucarióticos , com exceção das levedura.

Possuem esporos exógenos.

Em seu interior formam se os ascos que são células especiais, na qual se formam os ascóporos.

Sua reprodução é sexuada

Possuem esporos exógenos.

Apresentam conídios .

Sua reprodução é assexuada.

           Basidiomycotinas

Possuem esporos exógenos .

Sua reprodução é sexuada, contém basídios, onde se os esporos sexuais se originam.

Questão 3) Resposta- a) Mitocôndrias, retículo endoplasmático, rugoso e glanular, Complexo de Golgi , núcleo, nucléolo, ribossomos e citoesqueleto.

Membrana Plasmática- sua função é demilitar o ambiente celular,mantém o contato entre os meio intracelular e extra celular que traduz informações para o meio intracelular permitindo assim que responda os estímulos externos que ajuda a manter suas funções biológicas.

Citoplasma- serve de meio reacionário, onde se localizam o citoesqueleto e as mitocôndrias. Na célula vegetal ele ocupa um menor especo, por causa do váculo, já nos animais ocupa praticamente metade do volume da célula.

Mitocrôndria - responsável pela respiração aeróbica celular, isso, através do oxigênio e da glicose.

Retículo Endoplasmático- É responsável por degradar substâncias tóxicas e produzem também lipídios e proteínas.

Núcleo- É o responsável por todas as funções da célula além de duplicar o DNA e a transcrição.

Nucleólo - É composto por cromatina é também responsável pela formação dos ribossomos.

b) Complexo de Golgi - contribui para a secreção celular.

Plastos – acumula substâncias dos vegetais que é usada na nutrição além de realizar a fotossíntese.

Ribossomos – formam as cadeias protéicas.

Mitocôndrias – fornece energia para a célula.

 Vacuolos – participam da regulação osmótica e armazenam diversas substâncias.

Núcleo - É o responsável por todas as funções da célula além de duplicar o DNA e a transcrição.

Peroxissomos – atuam no processo de fotorespiração além de atuar no metabolismo de lipídios.

Questão 4) a) Resposta- Após a fecundação o zigoto se divide e forma o embrião. Depois as células do embrião dividem- se porém, com o desenvolvimento do vegetal. No vegetal adulto, algumas dessas células permanecem embrionárias , ou seja, elas conservam sua divisão e multiplicação a estes tecidos.

b)Primário- Proremistema, coifa, protoderme, procâmbio, meristema fundamental  e pleroma .

Secundário- Cambio e Felogênio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (93.5 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com