TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRATICA DE BROMATOLOGIA - DETERMINAÇÃO DE UMIDADE DOS ALIMENTOS

Trabalho Universitário: PRATICA DE BROMATOLOGIA - DETERMINAÇÃO DE UMIDADE DOS ALIMENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  6.056 Visualizações

Página 1 de 3

PRATICA DE BROMATOLOGIA

DETERMINAÇÃO DE UMIDADE DOS ALIMENTOS

1. Introdução

A determinação de umidade é uma das medidas mais importantes e utilizadas na análise de alimentos. A umidade de um alimento está relacionada com sua estabilidade, qualidade e composição, e pode afetar algumas características do produto, como na maça (alimento de estudo). Nos métodos diretos a água é retirada do produto, geralmente por processo de aquecimento, e o teor de umidade é calculado pela diferença de peso das amostras no início e ao final do processo.

A determinação da atividade de água permite a inibição da reprodução microbiana, reações enzimáticas, oxidativas e hidrolíticas do produto, assegurando embalagem e condições de armazenamento adequado, valorizando o produto, economicamente. O produto com atividade de água estabelecida pode apresentar maior qualidade e rendimento, melhor preservação e tempo de vida determinado com maior rigor.

2. Objetivos

2.1. Objetivo geral

Este experimento tem como objetivo determinar a quantidade de umidade do alimento.

2.2. Objetivo específico

Determinar a quantidade de umidade da maçã.

3. Material

• Balança analítica;

• 01 Bandeja;

• 03 Cadinhos de porcelana;

• Dissecador;

• 01 Faca.

• 01 Espátula;

• Estufa;

• 01 Garra.

3.1. Método

Manipular os cadinhos sempre com o auxílio de uma pinça ou garra, evitando segurar com as mãos, que podem passar umidade e gordura aos cadinhos.

Utilizou-se um alimento, no caso de estudo foi uma fruta, maçã, cortamos um quarto da mesma, trituramos manualmente, usando faca e bandeja, deixamos bem triturados. Enquanto isso se colocou os três cadinhos identificados como 1, 2, e 3para secar na estufa, durante uns vinte minutos, em seguida retirou-se usando a garra.

Deixou-se esfriar e pesaram-se os cadinhos ainda vazios no qual deu os seguintes valores: 59,51 (1º cadinho), 62,29 (2º cadinho) e 53,16 (3º cadinho), em seguida pesaram com a amostra, que deu 2,10; 2,10 e 2,12, respectivamente.Logo depois foi colocado novamente na estufa no qual ficou durante 24hs.

No dia seguinte, fomos ao laboratório, e os cadinhos já estavam no dissecador (colocados pela técnica do laboratório), retiramos os três cadinhos e pesamos novamente que deu 1º 59,70, 2º 62,47 e 3º 57,34.

4. Resultado e Discussões

%U= m(i)-m(f) x100, onde: m(i)= massa inicial (cadinho + amostra úmida)

m(a)= massa da amostra (amostra pesada)

m(f)= massa final (cadinho + amostra seca)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com