TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bromatologia

Trabalho Universitário: Bromatologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2013  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  1.002 Visualizações

Página 1 de 2

O termo Bromatologia é derivado do grego " Broma " que significa alimentos e " logos " que significa ciencia. Bromatologia e a ciencia que estada os alimentos. Esta ciencia tem como funcao analisar os alimentos de forma detalhada.

Sua composiçao quimica, valor nutricional, valor energetico, suas propriedades fisicas e quimicas, quais sao seus efeitos no orgamisno, verificar se estes alimentos estao contaminados com elementos toxicos por exemplo com arsenico, mercurio, chumbo, se contem aditivo,e qualquer outra subtancia que pode alterar a quantidade do alimento. A bromatologia atua em varios segmentos desde o controle de qualidade dos alimentos, ate mesmo o seu armazenamento.

Essas analises sao muito importantes para proteger o consumidor de ingerir alimentos nao adeguados e sao feitas por profissionais da area que sao treinados para executar tarefas nos laboratorios da industria alimentar e institutos relacionados com a nutriçao. A analise de alimentos pode ser realizada por metodos convencionais, onde sao utilizados vidrarias e reagentes e tambem com metodos instrumentais que precisaom do auxilio de equipamentos modernos e sofisticados para fazer as analises. O metodo escolhidovai depender do produto a ser analisado, visto que determionado metodo pode ser mais eficaz para um tipo alimento e nao fornecer bons resultados para outro.

Estes alimentos podem ser secos ( pos , granulados), liquidos, semi-solidos,umidos (carnes, peixes, e vegetais), pastosos ( molhos, pudins, etc), alimentos liquidos contendo solidos ( produtos enlatados, compostos de fruta, etc), alimentos com emulsão (margarina,maionese), que sao analisados rigorosamente para saber se estao em condicoes de serem ingeridos sem criar problemas.

Os alimentos podem ser classificados em:

Alimento genuino: Sao os alimentos saudaveis, ou seja que nao possuem nenhum tipo de substancia naoautorizada e cumprem as especificaçoes regulamentarias.

Alimento adulterado: É o alimento que geralmente e impuro, improprio ou nocivos a saude. De acordo com a lei federal 9.677/98, a adulteraçao de alimentos e confugurada como crime hediondo contra a saude publica.

Alimento alterado: Aquele cuja composiçao quimica e suas caracteristicas organolípticas (cor, sabor e textura) foram alterados por processos quimicos, fisicos ou microbianos, que podem ocorrer durante a sua fabricaçao, conservaçao ou transporte.

Alimento falsificado: E o alimento elaborado com a finalidade de copiar a aparencia e caracteristicas gerais de outro alimento legitimo, se denominam como este, porem nao sao.

Alimento contaminado: Sao alimentos que foram contaminados por germes patogenicos ou substancias quimicas capazes de causar doencas ou infecçoes.

Referencia

Wikipedia.org/wiki/bromatologia

www.iqsc.usp.br/iqsc/nutricao

portal2.inicful.br/navitacontent

O que e Biomedicina

É a ciencia que atua no campo de interface entre biologia e medicina, voltada para a pesquisa das doencas humanas,seus fatores ambientais e ecoepidemologicoa, com o objetivo de compreender as causas, efeitos, mecanismos e desenvolver e ou aprimorar diagnosticos e tratamentos.

o Biomedico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com