TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bromatologia

Seminário: Bromatologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  Seminário  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  1.074 Visualizações

Página 1 de 2

A bromatologia é a disciplina científica que estuda integralmente os alimentos. Permite conhecer a sua composição qualitativa e quantitativa; o significado higiênico e toxicológico das alterações e contaminações, como e porque ocorrem e como evitá-las; qual é a tecnologia mais apropriada para tratá-los e como aplicá-la; como utilizar a legislação; segurança alimentar; protecção dos alimentos e do consumidor; quais os métodos analíticos a aplicar para determinar a sua composição e para determinar a sua qualidade.

A análise de alimentos é uma área muito importante no ensino das ciências que estudam alimentos, pois ela atua em vários segmentos do controle de qualidade, do processamento e do armazenamento dos alimentos processados. A palavra Bromatologia deriva do grego: Broma, Bromatos significa “dos alimentos”; e Logos significa Ciência. Portanto, por extensão dos termos BROMATOS e LOGOS, pode-se definir Bromatologia como a ciência que estuda os alimentos.

A Bromatologia estuda os alimentos, sua composição química, sua ação no organismo, seu valor alimentício e calórico, suas propriedades físicas, químicas, toxicológicas e também adulterantes, contaminantes, fraudes, etc.

A Bromatologia relaciona-se com tudo aquilo que, de alguma forma, é alimento para os seres humanos, tem a ver com o alimento desde a produção, coleta, transporte da matéria-prima, até a venda como alimento natural ou industrializado, verifica se o alimento se enquadra nas especificações legais, detecta a presença de adulterantes, aditivos que são prejudiciais à saúde, se a esterilização é adequada, se existiu contaminação com tipo e tamanho de embalagens, rótulos, desenhos e tipos de letras e tintas utilizadas. Enfim, tem a ver com todos os diferentes aspectos que envolvem um alimento, com isso permitindo o juízo sobre a qualidade do mesmo.

Funções dos alimentos[editar | editar código-fonte]

Basicamente, os alimentos apresentam três tipos de funções, são elas: energética, plástica e reguladora. A função energética é desempenhada pelos carboidratos, lipídeos e proteínas. A constituição plástica é regulada pelas proteínas, minerais e água. Já a função reguladora é efetuada pelas vitaminas, celulose e oxigênio.Muitas espécies químicas bromatologicas sao toxicas ao serem ingeridas por pessoas diabéticas.

Caloria[editar | editar código-fonte]

Uma caloria é a quantidade de calor necessário para elevar 1 g de água de 14°C até 15°C. Deste modo, para calcular a quantidade de calorias presentes nos alimentos devemos conhecer o quanto de energia que cada constituinte energético dá ao organismo humano. Por definição, proteínas e carboidratos dão 4 kcal/g e as gordura dão de energia 9 kcal/g.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com